HomeAssessoria ReleasesWorkshop internacional reúne Ignácio de Loyola Brandão e representante de bibliotecas públicas do Chile

Workshop internacional reúne Ignácio de Loyola Brandão e representante de bibliotecas públicas do Chile

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza, com a gestão e execução da Organização Social SP Leituras (pelo segundo ano consecutivo entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), o Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos, nos dias 13 e 14 de fevereiro, na capital paulista. Entre os convidados estão o escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão e Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile. A iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos da Biblioteca de São Paulo (BSP), onde o evento será sediado. E as inscrições – gratuitas – já podem ser feitas pelo site www.siseb.sp.gov.br.

O workshop visa a formação geral e crítica de profissionais das áreas da biblioteca, leitura e literatura para atuar no campo da mediação e tem carga horária total de 12 horas, com certificação. Os interessados em participar e que necessitarem de condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem informar a organização do evento até sete dias antes do início das atividades. Confira, a seguir, a programação:

13 de fevereiro (quinta-feira)

9h30 – Abertura oficial.

10h às 12h30 – Mesa-redonda – Uma Biblioteca para Hoje e para Todos. Convidados: Ignácio de Loyola Brandão, Isabel Santos Mayer (Ibeac/LiteraSampa) e Pierre André Ruprecht (SP Leituras). Mediação: Amanda Leal de Oliveira (Piracaia de Leitura)

14h às 16h30 – Mesa-redonda – Alfabetização Midiática e Informacional: Acesso Igualitário à Informação e ao Conhecimento. Convidados: Alexandra Bujokas de Siqueira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Eugênio Bucci (Universidade de São Paulo). Mediação: Valéria Valls (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

16h30 – Encerramento e sorteio de prêmios.

14 de fevereiro (sexta-feira)

9h30 às 11h – Palestra – As Funções Social, Cultural e Educadora da Biblioteca Pública Contemporânea. Convidado: Gonzalo Oyarzún (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile). Mediação: Isabel Santos Mayer (Ibeac/LiteraSampa).

11h às 12h30 – Mesa-redonda – O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo: Avaliação e Desafios. Convidados: Isabel Ayres (Pinacoteca de São Paulo), Marilena Nakano (Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André) e Paulo Bernardes (Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui). Mediação: Sueli Regina Marcondes Motta (SP Leituras).

14h às 16h30 – Mesa-redonda – Bibliotecas em Rede e os 25 Anos do Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas – Convidados: Adriana Cybele Ferrari (Febab / Universidade de São Paulo) e Gonzalo Oyarzún (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile). Mediação: Pierre André Ruprecht (SP Leituras).

16h30 – Encerramento e sorteio de prêmios.

Serviço:

Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos

Auditório da Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Atividade gratuita

Inscrições gratuitas (vagas limitadas) pelo site www.siseb.sp.gov.br .

Mais informações pelo fone (11) 3155-5444 / siseb@spleituras.org / www.siseb.sp.gov.br

Compartilhe!