Prêmio Governador do Estado

Prêmio Governador do Estado divulga vencedores 

Honraria é entregue pelo Governo do Estado de São Paulo em reconhecimento e estímulo à produção artística e cultural paulista 

O Governo de SP celebrou na terça-feira (12) a produção artística e cultural paulista com a entrega do prêmio Governador do Estado 2023, a mais importante honraria do campo da cultura e das artes de São Paulo. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, foram homenageados os profissionais que se destacaram no setor criativo com projetos em 2022, com a entrega da premiação de R$ 35,5 mil seguida de troféu aos trabalhos vencedores.

O Prêmio Governador do Estado foi instituído em 1950 e se destaca como a mais prestigiosa distinção cultural do Estado de São Paulo, sendo também a maior em âmbito estadual no Brasil. Estiveram presentes no Palácio dos Bandeirantes diversas autoridades e representantes do setor cultural.

GANHADORES NA CATEGORIA ARTE PARA CRIANÇAS

Pela peça “Vinte mil léguas submarinas”

BRUNO RUDOLF é diretor, ator francês, residente no Brasil desde 2001, formado pelo conservatório de dança de Mulhouse (França).

Em 2011, ganhou o prêmio APCA de melhor ator na categoria infantil e o prêmio FEMSA de melhor ator, ambos pela sua atuação no espetáculo: “A Volta ao Mundo em 80 dias”. Em 2022, ganhou também o prêmio CBTIJ 2022 de melhor ator em papel protagonista.

Em 2007 criou com Ricardo Rodrigues a Cia. Solas de Vento que já percorreu os palcos do Brasil e do Mundo (China, Japão, Coreia, Alemanha) e participou de Festivais e Mostras de relevância no cenário circense e teatral.

RICARDO RODRIGUES é ator, diretor e circense.

Co-fundador da Cia Solas de Vento @SolasdeVento, que desde 2007 experimenta a linguagem teatral aliada às técnicas de circo, dança e audiovisual.

Idealizador do Coletivo Prot{agô}nistas @prot_ago_nistas, que atua na produção de arte circense contemporânea de seu aquilombamento de artistas.

Realizou parcerias com Circo Zanni, Cia Baião de Dois, Cia. Armárias, Núcleo Enxame de Circo, Cia Diálogos Acrobáticos, Cia Linhas Aéreas, Núcleo Artérias de Dança, Circo Fractais, Trupe Koskovsky, Acrobático Fratelli, Circo Mínimo, Circo Vox, Circo Nosotros, Central do Circo e foi Artista Selecionado pelo Cirque du Soleil como ”Acrobata Aéreo” e “Ator Físico”.

Percorreu os palcos de 23 capitais brasileiras de DF e participou de Festivais em Tokio, Seoul, Shanghay, Chile, Colômbia, México, Europa e realizou turnê de 70 dias por 8 cidades Da China.

É Colaborador docente em Humor, Atuação e Circo para a SPEscola de Teatro, nos cursos de Humor, Atuação e Circo. Seus trabalhos já foram premiados pelas associações SPTIJ, CBTIJ/RJ, APCA, Prêmio Arcanjo, FEMSA e Governador do Estado.

GANHADORA NA CATEGORIA ARTES VISUAIS

Pelo curta-metragem “Arte viva”

TATI PERES foi vencedora do Prêmio Governador do Estado de SP na categoria Artes Visuais pelo conteúdo em Realidade Virtual ARTE VIVA. Diretora criativa e roteirista da campanha transmídia internacional Lo Normal es que te Amen, indicada aos Prêmios Promax -EUA e Produ -MEX na categoria Melhor Campanha de Impacto Social em 2022. Produtora executiva com conteúdo indicado ao prêmio de Melhor Conteúdo Imersivo da América Latina em 2021; Vice-presidente na XRBR.

GANHADOR NA CATEGORIA AUDIOVISUAL

Pelos documentários de divulgação da cultura Guarani

CARLOS PAPÁ Mirim Poty (Carlos Papá), do povo guarani Mbya, é cineasta e líder espiritual de sua comunidade, aldeia indígena Rio Silveira.

