Prêmio Governador do Estado
Confira os finalistas do Prêmio Governador do Estado 2023
Evento irá homenagear os profissionais do setor cultural que se destacaram ao longo de 2022 por suas realizações. Vencedores da principal premiação cultural de SP serão conhecidos no dia 12/12, no Palácio dos Bandeirantes. Uma realização de cada categoria receberá R$ 35.500,00.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, vai homenagear, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no dia 12 de dezembro, representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2022 por suas realizações. Trata-se do tradicional Prêmio Governador do Estado de São Paulo, criado em 1950.
A realização vencedora de 12 categorias receberá o prêmio de R$ 35.500,00 cada. A exceção é a categoria “Instituição Cultural” que não terá premiação em dinheiro.
Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 13 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. Entre as categorias estão: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais – Setor Público, ademais de Instituição Cultural.
O processo de escolha dos premiados é dividido em 3 etapas. Primeiro, seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na área cultural, propõe – cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas. Na segunda etapa, a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Presidente do Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, selecionam, a partir das indicações feitas pelas comissões na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. Por fim, o Governador do Estado, definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.
Confira a lista completa dos cinco finalistas em cada uma das categorias:
ARTE PARA CRIANÇAS
- Marcelo Romagnoli, pelo espetáculo “Eduka – Um mergulho no universo da educação” (Banda Mirim)
- Carla Candiotto, pelo espetáculo “Momo e o senhor do tempo”
- Janaina Figueiredo, pelo livro “Seu Tainha”
- Aline Volpi e Marcelo Peroni, pela peça “O Muro de Sam”
- Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, pela peça “Vinte mil léguas submarinas”
ARTES VISUAIS
- Tati Peres, pelo curta-metragem Arte Viva
- Hélio Menezes, pela exposição “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para Brasileiros”
- Ananda Luz, pela exposição “Karingana – Presenças Negras nos Livros para as Infâncias”
- Adriana Peliano, pela exposição no Gabinete de Curiosidades
- Zenilda Pasquini, pela exposição Poeticas Ceramicas
AUDIOVISUAL
- Carlos Papá, pelos documentários de divulgação da cultura Guarani
- Lina Chamie, pelo filme “Kobra Auto Retrato”
- Sara Silveira, pelo filme “Sonhos de Viagem”
- Renata de Almeida, pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
- André Azenha e Paula Azenha, pelo Santos Film Fest
CIRCO
- Lu Lopes, pelo Ciclo Autonomia Criativa
- Erickson Almeida, pelo espetáculo “Herolino, o faxineiro”
- Jorge Vermelho, pela Mostra “Janeiro Brasileiro da Comédia”
- Veronica Piccini e Giulia Tateishi, pela obra “URUBU”
- Marco Bortoleto, pelas publicações do Grupo Circus em 2022
DANÇA
- Mônica Tarragó, pelo espetáculo “Bando e Formatura 2022”
- Kelson Barros, pelo espetáculo “Da cor do cobre”
- Brisa Diamante, pelo Experimental de Dança de Ubatuba
- Alex Soares, pelo Instagrimm – Os contos dos irmãos Grimm em Storie
- Márika Gidali, pela turnê dos 50 Anos – Ballet Stagium
INCENTIVO À LEITURA
- Roberto Guimarães, pela FLIMA, Feira Literária de Santo Antonio do Pinhal
- Dulce Neves, pela reforma, revitalização do acervo e doação de livros para três bibliotecas:
- Pelo trabalho de três bibliotecas restauradas por eles em 2022: Biblioteca Municipal Carlos Enout, de São Joaquim da Barra, reforma, instalação de estantes, poltronas e pufes para leitura, doação de grande quantidade de livros e organização do acervo de acordo com os padrões da Biblioteca de Ribeirão
- Restauração e doação de livros da biblioteca José Renato Ambrósio, de São José da Bela Vista, entregue em abril de 2022. Foi feita ampla revitalização da estrutura, que estava abandonada, e doação de livros, além da organização e catalogação de todo acervo Restauração e doação de livros da biblioteca Elza Miguel Francisco, em São Joaquim da Barra. Organização do acervo e doação de material para utilização da biblioteca, como poltronas, cadeiras, tapetes e
- Eduardo Lacerda, pelos lançamentos de 2022 – Editora Patuá e Livraria Patuscada, publicação e divulgação de livros nacionais de excelência literária.
