HomeAssessoria ReleasesObras de Waldisa Rússio serão relançadas no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)

Obras de Waldisa Rússio serão relançadas no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)

Títulos fora de circulação foram digitalizados e estarão disponíveis no site do SISEM-SP

Duas obras da museóloga Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, fundamentais ao pensamento da disciplina no País, ganharão novas edições digitais – a serem lançadas durante o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). Ambas contam com coordenação editorial da museóloga Maria Cristina Bruno e são resultado de parceria entre a Pinacoteca de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

O 10EPM ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com organização do SISEM-SP, instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

Os e-books “O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro” e “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional” serão disponibilizados no link Publicações, no site do SISEM-SP (https://www.sisemsp.org.br/publicacoes-do-sisem-sp) dia 18 de julho, às 9h, logo no início das atividades do 10EPM.

Ambos os livros haviam sido lançados fisicamente em 2010 e comercializados pela Pinacoteca, mas já estavam esgotados. “A digitalização das obras procura garantir o acesso aos conteúdos, visto que foram impressas em tiragem reduzida e não reimpressas”, conta o responsável pela programação do 10EPM, Luiz Fernando Mizukami.

Para a coordenadora das edições, a nova edição dos livros é de suma importância à Museologia brasileira. “Desta maneira, os textos de Waldisa Rússio terão uma divulgação maior. Ela foi uma intelectual fundamental para a Museologia e sua contribuição ainda é extremamente atualizada e referencial”, revela Maria Cristina Bruno.

Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, professora e museóloga paulista, é uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento do pensamento teórico do setor no País e internacionalmente. Como funcionária pública estadual, ela contribuiu, nos anos 1960 e 1970, com projetos de implantação de museus estaduais; e também auxiliou na consolidação do ensino da disciplina e regulamentação da profissão no Brasil. A partir dos anos 1980, se destacou também como membro do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM).

FICHA TÉCNICA

“O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro”

Coordenação editorial: Maria Cristina Bruno

Edição: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus

 

“Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional”

Coordenação editorial: Maria Cristina Bruno

Colaboração: Maria Inês Lopes Coutinho e Marcelo Mattos Araújo

Edição: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus

Informações para a imprensa

SISEM-SP | Outras Palavras Comunicação Empresarial

Ana Cândida Tofeti: (16) 9 9128-9419 / anacandida@outras.com.br

Lucas Lourenço: (16) 9 9209-9004 / lucas@outras.com.br

Telefone: (16) 3610-2554

Site: www.outras.com.br

Facebook: facebook.com/opalavras

 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Bete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

RelatedPost

Compartilhe!