Atua há mais de 20 anos com audiovisual, documentários, filmes e oficinas culturais para os jovens. E foi coordenador da Comissão Guarani Yvy Rupa, de 2019/2022.

É também fundador do Instituto Maracá e membro fundador do Conselho Aty Mirim do Museu das Culturas indígenas de SP. É colaborador do Selvagem , Ciclo de estudos sobre a vida, e coordenador da Escola Viva Guarani e do Ponto de Cultura Mbya Arandu Porã.

GANHADOR DA CATEGORIA CIRCO

Pelas publicações do Grupo Circus em 2022

MARCO BORTOLETO é Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Escritor, pesquisador e ex- artista circense profissional (DRT: 0056352/SP).

Graduação e Mestrado em Educação Física. Doutorado pela Universidade de Lleida na Espanha.

Pós doutorado na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade de Manitoba (Canadá). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) e na Universidad de La Plata (Argentina). Professor de Acrobacia na Escola de Circo Rogélio Rivel (Barcelona – Espanha, 2001-2005). Pesquisador Residente do CRITAC (Escola Nacional de Circo de Montreal – Canadá). Membro do Comitê Gestor da Plataforma CARP CIRQUE (França). Consultor da Rede do Circo do Mundo Brasil (Circo Social).

Pesquisa o Circo com especial atenção para os aspectos pedagógicos de segurança. Desenvolvedor de tecnologias para a formação de acrobatas. Co-coordenador do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS/FEF-Unicamp)

GANHADORA NA CATEGORIA DANÇA

Pelo espetáculo “Bando e Formatura 2022”

MONICA TARRAGÓ iniciou os seus estudos com Carla Perotti com o método Royal Ballet e aprimorou sua técnica com grandes mestres da dança no Brasil e na Itália.

Em 2012 inicia-se a criação do projeto sociocultural Ballet Paraisópolis, instituição que vem se destacando no cenário nacional de arte e cultura. Premiado em diversos seguimentos e festivais pelo seu comprometimento com arte e acessibilidade a comunidades periféricas como Título de Honra ao Mérito entregue pela APREESP (Associação de Prefeitos do Estado de São Paulo), destaca-se a indicação de melhor projeto sociocultural no 38º Festival de Dança de Joinville, 4ª, 5ª e 6ª edições do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade e em 2021 foi reconhecido oficialmente pela Secretária Especial da Cultura do Ministério da Cidadania como Ponto de Cultura. Em 2019 junto ao Ballet Paraisópolis foi convidada para a XVII Gala Brazil Foundation em Nova Iorque. Hoje o Ballet Paraisópolis conta com um total de 200 alunos nos cursos regulares e a inserção de alunos com deficiência sendo diretamente beneficiados. Ampliando suas perspectivas para um futuro mais promissor, em 2022 o Ballet Paraisópolis direciona-se os novos projetos também para sustentabilidade Ambiental.

GANHADORA NA CATEGORIA INCENTIVO À LEITURA

Pela FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

DULCE NEVES nasceu em 26 de setembro de 1969, no município de Nova Aurora, no Paraná e ha 28 anos mora na cidade de Ribeirão Preto.

Ao longo de 20 anos, Dulce Neves participa ativamente do desenvolvimento cultural da cidade: foi vice-presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto (mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto) no período de 2010 a 2012, foi presidente da Fundação D. Pedro II, entre 2012 e 2016. E, em 2016, foi Secretária de Cultura de Ribeirão Preto.

Há 10 anos fundou a Academia Livre de Musica e Artes- Alma e Há 5 anos é presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

GANHADORA NA CATEGORIA INICIATIVAS CULTURAIS DO SETOR PÚBLICO

Pelo 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia

RAQUEL CREPALDI RIGHETTI é servidora da Prefeitura de Olímpia desde 2011. É graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande – EDUVALE (2008), possui MBA em Finanças e Planejamento Empresarial pela Unifeb (2011) e MBA Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter (2015).