- Amanda Leal de Oliveira, pelo projeto “Piracaia na Leitura”
- Débora Garcia, pelo Sarau das Pretas
INICIATIVAS CULTURAIS TERCEIRO SETOR
- Adriana Barbosa, pela 21ª Edição da Feira Preta
- Leandro Valiati, Felipe da Silva Lang, Gustavo Möller e Eduardo Saron, pelo artigo da Revista Observatório Itaú Cultural #34 – PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas: uma abordagem pela ótica da
- Janaina Cristina da Silva, pelo Festival Literário de Votuporanga – FLIV
- Edilson Ventureli, pela Orquestra de Heliópolis – Instituto Baccarelli
- Abram Abe Szajman – Menção Honrosa Danilo Santos de Miranda (in memoriam), pelo Sesc – Diversos 22
INICIATIVAS CULTURAIS SETOR PÚBLICO
- Raquel Crepaldi Righeti, pelo 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia
- Benedito Galvão Frade Junior, pela Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga
- Aldo Zonzini Filho, pela FLIM 2022 – 8º Edição
- Rafael Leal, pela Santos Criativa Festival Geek 2022
- Aline Torres, pelo projeto “Vozes da Independência”
INSTITUIÇÃO CULTURAL
- Luiz de França, pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – Parada SP
- Nelson Hervey Costa, pelo Centro de Referência em Economia Criativa do Sebrae SP
- Ana Paula Demambro, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul
- Ricardo Othake, pelo Instituto Tomie Othake
- Roberto Santini, pela Pinacoteca Benedito Calixto
MUSEUS E CENTROS CULTURAIS
- Dr. Fábio Magalhães, pelos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
- Claudio Antonio Marques Luiz, pela 27ª Semana Mazzaropi – 110 anos de Mazzaropi – Museu do Mazzaropi
- Rita de Cassia Souza Martins, Ana Paula Sbrissa e Denis de Blasiis, pelas ações de preservação do patrimônio histórico da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento
- Bira, pela SAPO – Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica
- Tamires e Clark, pelo programa “Colhendo Memórias do Museu da Cana”
MÚSICA
- Vanessa Soares, por “Para e respira”, de Funmilayo Afrobeat Orquestra
- Marcelo Gomes, por “Promessas”
- Bruno de Sá, pelo concerto “Roma Travestita”
- Samuel Mac Dowell de Figueiredo, pelo Festival Vermelhos
- Marcelo Melo, pela turnê dos 50 anos de carreira – Quinteto Violado
TEATRO
- Eloisa Vitz, pelo espetáculo “Verão”
- Aglaia Pusch, pelo espetáculo “A Menina de Uruçuca” e relização de XVI Festival Internacional de Teatro para a infância e juventude: Uma janela para a utopia
- Abram Abe Szajman – Presidente do Conselho Regional – Menção Honrosa Danilo Santos de Miranda (in memoriam), pelo Mirada – Festival Ibero Americano de Artes Cênicas
- Zé Henrique de Paula, pelo musical Brenda Lee e Palácio das Princesas
- Gabriel Villela, por Ubu Rei: uma sátira da estupidez
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
- Cleiton Fofão, por “Queixadas Parade” – Comunidade Cultural Quilombaque
- Jailton Amaral Rodrigues (Cyrackz), pela Ação da expressão à impressão
- Adriano Pedrosa e Fernando Oliva – menção honrosa a Judith Lauand (in memoriam), por “Desvio do Concreto”
- Leonila Priscila Pontes, pela Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira
- Rodney Presotto, pela Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga
Prêmio Governador do Estado 2023 Divulga comissões responsáveis pela 1ª etapa
Antonio Luis Sarasá, Cássia Navas, Claudia Vendramini, Douglas Pallone, Elisa Ximenes, Erica Stoppel, Binho Ribeiro, Gabriela Romeu, Hugo Possolo, Jenipher Queiroz, João Marcos Coelho, Jotabê Medeiros, Laura Bacellar, Marcelo Lyra, Miguel Arcanjo, Monica Rodrigues da Costa, Natalia Moriyama, Silas Marti
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou, nesta quarta (25), no Diário Oficial, os membros das comissões responsáveis pela 1ª etapa do Prêmio Governador do Estado 2023.
