HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasMuseu Afro Brasil oferece programação em homenagem ao mês da Consciência Negra

Museu Afro Brasil oferece programação em homenagem ao mês da Consciência Negra

No mês de novembro, o Núcleo de Educação realizará ações articuladas à programação cultural do MAB

Via Zumbi! Viva Dandara! No mês de novembro, o Núcleo de Educação realizará ações articuladas à programação cultural do Museu Afro Brasil voltadas para o mês da Consciência Negra.

Para participar das atividades aos finais de semana é necessário se inscrever e/ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. As vagas serão ofertadas de acordo com o horário de inscrição ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Até o dia 20 de novembro a entrada será gratuita para todos os públicos. As inscrições podem ser realizadas, por meio dos formulários disponibilizados para cada evento.

Consulte mais informações e políticas de gratuidade no site do Museu Afro Brasil.

Programação Novembro

 

11 de novembro (sábado), 9h30 | Seminário – LiteraSampa em Terras de Akpalôs: história, memória, resistência e arte na formação de mediadores culturais (I Ciclo de Seminários sobre práticas educativas: o Museu Afro Brasil em outros territórios)

 

Às vésperas de completar 13 anos de existência, o Museu Afro Brasil realiza o I Ciclo de Seminários destinado a apresentar conceitos, princípios e metodologias que estruturam alguns dos programas e projetos realizados pelo Núcleo de Educação. O quarto evento do Ciclo acontece integrado ao VI Seminário LiteraSampa. O tema central desse encontro será a abordagem das relações étnico-raciais na promoção da leitura, na formação de leitores e de mediadores culturais. Produções de artistas, escritoras e escritores negros serão tomadas como referência para refletir sobre a construção de memórias individuais e coletivas como forma de resistência e combate ao racismo.

Duração: das 9h30 às 17h. Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições: https://goo.gl/forms/yW6rxpWMTWopXend2

 

 

De 22 a 26 de novembro | Intervenções AfroLiterárias

Do dia 22 a 26 de novembro, nas visitas mediadas à exposição de longa duração, acontecem as Intervenções AfroLiterárias, nas quais os educadores compartilharão leituras de autoras e autores negros, divulgando a escrita e a memória afro-brasileiras. O intuito das intervenções é apresentar ao público o repertório literário produzido por mulheres e homens negros ao longo da história brasileira, constituindo um espaço de troca de experiências com a leitura e afirmação da resistência negra no campo das letras.

Duração: ao longo das visitas mediadas.

Solicitações de visitas mediadas: https://www.museuafrobrasil.org.br/visite/planeje-sua-visita/agendamento-de-visita   

 

 

25 de novembro (sábado), 11h00 | Aos pés do Baobá (especial Mês da Consciência Negra)

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Duração: 1h30. Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições: https://goo.gl/forms/2kN41vnjKw2ozu2A3

 

25 de novembro (sábado), 14h00 | Encontro de professores e educadores: Negras Palavras: Literatura e Resistência

O encontro será destinado à leitura e discussão de textos literários de autoras e autores negros, bem como à reflexão sobre o papel da literatura nos processos de resistência.

 

Duração: 3h30  Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições:  https://goo.gl/forms/IdqJIeDTzZSOoODN2

 

RelatedPost

Compartilhe!