Na área privada, possui experiência como Analista Financeiro Pleno no Grupo Tereos Açúcar & Energia, foi professora no Curso Técnico de Administração e Contabilidade pela ETEC nos cursos de Controladoria; Tópicos Contemporâneos de Contabilidade; Processo de Operações Contábeis e Processos Financeiros e Orçamentários; também atuou como professora na Faculdade Eduvale acerca do tema Teoria Geral da Administração 1 e 2 e Análise de Custo.

Iniciou carreira profissional na Administração Pública na Secretaria de Administração, participou ativamente na implantação do sistema de custos, planejamento estratégico, sistema de avaliação de desempenho, bem como da reestruturação das secretarias. Em 2015 foi designada para integrar a Secretaria de Assistência Social, prioritariamente no controle orçamentário e gestão de convênios, oportunidade em que assumiu interinamente o cargo de secretária de Assistência Social por 8 meses, nesse período foram realizados diversos eventos de grande visibilidade para o município, como os Jogos Regionais dos Idosos (JORI), Eleição do Conselho Tutelar, Conferências Municipais, dentre outros. Em 2017, assumiu a Diretoria da Divisão de Planejamento e Captação de Recursos, cargo que ocupava até então. Ainda na Prefeitura, compõe diversas Comissões e Conselhos Municipais. Atua também como membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Municipal, OLÍMPIA PREV.

GANHADOR NA CATEGORIA INICIATIVAS CULTURAIS DO TERCEIRO SETOR

Pela Orquestra de Heliópolis – Instituto Baccarelli

EDILSON VENTURELI é Diretor Executivo do Instituto Baccarelli Iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Estudou regência coral com Silvio Baccarelli, recebeu ensinamentos teóricos de Sergio de Vasconcellos Corrêa, violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua técnica pianística com a concertista Iara Ferraz.

Junto à Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, se apresentou nas principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado pela Espanha por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Villa Lobos. Em 1998, com graduação em direito, passa a dirigir o Instituto Baccarelli, associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer formação musical e artística de excelência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e gerando possibilidades de profissionalização.

Depois de haver aperfeiçoado sua técnica em direção orquestral sob a orientação dos Maestros Ira Levin (2004-2005) e Roberto Tibiriçá (2005-2010), desde 2011 está sob a orientação do Maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da OSH Orquestra Sinfônica Heliópolis, da qual é o regente adjunto. De 2015 a 2021 ocupou o cargo de Maestro Titular da OJH-Orquestra Juvenil Heliópolis.

Em 2016 recebeu a comenda da Ordem Cultural Carlos Gomes, na categoria Comendador, por sua atuação como maestro.

Em 2017 foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo por sua dedicação à música e a comunidade. É Membro da Diretoria Executiva do Fórum Brasileiro da Ópera, Dança e Música de Concerto.

Compartilhou com Isaac Karabtchevski o Prêmio Governador do Estado 2022 na categoria “Formação e Capacitação em Cultura”, pelo conjunto de atividades do Instituto Baccarelli e da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

GANHADORAS NA CATEGORIA MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

Pela idealização e realização do projeto “Colhendo Memórias”, no Museu da Cana

LEILA HECK é gestora Museu da Cana desde 2013, e integrante da equipe técnica do Instituto Cultural Engenho Central. Bacharel em Comunicação Social, MBA em Gestão de Museus pela Universidade Candido Mendes (2021); especialista em Organização de Arquivos pelo IEB – Instituto de Estudos Brasileiros/USP; Produtora cultural e gestão na área de preservação e organização de acervos privados, institucionais e de centros de memória desde 1998.

MARIA ESTEVES é formada em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto, com especialização em Relações Públicas pela ECA/USP e em Gestão Cultural pelo Centro de Formação e Pesquisa do SESC/SP. Extensão em Gestão de Projetos pela FGV-SP e em Patrimônio Cultural: Gestão, Políticas Públicas e Memória pela PUC-SP. Ao longo dos últimos treze anos, direcionou sua atuação para a implementação de projetos na área da cultura, concentrando-se no segmento museológico. Atua no Museu da Cana como gestora de projetos desde 2018.

GANHADOR NA CATEGORIA MÚSICA

Pela conquista da primeira edição do concurso “Altas Promessas”

MARCELO GONÇALVES é cantor, compositor e produtor musical.