** DOE-SP Comissões PGE 2023 (link do PDF anexo)
COMISSÃO “ARTE PARA CRIANÇAS” E “ARTES VISUAIS”
Fabio Luiz Santos Ribeiro
Binho Ribeiro é um dos pioneiros na arte do graffiti no Brasil e America Latina desde 1984.
Com diversas obras em cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Santhiago, Buenos Aires, Nagoya, Tokyo, Osaka, Nova York, Los Angeles, Beijing, Hong Kong, Paris entre outras.
Participação em livros como: Graffiti Brasil e Graffiti São Paulo, Graffiti World, Graffiti Planet, Graffiti Argentina Artaq Awards.
Artista e Curador de exposições como: Sol Nascente (100 anos da imigração Japonesa) túnel av. Paulista, 1º Bienal Internacional de Graffiti em Belo Horizonte, 1º e 2º Bienal Internacional Graffiti Fine Art no Mube 2010/13, Graffiti Japão (Paris/2011), Keep Walking (Madonna/2013).
“Sua obra retrato um universo lúdico e totalmente sul realista com cores fortes e movimentos suaves realçando suas influencias orientais e brasileiras de forma única e representativa.”
Atualmente segue expondo suas obras nas ruas e em exposições conceituais do universo de arte urbana.
Gabriela Romeu
Escritora, jornalista e documentarista, há mais de vinte anos desenvolve projetos que criam pontes entre realidades e infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). Atua na crítica de teatro infantil, membro da APCA, e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais).
Mônica Pinto Rodrigues da Costa
Mônica Rodrigues da Costa é escritora e jornalista especializada em infância, poeta e professora, autora na antologia O livro dos medos (Companhia das Letrinhas) e coautora da página Zoemas no Facebook. Foi editora da Folhinha (1987-2004) e foi crítica de teatro para crianças na Folha de S.Paulo de 1995 a 2020. Tem doutorado em Comunicação e Semiótica, é professora de jornalismo e integra o coletivo Colo de Jornalismo Infantojuvenil. É jurada da APCA.
COMISSÃO “CIRCO” E “TEATRO”
Erica Raquel Stoppel
Erica Stoppel é trapezista, artista da cena, docente e pesquisadora. É Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP (2017). Foi cofundadora de diversos coletivos circenses como a Companhia Nau de Ícaros, a Companhia Linhas Aéreas a Central do Circo, entre 1993 e 2003; também do Circo Zanni, desde 2004, do Piccolo Circo desde 2012 e da Companhia das Rosas desde 2017, com as quais atua até hoje.
Miguel Arcanjo Prado De Oliveira
Miguel Arcanjo é jornalista e crítico de artes. Jornalista por UFMG, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela CAUSP e mestre em Artes pela UNESP, com experiência multiplataforma nos principais veículos, como TV Globo, Record, Abril, Band, Folha, UOL e R7. É crítico membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Passou por Contigo, Claudia, Agora, Record News, Rede TV, Gazeta e Rede Brasil. Criou o Prêmio Arcanjo de Cultura e desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro desde 2020.
Indicado a Melhor Jornalista de Cultura no Prêmio Comunique-se, SP, 2013, 2018 e 2019, vencedor do Prêmio Nelson Rodrigues como melhor jornalista de Cultura, SP, 2016, 2017 e 2019, da Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura pela Ancec (Agência Nacional de Cultura, empreendedorismo e Comunicação), SP, 2015 e 2019 e do Troféu Inspiração do Amanhã – Categoria Crítico de Arte, SP, 2013.
Hugo Possolo de Soveral Neto
Hugo Possolo, ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo, figurinista e aderecista, Hugo Possolo faz questão de se apresentar pelo seu ofício principal: Palhaço.
