HomeCultura + Cultura + NotíciasVocê conhece o Futebol de Botão?

Você conhece o Futebol de Botão?

O Museu do Futebol realiza mais uma edição do seu já tradicional Torneio de Futebol de Botão no dia 25/2. Mas você conhece esse esporte?

Se nunca jogou, não se preocupe: continue a leitura que vamos te explicar!

O Futebol de Botão é um esporte 100% brasileiro que data de 1930. Já foi praticado mais intensamente por aqueles com mais de 40 anos de idade. Por isso, o Museu do Futebol tenta retomar essa tradição entre os mais jovens. Abaixo, um vídeo que fala um pouco mais dessa modalidade.


E aí? Se animou? Então hora de jogar! 😊

Veja abaixo algumas das principais regras e técnicas do Futebol de Botão:

Regras GeraisQuem marcar mais gols e manter a posse de bola durante mais tempo é o vencedor.
Cada partida dura 20 minutos, sendo dois tempos de 10 minutos cada e tendo um intervalo de 10 minutos entre elas.
A disputa pela bola (de plástico ou feltro) é feita entre peças de acrílico que representam os jogadores, e que são movimentadas pelos com uma paletinha.
Cada botonista pode dar 3 toques na bola em cada jogada, antes de passar a vez para o adversário.
Chute a GolO botonista precisa estar confortável e bem apoiado no chão para dar um chute com a força necessária. A estratégia e a direção precisam ser bem pensadas para aumentar as chances de uma jogada bem sucedida.
TiradaNo Futebol de Botão também dá para tomar a bola do adversário para iniciar o contra-ataque. É preciso encontrar o momento e a forma certa para a tirada, caso contrário, a jogada pode ser convertida em um gol – do adversário.

Que tal colocar em prática seus conhecimentos – mesmo que só observando? O Torneio de Futebol de Botão acontece dia 25/2, das 10h às 17h30, na área externa do Museu do Futebol. Chama a sua galera e vem! ⚽

RelatedPost

Compartilhe!