O paulistano de 42 anos é o vencedor do Festival Altas Promessas do Programa Altas horas na rede Globo em 2022.

GANHADOR NA CATEGORIA TEATRO

Pelo espetáculo teatral Ubu Rei: uma sátira da estupidez

RAINHAS DO ORINOCO 1 – DNG

GABRIEL VILLELA estudou Direção Teatral na USP. É diretor, cenógrafo e figurinista. Recebeu 3 Prêmios Molière, 3 Prêmios Sharp, 12 Prêmios Shell, 10 Troféus Mambembe, 7 Troféus APCA, 5 Prêmios APETESP, 3 Prêmios PANAMCO,

1 Prêmio Zilka Salaberry e 1 Prêmio Governador do Estado, além do livro sobre sua obra teatral ter ganho o prestigiado PRÊMIO JABUTI na categoria Artes.

Encenou mais de 50 espetáculos teatrais, óperas e dirigiu ainda shows de artistas como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Ivete Sangalo. Foi Diretor Artístico do Teatro Glória/RJ (1997/99) e também do TBC Teatro Brasileiro de Comédia/SP (2000/01).

Tornou-se um dos mais renomados diretores teatrais com reconhecimento internacional, tendo seus espetáculos participado de vários Festivais nos EUA, Europa e América Latina.

Com o Grupo Galpão (Romeu e Julieta, de Shakespeare), Gabriel Villela foi convidado para uma temporada no Globe Theatre, em Londres, conquistando a crítica e o exigente público londrino.

GANHADOR NA CATEGORIA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Pela Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga

RODNEY PRESOTTO nasceu em 1971 na cidade de São Luís do Paraitinga. Estudou na escola Coronel Domingues de Castro e se graduou em Administração pela Universidade da Ulbra.

Foi atleta profissional de futebol, segue residindo em São Luiz e ser festeiro do Divino Espírito Santo fou um grande marco em sua vida.

GANHADOR NA CATEGORIA INSTITUIÇÃO CULTURAL

Pelo Instituto Tomie Othake

RICARDO OTHAKE é gestor cultural, arquiteto e urbanista, artista gráfico, curador. Ocupa uma série de cargos relevantes à gestão cultural, destacando-se a direção do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Na gestão pública da cultura, é nomeado diretor do Museu da Imagem e do Som, da Cinemateca Brasileira e Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Desde sua fundação, em 2001, dirige o Instituto Tomie Ohtake.


Confira os finalistas do Prêmio Governador do Estado 2023

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, vai homenagear, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no dia 12 de dezembro, representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2022 por suas realizações. Trata-se do tradicional Prêmio Governador do Estado de São Paulo, criado em 1950. Uma realização de cada categoria receberá R$ 35.500,00.

A realização vencedora de 12 categorias receberá o prêmio de R$ 35.500,00 cada. A exceção é a categoria “Instituição Cultural” que não terá premiação em dinheiro.

Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 13 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. Entre as categorias estão: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais – Setor Público, ademais de Instituição Cultural.

O processo de escolha dos premiados é dividido em 3 etapas. Primeiro, seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na área cultural, propõe – cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas. Na segunda etapa, a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Presidente do Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, selecionam, a partir das indicações feitas pelas comissões na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. Por fim, o Governador do Estado, definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.

Confira a lista completa dos cinco finalistas em cada uma das categorias:

ARTE PARA CRIANÇAS

 

ARTES VISUAIS

AUDIOVISUAL

CIRCO

DANÇA

INCENTIVO À LEITURA

INICIATIVAS CULTURAIS TERCEIRO SETOR

INICIATIVAS CULTURAIS SETOR PÚBLICO

INSTITUIÇÃO CULTURAL

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

MÚSICA

TEATRO

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL


Prêmio Governador do Estado 2023 Divulga comissões responsáveis pela 1ª etapa

Antonio Luis Sarasá, Cássia Navas, Claudia Vendramini, Douglas Pallone, Elisa Ximenes, Erica Stoppel, Binho Ribeiro, Gabriela Romeu, Hugo Possolo, Jenipher Queiroz, João Marcos Coelho, Jotabê Medeiros, Laura Bacellar, Marcelo Lyra, Miguel Arcanjo, Monica Rodrigues da Costa, Natalia Moriyama, Silas Marti

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou, nesta quarta (25), no Diário Oficial, os membros das comissões responsáveis pela 1ª etapa do Prêmio Governador do Estado 2023.