No ano de 2020, foi Secretário Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, na gestão do Prefeito Bruno Covas. Em 2019 foi Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo e, em 2021, Diretor Geral da Fundação Theatro Municipal de São, da Secretaria Municipal de Cultura. Nas duas passagens pelo Theatro Municipal desenvolveu a curadoria e a programação de óperas, concertos, balés, espetáculos de teatro e das mais variadas linguagens. Na sua atuação no Theatro dirigiu a Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico, o Coral Paulistano e o Quarteto de Cordas. Também fez direções artísticas de espetáculos produzidos pelo Theatro Municipal tais como Um País Sem Futuro; Corpos em Vertigem e São Paulo, Meu Amor! Formado em jornalismo, dedica-se ao Teatro desde a adolescência. Após 12 anos de teatro profissional e de se formar na Escola de Circo Picadeiro, fundou o grupo teatral Parlapatões. É um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde já foi Coordenador do curso de Direção, de Humor e de Atuação.
Atualmente, preside a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo. Idealizador e produtor da Festa do Teatro, evento de distribuição gratuita de ingressos. Foi o idealizador e coordenador geral do FIC – Festival Internacional de Circo da cidade de São Paulo, realizado pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Escreve eventuais colaborações para diversos jornais e revistas. Além do grupo Parlapatões, coordena o Espaço Parlapatões, teatro que abriga encenações dos Parlapatões e de outros grupos teatrais e o Galpão Parlapatões, unidade de ensaio, pesquisa, cursos e treinamento de Teatro e Circo.
COMISSÃO “MUSEUS E CENTROS CULTURAIS” E “VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL”
Antonio Luis Ramos Sarasá Martin
Antonio Luis Sarasá, conservador Restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), onde participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação restauração em bens móveis e imóveis, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá Conservação Restauração. Administrador de Empresas pela Universidade São Marcos (1999), técnico em química e bioquímica, assume, em 1999, a coordenação técnica da empresa Sarasá. Aprendiz de seu pai, Gerardo Martin Sarasá, referência na produção artística, nos ofícios de azulejaria e vitrais Sócio Gerente do Atelier Artístico Sarasá de 1987 a 2001, ano que funda o Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural e que até hoje capitaneia. Integra grupo de estudos com profissionais da área da preservação para discussão sobre metodologias à conservação e restauração do Patrimônio Histórico e é responsável pela interface entre órgãos de preservação e o Estúdio Sarasá.
Cláudia Vendramini Reis
Cláudia Vendramini é mestra em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, PPGMUS-USP (2017), especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino- Americanos sobre Comunicação e Cultura, CELACC, ECA/USP (2014) e licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1988). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna e contemporânea; design, artesanato e as culturas tradicionais e populares no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e educativos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo, em 2010 e gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Desde 2016 é professora colaboradora do CELACC, ECA/USP, ministrando a disciplina Gestão de Projetos Culturais.
Elisa Ines Ximenes Vieira
Elisa Ximenes é graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP. MBA em museologia, cultura e educação e gestão cultural. Coordenadora do setor de Atendimento da Cinemateca Brasileira. Dentre as diversas experiências na área cultural, foi produtora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e trabalhou em Pontos de Cultura.
COMISSÃO “AUDIOVISUAL” E “INCENTIVO A LEITURA”
Maria Laura Santos Bacellar
Laura Bacellar é formada em editoração pela ECA USP e trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e a primeira editora focada em lésbicas, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral.
Escreveu doze livros como ghostwriter e um com seu próprio nome, Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo em 2001. Adaptou sete clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein, Rei Artur, Caninos brancos e Um conto de Natal para a editora Scipione, e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005.
É co-autora, com o índio cariri Tkainã, do livro juvenil Mãe d’água pela Scipione em 2008, que recebeu o selo de altamente recomendável da FNLIJ e foi incluído no catálogo brasileiro da Feira de Bolonha. No mesmo ano publicou O mercado gls com Franco Reinaudo pela editora Ideia e Ação. Em 2010 lançou A mãe possível – Os caminhos do xamanismo para dissolver a culpa da mãe que não é perfeita com a mestra xamã Carminha Levy e em 2011 Frente e verso – visões da lesbianidade, com Lúcia Facco e Hanna Korich pela Brejeira Malagueta. Ainda em 2011 saiu sua adaptação do clássico indiano Ramayana pela Berlendis, que também recebeu o selo de altamente recomendável da FNLIJ. Em 2019 lançou em co-autoria com Sidney Guerra o livro Marketing para autores – técnicas simples para divulgar e vender seu livro.
