Shows especiais da banda de samba-rock Clube do Balanço,Velha Guarda Musical Vai-Vai e do músico Meno Del Picchia com participação de Otto animam a #ViradaSP

Além das apresentações do rapper Kamau e
artistas de Itapira, um dos 20 municípios selecionados no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

A #ViradaSP Online21 reúne no próximo sábado, 30 de outubro, a partir do meio-dia, 18 atrações para os públicos adulto e infantil. Diferentes estilos musicais, teatro, dança e performances fazem parte da agenda. Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.  A transmissão de todas as atrações é gratuita durante 12 horas ininterruptas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.

Entre os destaques está o show da Velha Guarda Musical Vai-Vai, que faz homenagem a Henricão, cidadão itapirense e um dos fundadores da escola de samba.  Além de celebrar o aniversário em outubro do bairro do Bixiga e do Teatro Sérgio Cardoso. O grupo, atualmente formado por 10 integrantes, representa o que há de mais tradicional no mundo do samba de raiz. Seus componentes em sua maioria são descendentes diretos dos fundadores do Cordão Carnavalesco Vai-Vai, que mais tarde por força de seu gigantismo foi elevado ao grupo das escolas de Samba Paulistana.

Também foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso, os shows do instrumentista Menotti Del Picchia com participação especial de Otto; do rapper, compositor e beatmaker Kamau; e da banda precursora do novo samba-rock, Clube do Balanço. Tudo comandado pelo apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

Além de diversas atrações do município de Itapira.  Serão transmitidos conteúdos de destaque do cenário cultural da região como: o Coral da Cidade de Itapira; o projeto experimental de discotecagem Acid Guys, com a dupla Rafael Pedroso e Junior Cyrino; show da Big Band da Casa das Artes; apresentação do vídeo Itapira de Menotti – As três primeiras décadas do Imortal Príncipe dos Poetas, em homenagem ao poeta Menotti Del Picchia e em celebração ao centenário da Semana de 22, que acontece no próximo ano. E para o público infantil, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo Monstro e Cia.,Teatro de Formas com bonecos geminados, de manipulação direta, luvas, fios, figuras e sombras; o espetáculo Raízes da minha Terra – performances com as personagens Emília e Visconde de Sabugosa, realizadas em pontos turísticos da cidade, numa proposta artístico-pedagógica dentro do contexto das riquezas culturais de Itapira e do país, acompanhado pela Banda Sinfônica Lira Itapirense.

A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

O secretário de Cultura e Turismo de Itapira, César Ricardo Lupinacci, destaca a importância do evento para a cidade e para os artistas locais. “Com a expectativa do final da pandemia a área artística está voltando a se reestabelecer. E com esse investimento, através de recursos governamentais será muito mais alavancada. Nesse momento a #VIRADA SP Online, vem contribuir e apoiar os artistas para que possam se reerguer. Itapira é um seleiro de talentos que necessita estar ao lado de grandes artistas. Tenho certeza que, com essa abertura através da #ViradaSP Online, todo o trabalho será divulgado para milhares de pessoas, com retornos expressivos para o município. Esperamos ainda que, no próximo ano, consigamos trazer a ‘Virada’ para Itapira de forma presencial.”

Serviço:  #ViradaSP Online – Itapira

12h     Início da transmissão

12h10 Coral Cidade de Itapira – Do Sacro ao Caipira.

12h45 Monstro e Cia, com Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas

14h     Itapira de Menotti – As três primeiras décadas do Imortal Príncipe dos Poetas, por Eric Apolinário

14h25 Clube do Balanço

15h45 Raízes da Minha Terra, com Banda Lira Itapirense

16h25 Kamau

17h40 Sopro, com Centro de Treinamento Vitalle

18h     Rolando Prosa, com Rolando Boldrin

19h30 Velha Guarda Musical Vai-Vai

21h     Meno Del Picchia + Otto

22h30 Big Band da Casa das Artes.

23h20 Acid Guys

Plataforma: