HomeDESTAQUES ESPECIAIS Assessoria Releases#ViradaSPOnline: Primeira live de Rolando Boldrin em Araçatuba

#ViradaSPOnline: Primeira live de Rolando Boldrin em Araçatuba

Transmissão será pela plataforma #CulturaEmCasa. Roberta Campos, Guilherme Held e o trio Baías fazem shows

diretamente do Teatro Sérgio Cardoso

Aos 84 anos e 62 de carreira, Rolando Boldrin faz sua primeira live, tocando e contando “causos” improvisados. E será durante a #ViradaSPonline, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte. O evento acontece neste sábado, 12 de dezembro, a partir das 12h. Além de Boldrin, a #ViradaSPOnline terá shows ao vivo de grandes nomes. Entre eles, a cantora Roberta Campos, lançando neste show seu EP Só Conheço o Mar, com cinco músicas autorais e inéditas e o trio As Baías (As Bahias e a Cozinha Mineira).  Toda a programação será transmitida ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso pela plataforma #CulturaEmCasa e também gerida pela Organização Social Amigos da Arte. (Confira a programação abaixo).

Segundo Boldrin, sua live terá um tom intimista com grandes clássicos da viola. “Esta será uma experiência única. Estou muito animado em realizar pela primeira este show online ao vivo, diretamente da minha casa para o público da #ViradaSPOnline. O setlist está recheado de clássicos como Faca de Ponta; Amor de Violeiro; Mulher de Boticário; Eu, a Viola e Deus; e Vide-Vida Marvada, tema de abertura do programa Sr. Brasil”, finaliza.

A #ViradaSPOnline, já consolidada no calendário cultural do estado de São Paulo, reúne grandes nomes das diferentes linguagens artísticas, divulgando também as características culturais das cidades paulistas para todo Brasil. Diretamente do palco do Teatro Sérgio Cardoso acontecem as apresentações do trio As Baías (As Bahias e a Cozinha Mineira); da cantora Roberta Campos, autora da composição Minha Felicidade, tema da novela Sol Nascente; do rapper Fabio Brazza com Daniel Tatit; do guitarrista araçatubense Guilherme Held no show Corpo Nós com as participações especiais de Lanny Gordin, Tulipa Ruiz, Iara Rennó e Gustavo Ruzi; da T.F Style de Dança com o espetáculo ELO, vencedor do prêmio APCA de melhor estreia em 2019.

Esta edição ocorre em parceria com o município de Araçatuba, considerada Capital Cultural do Estado de São Paulo. A cidade foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntospelaCultura.  Diversos artistas e grupos locais também estão na programação, como a apresentação cênica-musical, O Brasil no Cordel; a banda RockNatu, o grupo Companhia Obscenos com a performance Submergir; os espetáculos Corpo na Cidade e Roda Pião, este realizado pela Cia. Vêm Vindo Histórias; e a cantoria brasileira da Banda de Aruê.

Além de Araçatuba, foram selecionados os seguintes municípios por intermédio do #JuntospelaCultura2020 para a realização da #ViradaSPOnline: Marília, Santa Bárbara D´Oeste, Batatais, Bauru, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Mauá, Peruíbe, Presidente Prudente, Rio Grande da Serra, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga.

Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria reformulou a proposta para fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020. Este ano, a primeira foi realizada em parceria com a cidade de Salto. E a segunda com municípios do Vale do Futuro – Iporanga Registro, Apiaí e Eldorado. Além dos artistas locais, os eventos reuniram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria, Pato Fu, Pitty e Garotos Podres. Também foram realizadas as #ViradasSPOnline em parceria com as cidades de Rio Grande da Serra, Marília, Santa Bárbara D´Oeste com participação de artistas como Letrux, as bandas Mato Seco, Pedra Branca, Supla, Benito de Paula, Ana Cañas e Karol Conka, respectivamente.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países. Além de apresentar as características turísticas de cada cidade, selecionada no programa #JuntospelaCultura.  E este é o objetivo tanto da #ViradaSPOnline como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos seis primeiros meses, registrou cerca de 2,2 milhões de visualizações e 1,7 mil conteúdos disponibilizados.  A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini. É transmitido de sexta a domingo, às 21h30.

A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (que atualmente ocorre de segunda a quinta-feira às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado às segundas e quartas-feiras, às 17h. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

 

Programação:

#ViradaSPOnline Araçatuba

12h      O Brasil no Cordel

13h      Submergir, com Companhia Obscenos

14h      Corpo na Cidade

15h      ELO, com T.F Style de Dança

16h      Roda Pião, Cia. Vêm Vindo Histórias

17h      Fabio Brazza com Daniel Tatit

18h20  Banda de Aruê – Cantoria Brasileira

19h      Roberta Campos

20h30  Rolando Boldrin

21h30  As Baías (As Bahias e a Cozinha Mineira)

23h      Banda RockNatu

00h      Guilherme Held: Corpo Nós, participações especiais: Lanny Gordin, Tulipa Ruiz, Iara Rennó e Gustavo Ruiz

Compartilhe!