** DOE-SP Comissões PGE 2023 (link do PDF anexo)

COMISSÃO “ARTE PARA CRIANÇAS” E “ARTES VISUAIS”

Fabio Luiz Santos Ribeiro
Binho Ribeiro é um dos pioneiros na arte do graffiti no Brasil e America Latina desde 1984.
Com diversas obras em cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Santhiago, Buenos Aires, Nagoya, Tokyo, Osaka, Nova York, Los Angeles, Beijing, Hong Kong, Paris entre outras.
Participação em livros como: Graffiti Brasil e Graffiti São Paulo, Graffiti World, Graffiti Planet, Graffiti Argentina Artaq Awards.
Artista e Curador de exposições como: Sol Nascente (100 anos da imigração Japonesa) túnel av. Paulista, 1º Bienal Internacional de Graffiti em Belo Horizonte, 1º e 2º Bienal Internacional Graffiti Fine Art no Mube 2010/13, Graffiti Japão (Paris/2011), Keep Walking (Madonna/2013).
“Sua obra retrato um universo lúdico e totalmente sul realista com cores fortes e movimentos suaves realçando suas influencias orientais e brasileiras de forma única e representativa.”
Atualmente segue expondo suas obras nas ruas e em exposições conceituais do universo de arte urbana.

Gabriela Romeu
Escritora, jornalista e documentarista, há mais de vinte anos desenvolve projetos que criam pontes entre realidades e infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). Atua na crítica de teatro infantil, membro da APCA, e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais).

Mônica Pinto Rodrigues da Costa
Mônica Rodrigues da Costa é escritora e jornalista especializada em infância, poeta e professora, autora na antologia O livro dos medos (Companhia das Letrinhas) e coautora da página Zoemas no Facebook. Foi editora da Folhinha (1987-2004) e foi crítica de teatro para crianças na Folha de S.Paulo de 1995 a 2020. Tem doutorado em Comunicação e Semiótica, é professora de jornalismo e integra o coletivo Colo de Jornalismo Infantojuvenil. É jurada da APCA.

COMISSÃO “CIRCO” E “TEATRO”

Erica Raquel Stoppel
Erica Stoppel é trapezista, artista da cena, docente e pesquisadora. É Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP (2017). Foi cofundadora de diversos coletivos circenses como a Companhia Nau de Ícaros, a Companhia Linhas Aéreas a Central do Circo, entre 1993 e 2003; também do Circo Zanni, desde 2004, do Piccolo Circo desde 2012 e da Companhia das Rosas desde 2017, com as quais atua até hoje.

Miguel Arcanjo Prado De Oliveira
Miguel Arcanjo é jornalista e crítico de artes. Jornalista por UFMG, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela CAUSP e mestre em Artes pela UNESP, com experiência multiplataforma nos principais veículos, como TV Globo, Record, Abril, Band, Folha, UOL e R7. É crítico membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Passou por Contigo, Claudia, Agora, Record News, Rede TV, Gazeta e Rede Brasil. Criou o Prêmio Arcanjo de Cultura e desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro desde 2020.
Indicado a Melhor Jornalista de Cultura no Prêmio Comunique-se, SP, 2013, 2018 e 2019, vencedor do Prêmio Nelson Rodrigues como melhor jornalista de Cultura, SP, 2016, 2017 e 2019, da Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura pela Ancec (Agência Nacional de Cultura, empreendedorismo e Comunicação), SP, 2015 e 2019 e do Troféu Inspiração do Amanhã – Categoria Crítico de Arte, SP, 2013.

