HomeAssessoria Assessoria ReleasesVocê sabia? Casa do Ajudante Braga, de Santa Branca, é tombada pelo Condephaat

Você sabia? Casa do Ajudante Braga, de Santa Branca, é tombada pelo Condephaat

Construída em taipa de pilão, a Casa do Ajudante Braga, localizada no município de Santa Branca, foi tombada pelo Condephaat em 1973. Assobradada nos fundos e térrea na frente, voltada para a Praça Ajudante Braga, trata-se de uma construção despojada, com cobertura em telhas capa e canal, apresentando um longo beiral. As vergas das portas e janelas são em arco abatido, desenho comumente usado nos edifícios mais antigos, no período colonial. Atribui-se ao alferes João da Costa Leitão, rico comerciante do Vale do Paraíba, a construção do imóvel adquirido pelo ajudante Ferreira Braga, em 1851. Em 1924, tornou-se propriedade da Câmara Municipal de Santa Branca.

Foto: Casa do Ajudante Braga (Créditos: divulgação)