Dá cursos regularmente para autores e editores em instituições como a Universidade do Livro, ligada à Unesp. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram, e o canal no YouTube Escreva seu Livro. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras, dando pareceres, fazendo acompanhamento editorial e dando consultoria.
Marcelo Vaz Pinto Lyra
Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura.
Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, literatura e adaptação de livros para o cinema.
Silas de Souza Marti
Silas Marti é jornalista e crítico de arte, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em História da Arte na Universidade dos Estudos de Gênova, na Itália, e especialização em mercado de arte contemporânea, no Instituto Sotheby’s, em Nova York, e em crítica de arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vencedor da bolsa Knight-Wallace da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Está na Folha de S.Paulo desde 2007, onde foi repórter e crítico de arte e correspondente em Nova York. Também já colaborou com publicações nacionais e estrangeiras, como Aperture, Arquitetura e Urbanismo, Artforum, The Art Newspaper, ArtReview, Bazaar Art, Dwell, Frieze, Harper’s Bazaar, Surface, Vogue e Zum.
COMISSÃO “DANÇA” E “MÚSICA”
Cássia Navas Alves de Castro
Cássia Navas é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes/UNICAMP é graduada em direito (USP), doutora em dança/semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão/políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la Culture/France). Conferencista e consultora em dança, artes da cena e políticas culturais, é autora de obras de referência nestes campos.
João Marcos Coelho
Jornalista, crítico musical do jornal “O Estado de S. Paulo” desde 1989 e colunista da revista “Concerto”. Formado em Filosofia pela USP, passou pelas redações de “Veja” e “Folha de S. Paulo”, nas quais foi crítico musical. Seu livro “No Calor da Hora – música e cultura nos anos de chumbo” (Editora Algol, 2008) foi finalista do Prêmio Jabuti de 2009. Editou o volume coletivo “Cem anos de música no Brasil – 1912/2012” (Editora Andreato, 2014). Autor de “Pensando as músicas no século XXI – Invenção e Utopia nos Trópicos” (Editora Perspectiva, 2017). Concebeu, roteirizou e apresentou a série de livros-DVDs “O Som da Orquestra” para o selo SESC (cinco volumes). Desde 2004 produz e apresenta os programas semanais “O Que Há de Novo” e desde 2008 “Música Contemporânea” e as seções “CD da Semana” (semanal) e tem coluna diária no programa “Estação Cultura” na Rádio Cultura FM de São Paulo. É colunista da revista “Concerto”. Produziu e apresentou de 2020 a 2022 séries de lives: 15 lives sobre arte e cultura na pandemia; e 20 lives sobre “Brasil: 200 anos de independência” para o Centro de Memória da Eletrobrás. Lançou, em 2022, também pelo CME-Eletrobrás, o e-book “Semana de 22- Presente, Passado, Futuro”.
João Batista Medeiros de Araujo
Jotabê Medeiros é jornalista e escritor, formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) EM 1986. Como repórter, trabalhou na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo (para o qual foi correspondente em Nova York em 2004/2005), VEJA SP, CNT/Gazeta e foi um dos editores de Cultura da revista CartaCapital. Como autor, participou das coletâneas Noite Passada Um Disco Salvou Minha Vida (Geração, 2005) e Um Sábado no Paraíso do Swing e Outras Reportagens sobre Sexo (Panda Books, 2011) e publicou O Bisbilhoteiro das Galáxias (Lazuli Editora, 2015), finalista do Prêmio Jabuti. Em 2017, publicou Belchior – Apenas um rapaz latino-americano (Todavia Livros), contando a história de certo cantor bigodudo de Sobral. O livro foi um dos 10 mais vendidos em todo o País nas primeiras semanas de lançamento. Em 2019, lançou Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, também pela Todavia Livros, que foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti. Em 2020, publicou a história da migração de sua família no ensaio O último pau de arara (Grafatório Edições) e, em 2021, Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha (Todavia).