Hugo Possolo de Soveral Neto
Hugo Possolo, ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo, figurinista e aderecista, Hugo Possolo faz questão de se apresentar pelo seu ofício principal: Palhaço.
No ano de 2020, foi Secretário Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, na gestão do Prefeito Bruno Covas. Em 2019 foi Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo e, em 2021, Diretor Geral da Fundação Theatro Municipal de São, da Secretaria Municipal de Cultura. Nas duas passagens pelo Theatro Municipal desenvolveu a curadoria e a programação de óperas, concertos, balés, espetáculos de teatro e das mais variadas linguagens. Na sua atuação no Theatro dirigiu a Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico, o Coral Paulistano e o Quarteto de Cordas. Também fez direções artísticas de espetáculos produzidos pelo Theatro Municipal tais como Um País Sem Futuro; Corpos em Vertigem e São Paulo, Meu Amor! Formado em jornalismo, dedica-se ao Teatro desde a adolescência. Após 12 anos de teatro profissional e de se formar na Escola de Circo Picadeiro, fundou o grupo teatral Parlapatões. É um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde já foi Coordenador do curso de Direção, de Humor e de Atuação.
Atualmente, preside a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo. Idealizador e produtor da Festa do Teatro, evento de distribuição gratuita de ingressos. Foi o idealizador e coordenador geral do FIC – Festival Internacional de Circo da cidade de São Paulo, realizado pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Escreve eventuais colaborações para diversos jornais e revistas. Além do grupo Parlapatões, coordena o Espaço Parlapatões, teatro que abriga encenações dos Parlapatões e de outros grupos teatrais e o Galpão Parlapatões, unidade de ensaio, pesquisa, cursos e treinamento de Teatro e Circo.

COMISSÃO “MUSEUS E CENTROS CULTURAIS” E “VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL”

Antonio Luis Ramos Sarasá Martin
Antonio Luis Sarasá, conservador Restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), onde participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação restauração em bens móveis e imóveis, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá Conservação Restauração. Administrador de Empresas pela Universidade São Marcos (1999), técnico em química e bioquímica, assume, em 1999, a coordenação técnica da empresa Sarasá. Aprendiz de seu pai, Gerardo Martin Sarasá, referência na produção artística, nos ofícios de azulejaria e vitrais Sócio Gerente do Atelier Artístico Sarasá de 1987 a 2001, ano que funda o Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural e que até hoje capitaneia. Integra grupo de estudos com profissionais da área da preservação para discussão sobre metodologias à conservação e restauração do Patrimônio Histórico e é responsável pela interface entre órgãos de preservação e o Estúdio Sarasá.

Cláudia Vendramini Reis
Cláudia Vendramini é mestra em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, PPGMUS-USP (2017), especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino- Americanos sobre Comunicação e Cultura, CELACC, ECA/USP (2014) e licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1988). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna e contemporânea; design, artesanato e as culturas tradicionais e populares no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e educativos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo, em 2010 e gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Desde 2016 é professora colaboradora do CELACC, ECA/USP, ministrando a disciplina Gestão de Projetos Culturais.

Elisa Ines Ximenes Vieira
Elisa Ximenes é graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP. MBA em museologia, cultura e educação e gestão cultural. Coordenadora do setor de Atendimento da Cinemateca Brasileira. Dentre as diversas experiências na área cultural, foi produtora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e trabalhou em Pontos de Cultura.

COMISSÃO “AUDIOVISUAL” E “INCENTIVO A LEITURA”

Maria Laura Santos Bacellar
Laura Bacellar é formada em editoração pela ECA USP e trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e a primeira editora focada em lésbicas, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral.
Escreveu doze livros como ghostwriter e um com seu próprio nome, Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo em 2001. Adaptou sete clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein, Rei Artur, Caninos brancos e Um conto de Natal para a editora Scipione, e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005.
É co-autora, com o índio cariri Tkainã, do livro juvenil Mãe d’água pela Scipione em 2008, que recebeu o selo de altamente recomendável da FNLIJ e foi incluído no catálogo brasileiro da Feira de Bolonha. No mesmo ano publicou O mercado gls com Franco Reinaudo pela editora Ideia e Ação. Em 2010 lançou A mãe possível – Os caminhos do xamanismo para dissolver a culpa da mãe que não é perfeita com a mestra xamã Carminha Levy e em 2011 Frente e verso – visões da lesbianidade, com Lúcia Facco e Hanna Korich pela Brejeira Malagueta. Ainda em 2011 saiu sua adaptação do clássico indiano Ramayana pela Berlendis, que também recebeu o selo de altamente recomendável da FNLIJ. Em 2019 lançou em co-autoria com Sidney Guerra o livro Marketing para autores – técnicas simples para divulgar e vender seu livro.
Dá cursos regularmente para autores e editores em instituições como a Universidade do Livro, ligada à Unesp. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram, e o canal no YouTube Escreva seu Livro. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras, dando pareceres, fazendo acompanhamento editorial e dando consultoria.

