HomeAssessoria ReleasesViagem Literária é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Viagem Literária é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Programa que já levou atividades de contação de histórias e escritores consagrados para bibliotecas de todo o estado e já atendeu mais de 320 mil pessoas

O programa Viagem Literária, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi escolhido como um dos finalistas do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. A iniciativa, que leva intensa programação cultural para bibliotecas municipais e comunitárias de todo o estado, foi indicada para a categoria “ONGs”. O Prêmio também concederá troféus nas categorias “Cadeia Produtiva”, “Mídias” e “Bibliotecas” e a entrega será no dia 04 de dezembro, a partir das 19h00, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Para José Luiz Penna, secretário da Cultura do Estado, as bibliotecas devem funcionar como locais multiculturais, que promovam o encontro entre visitantes e a união da comunidade na qual as instituições estão inseridas. “O Viagem Literária cumpre o objetivo de fortalecer a ligação de crianças, jovens e adultos com a literatura e expandir a ideia de ‘Biblioteca Viva’: centros de troca de conhecimento e experiências que carregam a identidade do município ou comunidade na qual estão inseridas”, explica o secretário.

O Viagem Literária foi criado em 2008 e, desde então, já atendeu a mais de 280 mil pessoas. O programa busca incentivar a mediação e a propagação da leitura, por meio de atividades de contação de histórias para crianças e jovens, bate-papos com escritores consagrados e, a partir da edição de 2017, oficinas de escrita criativa. Este ano, 90 cidades receberam 360 atividades do Viagem Literária.

Esta é a segunda edição do Prêmio, que tem como objetivo reconhecer ações de fomento à leitura e de acesso a livros.

RelatedPost