HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPrimeira edição do ‘Babadó – Mostra Cultural LGBTQIA+’ é beneficiada pelo ProAC

Primeira edição do ‘Babadó – Mostra Cultural LGBTQIA+’ é beneficiada pelo ProAC

Projeto contemplado pelo programa de fomento à cultura do Governo do Estado acontece em 18 de junho, na Casa Municipal de Cultura Salvador Ligabue

No dia 18 de junho acontece a primeira edição da Babadó – Mostra Cultural LGBTQIA+. Esse é mais um projeto contemplado pelo ProAC, programa de fomento à cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A produção do evento é da empresa Renata Poskus Eventos e Comunicação e conta com apoio da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo e da Casa Municipal de Cultura Salvador Ligabue.

O evento acontecerá no sábado, 18 de junho,  das 10 às 21 horas.  Todas as atividades da Mostra Cultural são gratuitas e abertas ao público em geral e de todas as idades, de crianças a idosos, para as oficinas artísticas que acontecem durante o dia e a partir de 16 anos  para os pocket shows que serão realizados a noite.

O objetivo é oferecer programação cultural gratuita, informação, diversão e cidadania para a população que mora na região da Zona Norte da capital paulista, principalmente Freguesia do Ó e bairros limítrofes como Lapa, Pirituba, Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha, na véspera da Parada LGBTQIA+ de São Paulo.

O projeto visa contribuir com políticas de combate ao preconceito de gênero e sexual, colocando como protagonistas das atividades membros da comunidade LGBTQIA+ e promover uma interação entre a comunidade LGBTQIA+ e o público heterossexual, rompendo com preconceitos e tabus, através de atividades conjuntas que prezam pelo respeito à diversidade.

Na programação da Mostra Cultural estão oficinas de artes plásticas, de dança do ventre, de ballet, de montação, maquiagem e performance de drags queens, oficina de modelos LGBTQIA+, oficina de teatro e expressão corporal para idosos. Todas as oficinas terão indicação de idade livre e serão realizadas no salão e/ou sala de artes da Casa de Cultura.

À noite, serão dois shows de Stand up: um com a Drag Queen Silvetty Montilla,  conhecida como a RuPaul brasileira; e o “Em Transe” com João Bubiz,  o primeiro homem trans comediante do país.  Por tratar de assuntos maduros, os shows terão classificação etária de 16 anos.

Os shows acontecerão no anfiteatro da Casa de Cultura, permitindo maior controle do público, dentro das recomendações de idade e também em relação à saúde devido ao Covid-19.

Programação completa da Mostra Cultural:

10H às 12h – OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Os alunos produzirão coletivamente um mural feito com papel craft, jornal, cola e tinta guache, com as cores da bandeira LGBTQIA+. O trabalho será exposto na parede da Casa de Cultura Salvador Ligabue, durante todo o mês. Não há limite de idade para esta atividade.

12h às 13h – OFICINA DE MODELOS LGBTQIA+

Moda é cultura. E ser modelo é ser artista. Nesta oficina, os aspirantes à modelo aprenderão técnicas de passarela e poses fotográficas. Terão dicas sobre o mundo da moda e da carreira.

13h às 14h – OFICINA DE LGBALLET+

Uma aula de ballet para quem sempre sonhou em ser bailarinx e nunca fez uma aula. Com músicas de divas do pop. A atividade será para pessoas que nunca tiveram contato com a dança. Uma experiência divertida e enriquecedora.

14h às 15h – OFICINA DE DANÇA DO VENTRE

Homens também podem dançar a dança do ventre. Uma aula fascinante para todXs! Não precisa ter experiência.

16h às 17h – OFICINA DE EXPRESSÃO CORPORAL E TEATRO

Esta aula será voltada para idosos, mas o convite fica estendido também para toda a família. Uma aula de improvisação e autoconhecimento, com muita diversão.

17 às 19h – OFICINA DE MONTAÇÃO DE DRAGS

Uma oficina que vai explicar o be-a-bá para quem quer aprender na prática como se transformar em Drag Queen.

Shows

19 às 20 horas – Stand up com Silvetty Montilla,  conhecida como a RuPaul brasileira

20 às 21 horas – “Em Transe” com João Bubiz,  o primeiro homem trans comediante do país.

Os ingressos para os shows devem ser retirados meia hora antes do horário do espetáculo.

Fomento à cultura

Esse investimento integrou o conjunto de programas de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo de 2021, coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que teve como objetivo de injetar recursos no setor cultural e criativo para mitigar o impacto da pandemia do coronavírus e criar condições para a retomada de todas as atividades.

Em 2021, os programas de fomento do Governo de São Paulo beneficiaram 378 municípios, com um total de 8.667 projetos selecionados, entre 47.166 inscritos, sendo 1.024 com indutores. Um valor médio de R$ 23,6 mil por projeto, sendo 58,7% deles do interior, produzindo um impacto econômico de R$ 306,7 milhões. Foram realizadas, também, 2.531 atividades de difusão.

Serviço:

Babadó Mostra Cultural LGBTQIA+

Data: sábado, 18 de junho

Horário: das 10 às 21 horas

Local: Casa Municipal de Cultura da Freguesia do Ó Salvador Ligabue – Largo da Matriz, 215.

Grátis

Oficinas artísticas para todas as idades (todos são bem-vindos, de crianças a idosos)

Shows de Stand up – idade mínima 16 anos