Marcelo Vaz Pinto Lyra
Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura.
Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, literatura e adaptação de livros para o cinema.

Silas de Souza Marti
Silas Marti é jornalista e crítico de arte, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em História da Arte na Universidade dos Estudos de Gênova, na Itália, e especialização em mercado de arte contemporânea, no Instituto Sotheby’s, em Nova York, e em crítica de arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vencedor da bolsa Knight-Wallace da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Está na Folha de S.Paulo desde 2007, onde foi repórter e crítico de arte e correspondente em Nova York. Também já colaborou com publicações nacionais e estrangeiras, como Aperture, Arquitetura e Urbanismo, Artforum, The Art Newspaper, ArtReview, Bazaar Art, Dwell, Frieze, Harper’s Bazaar, Surface, Vogue e Zum.

COMISSÃO “DANÇA” E “MÚSICA”

Cássia Navas Alves de Castro
Cássia Navas é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes/UNICAMP é graduada em direito (USP), doutora em dança/semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão/políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la Culture/France). Conferencista e consultora em dança, artes da cena e políticas culturais, é autora de obras de referência nestes campos.

João Marcos Coelho
Jornalista, crítico musical do jornal “O Estado de S. Paulo” desde 1989 e colunista da revista “Concerto”. Formado em Filosofia pela USP, passou pelas redações de “Veja” e “Folha de S. Paulo”, nas quais foi crítico musical. Seu livro “No Calor da Hora – música e cultura nos anos de chumbo” (Editora Algol, 2008) foi finalista do Prêmio Jabuti de 2009. Editou o volume coletivo “Cem anos de música no Brasil – 1912/2012” (Editora Andreato, 2014). Autor de “Pensando as músicas no século XXI – Invenção e Utopia nos Trópicos” (Editora Perspectiva, 2017). Concebeu, roteirizou e apresentou a série de livros-DVDs “O Som da Orquestra” para o selo SESC (cinco volumes). Desde 2004 produz e apresenta os programas semanais “O Que Há de Novo” e desde 2008 “Música Contemporânea” e as seções “CD da Semana” (semanal) e tem coluna diária no programa “Estação Cultura” na Rádio Cultura FM de São Paulo. É colunista da revista “Concerto”. Produziu e apresentou de 2020 a 2022 séries de lives: 15 lives sobre arte e cultura na pandemia; e 20 lives sobre “Brasil: 200 anos de independência” para o Centro de Memória da Eletrobrás. Lançou, em 2022, também pelo CME-Eletrobrás, o e-book “Semana de 22- Presente, Passado, Futuro”.

João Batista Medeiros de Araujo
Jotabê Medeiros é jornalista e escritor, formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) EM 1986. Como repórter, trabalhou na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo (para o qual foi correspondente em Nova York em 2004/2005), VEJA SP, CNT/Gazeta e foi um dos editores de Cultura da revista CartaCapital. Como autor, participou das coletâneas Noite Passada Um Disco Salvou Minha Vida (Geração, 2005) e Um Sábado no Paraíso do Swing e Outras Reportagens sobre Sexo (Panda Books, 2011) e publicou O Bisbilhoteiro das Galáxias (Lazuli Editora, 2015), finalista do Prêmio Jabuti. Em 2017, publicou Belchior – Apenas um rapaz latino-americano (Todavia Livros), contando a história de certo cantor bigodudo de Sobral. O livro foi um dos 10 mais vendidos em todo o País nas primeiras semanas de lançamento. Em 2019, lançou Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, também pela Todavia Livros, que foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti. Em 2020, publicou a história da migração de sua família no ensaio O último pau de arara (Grafatório Edições) e, em 2021, Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha (Todavia).