COMISSÃO “INICIATIVAS CULTURAIS – TERCEIRO SETOR” E “INICIATIVAS CULTURAIS – SETOR PÚBLICO”
Douglas Pallone Vasconcelos dos Santos
Douglas Pallone é MBA em Gestão e Inovação, com ênfase profissional em inovação, tecnologia e análise de dados em saúde como também Growth Hacking. Desenvolvendo um diferencial de mercado visando a atuação e oportunidades de negócio. Atuei, em uma startup desenvolvendo e aperfeiçoando meus conhecimentos e habilidades em análise e visualização de dados, e operação de negócios. Desenvolvi uma alta capacidade analítica de comunicação a fim de alcançar os objetivos e metas. Há 2 anos atuo com equipes interdisciplinares no mercado de tecnologia e inovação, através do suporte digital aos clientes, por meio de liderança técnica e interpessoal de equipe multiprofissional, consultoria e relacionamento com parceiros.
Jenipher Queiroz de Souza
Jenipher Queiroz é formada em Administração Geral com pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela ECA – USP, servidora da Secretaria da Cultura e Economia Criativa desde 2010, passando pela Gestão da Rede de Pontos de Cultura, acompanhamento do Circuito Cultural Paulista, coordenação financeira do ProAC ICMS e Núcleo de Editais do ProAC Editais, além de passagens pela Comissão de Análise de Projetos. Hoje é Coordenadora da Lei Paulo Gustavo no âmbito da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.
Natalia Terumi Moriyama
Natalia Moriyama é bacharel em Comunicação Social pela ESPM e pós graduada em Gestão de Projetos. Após 15 anos em empresas de TI, no Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela como Executiva de Negócios, venho atuando, desde 2009, na área cultural: fui coordenadora de Desenvolvimento Institucional para o Museu Afro Brasil em uma organização social de cultura; estou, pela segunda vez, como servidora pública estadual para a cultura, além de atuar como profissional independente desde então.
Minha experiência se destaca em gestão e produção de projetos culturais, especialmente para Museus e Bibliotecas & Leitura. Fui Representante Regional (voluntária) da Capital de SP, junto ao SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), atualmente sou diretora técnica junto ao SisEB (Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. Tem atuado como avaliadora de projetos em editais de fomento à cultura e publiquei dois livros infanto- juvenis.
Prêmio Governador do Estado divulga processo de seleção
A premiação é composta por 13 categorias distintas. 12 realizações receberão o valor de R$ 35.500 mil por promover e incentivar a diversidade e a ampliação do acesso a bens e serviços culturais e criativos no Estado de São Paulo, além do reconhecimento a uma “Instituição Cultural”. Todos os contemplados receberão um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou, nesta sexta (20), no Diário Oficial, o Regulamento do processo de seleção para o Prêmio Governador do Estado 2023. A premiação, uma das mais importantes no campo da cultura e das artes, tem como objetivo reconhecer e homenagear profissionais do setor cultural e criativo de São Paulo que se destacaram por realizações em 2022 em 12 diferentes categorias com o valor de R$ 35.500 mil, um investimento de R$ 426 mil do Governo Estadual.
Também será homenageada uma Instituição Cultural, que não terá premiação em dinheiro. Todos os contemplados receberão um certificado e um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. As categorias são compostas por: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas Culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais –Setor Público e Instituição Cultural.
Dividido em 3 etapas distintas, sendo a Etapa I, constituída de seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento, atuantes nas respectivas áreas culturais, que serão oportunamente nomeados pela Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Cada membro destas comissões indicará 5 realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas, além de 5 instituições culturais.
Já na Etapa II, uma comissão formada pela Secretária da pasta e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas selecionará, a partir das indicações feitas pelas Comissões na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. E, por fim, na Etapa III, o Governador do Estado de São Paulo definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.
A premiação se dará em evento específico a ser realizado em 12 de dezembro próximo, no Palácio dos Bandeirantes.
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado
(11) 3339-8116 | (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br