HomeAssessoria ReleasesWilliam Blake na Casa das Rosas: curso sobre as contribuições do inglês na poesia e nas artes visuais; e últimas semanas para ver aexposição

William Blake na Casa das Rosas: curso sobre as contribuições do inglês na poesia e nas artes visuais; e últimas semanas para ver aexposição

Está sabendo que a exposição “William Blake: portas da imaginação”, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura,termina no dia 12 de janeiro? Aproveite suas férias ou recesso da virada do ano para conhecer a produção multifacetada do poeta, ilustrador, tipógrafo e gravador inglês do século XVIII.

Pela primeira vez a cidade de São Paulo recebe materiais inéditos, como réplicas de chapas em cobre e impressos do poeta, recriações para o português do poema “O tigre” (“The tyger”), entre elas as de Augusto de Campos, José Paulo Paes e Ivo Barroso, e livros do acervo de Haroldo de Campos relacionados ao William Blake (1757-1827).

Os visitantes também conhecem as reproduções de páginas da história em quadrinhos “O matrimônio de Céu & Inferno, adaptação da obra do poeta inglês para os dias atuais, e como o Blake influenciou movimentos literários, entre eles, os beats e o surrealismo, além de bandas como The Doors e U2.Com curadoria de Enéias Tavares e Fred Rubim,“William Blake: portas da imaginação”fica aberta ao público até 12 de janeiro, domingo, e conforme o funcionamento do museu Casa das Rosas, de terça a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Aproveitando as influências deixadas pelo inglês, a Casa das Rosas realiza o curso William Blake, poeta e profeta às terças-feiras, 14, 21 e 28 de janeiro, 4, 11 e 18 de fevereiro, a partir das 19h. Essa atividade formativa se voltará à obra poética de Blake, desde seus livros iniciais, com foco em O casamento do Céu e do Inferno e as Canções da Inocência e Experiência, e a sua recepção posterior, que o tornaram poeta matricial para diversas gerações. Além de suas contribuições às artes visuais e a questão do misticismo, que inclui a relação que tinha com gnosticismo (filosofia com esoterismo e religiosidade) e anarquismo místico.

William Blake – de Londres, o multiartista tinha visões com profetas, anjos e demônios desde a infância. Com pais protestantes dissidentes, sua formação escolar ocorreu em casa. Mostrando talento em poesias e gravuras na adolescência, estudou com o gravurista James Basire. Ao se casar com Catherine Boucher, ganhou uma companheira também na produção dos livros iluminados. O único livro em formato tradicional de Blake foi o “Poetical Sketches” (1882) e chegou a expor aquarelas na Royal Academy de Londres.

A partir de 1788, Blake inicia a produção dos próprios livros, com textos e imagens em uma única matriz de impressão, entre eles, “SongsofInnocenceandof Experience” (1794) e “Jerusalem” (1820). E fez ilustrações para acompanhar diversas obras literárias como “Paradise Lost, Night Thoughts” e “DivineComedy”.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura integra a Rede de Museus-Casas Literários que é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO:

“William Blake: portas da imaginação”
Exposição aberta até 12 de janeiro.
Visitação de terça a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis

William blake, poeta e profeta
Curso com Claudio Willer – poeta, ensaísta e tradutor
Terças-feiras, 14, 21 e 28 de janeiro, 4, 11 e 18 de fevereiro, das 19h às 21h

Inscrição aberta até o preenchimento das vagas ou até 14/01 presencialmente, pela recepção do museu, ou por este link:  https://bit.ly/2sVE7Kn
Emissão de certificado digital aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência.

Grátis | 40 vagas

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37–Bela Vista, São Paulo/SP (Próximo ao metrô Brigadeiro)
55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 • contato@casadasrosas.org.br
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!