COMISSÃO “INICIATIVAS CULTURAIS – TERCEIRO SETOR” E “INICIATIVAS CULTURAIS – SETOR PÚBLICO”

Douglas Pallone Vasconcelos dos Santos
Douglas Pallone é MBA em Gestão e Inovação, com ênfase profissional em inovação, tecnologia e análise de dados em saúde como também Growth Hacking. Desenvolvendo um diferencial de mercado visando a atuação e oportunidades de negócio. Atuei, em uma startup desenvolvendo e aperfeiçoando meus conhecimentos e habilidades em análise e visualização de dados, e operação de negócios. Desenvolvi uma alta capacidade analítica de comunicação a fim de alcançar os objetivos e metas. Há 2 anos atuo com equipes interdisciplinares no mercado de tecnologia e inovação, através do suporte digital aos clientes, por meio de liderança técnica e interpessoal de equipe multiprofissional, consultoria e relacionamento com parceiros.

Jenipher Queiroz de Souza
Jenipher Queiroz é formada em Administração Geral com pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela ECA – USP, servidora da Secretaria da Cultura e Economia Criativa desde 2010, passando pela Gestão da Rede de Pontos de Cultura, acompanhamento do Circuito Cultural Paulista, coordenação financeira do ProAC ICMS e Núcleo de Editais do ProAC Editais, além de passagens pela Comissão de Análise de Projetos. Hoje é Coordenadora da Lei Paulo Gustavo no âmbito da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

Natalia Terumi Moriyama
Natalia Moriyama é bacharel em Comunicação Social pela ESPM e pós graduada em Gestão de Projetos. Após 15 anos em empresas de TI, no Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela como Executiva de Negócios, venho atuando, desde 2009, na área cultural: fui coordenadora de Desenvolvimento Institucional para o Museu Afro Brasil em uma organização social de cultura; estou, pela segunda vez, como servidora pública estadual para a cultura, além de atuar como profissional independente desde então.
Minha experiência se destaca em gestão e produção de projetos culturais, especialmente para Museus e Bibliotecas & Leitura. Fui Representante Regional (voluntária) da Capital de SP, junto ao SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), atualmente sou diretora técnica junto ao SisEB (Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. Tem atuado como avaliadora de projetos em editais de fomento à cultura e publiquei dois livros infanto- juvenis.


Prêmio Governador do Estado divulga processo de seleção

A premiação é composta por 13 categorias distintas. 12 realizações receberão o valor de R$ 35.500 mil por promover e incentivar a diversidade e a ampliação do acesso a bens e serviços culturais e criativos no Estado de São Paulo, além do reconhecimento a uma “Instituição Cultural”. Todos os contemplados receberão um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio.

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou, nesta sexta (20), no Diário Oficial, o Regulamento do processo de seleção para o Prêmio Governador do Estado 2023. A premiação, uma das mais importantes no campo da cultura e das artes, tem como objetivo reconhecer e homenagear profissionais do setor cultural e criativo de São Paulo que se destacaram por realizações em 2022 em 12 diferentes categorias com o valor de R$ 35.500 mil, um investimento de R$ 426 mil do Governo  Estadual.

Também será homenageada uma Instituição Cultural, que não terá premiação em dinheiro. Todos os contemplados receberão um certificado e um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio.  As categorias são compostas por: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas Culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais –Setor Público e Instituição Cultural.

Dividido em 3 etapas distintas, sendo a Etapa I, constituída de seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento, atuantes nas respectivas áreas culturais, que serão oportunamente nomeados pela Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Cada membro destas comissões indicará 5 realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas, além de 5 instituições culturais.

Já na Etapa II, uma comissão formada pela Secretária da pasta e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas selecionará, a partir das indicações feitas pelas Comissões na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. E, por fim, na Etapa III, o Governador do Estado de São Paulo definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.

A premiação se dará em evento específico a ser realizado em 12 de dezembro próximo, no Palácio dos Bandeirantes.

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado
(11) 3339-8116 | (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br