HomeCultura + Notícias‘Viva! Irlanda’ abre comemorações do St. Patrick’s Day em São Paulo

‘Viva! Irlanda’ abre comemorações do St. Patrick’s Day em São Paulo

No dia 10 de março, evento no Museu da Imigração aproximará o público da cultura irlandesa com música, dança, gastronomia e palestras

Inaugurando as celebrações do St. Patrick’s Day, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promoverá, em parceria com o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo, a segunda edição do “VIVA! Irlanda”, evidenciando a cultura desse país, no dia 10 de março, das 10h às 18h (com o funcionamento da bilheteria até às 17h). O ingresso pode ser adquirido antecipadamente e custa R$ 10.

Com o objetivo de trazer costumes, tradições e também aspectos contemporâneos da Irlanda, o evento reunirá música, dança e culinária, além de oferecer momentos de interação com palestras e oficinas. As apresentações artísticas terão início com os grupos Banana Broadway, Cia Celta Brasil e Oran Irish Music, às 13h. A Tunas Celtic Band subirá no palco às 14h, e, na sequência, será a vez do Grupo Fianna, septeto formado em 2014. O Comhaltas, trio de músicos irlandeses convidados exclusivamente para a festa, mostrará o seu repertório, às 16h. Para finalizar a programação do palco em grande estilo, o público irá prestigiar uma apresentação conjunta de todas as bandas, às 17h.

A gastronomia típica poderá ser apreciada com os cardápios especiais do Deep Bar, Finnegan’s Pub, Little Cronin, O’Malley’s e Peter Fagan. Entre os pratos, que serão preparados no evento, estão o Beef In Guinness (cozido de carne e legumes ao chopp Guinness), o Irish Stew (cozido tradicional com cordeiro, batata, cenoura, cebola com bastante molho e pão) e o Chicken Tikka Massala (curry de frango marinado servido com arroz pilaf). Serão comercializados, ainda, chope Guinness, chope verde, diversos tipos de cervejas, coquetéis, como o Zing (mistura de licor Bayles com whisky irlandês Jameson), e doces.

O público poderá participar de discussões e bate-papos no auditório do Museu. Abrindo a programação, às 12h30, será realizada a palestra sobre a exposição “Blazing a Trail: uma exibição sobre as vidas e os legados das mulheres pioneiras da imigração irlandesa”, que poderá ser visitada na estação ferroviária do MI. Na sequência, os “Mitos irlandeses e Magia” serão apresentados por Claudio Crowe, às 13h30. O lançamento de um grupo formado por ex-alunos brasileiros da Irlanda, o Alumni Network, está marcado para às 14h30. A educação no país continuará em pauta com a apresentação de Edu Giansante, fundador do portal E-Dublin, às 15h30.

Uma introdução ao idioma irlandês, com Orlaith Ní Mhainín, será promovida para aqueles que desejam conhecer mais sobre o idioma, a partir das 11h. Na sequência, os visitantes poderão descobrir os ritmos tradicionais irlandeses na oficina de percussão que acontecerá às 12h. Já os interessados em se aprofundar na gastronomia da região, poderão aprender um prato típico com o Peter Fagan, às 16h. Para participar dessas aulas, será necessário retirar as senhas 20 minutos antes do horário de início de cada atividade.

VIVA! Irlanda

Data: 10 de março (domingo)

Hora: 10h às 18h (bilheteria até às 17h)

Entrada: R$ 10 (www.ticketfacil.com.br)