HomeAssessoria ReleasesVenha “jogar” com a literatura em oficina online da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Venha “jogar” com a literatura em oficina online da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Quem diria que o esporte e a escrita poética tinham tantas relações? A Oficina Online Criação Literária – A Poesia do Jogo e o Jogo da Poesia, em maio, vai explorar estes laços em atividade que dá início ao projeto Literatura Brasileira Contemporânea no XXI, realizado em parceria com a UNIFESP. A iniciativa faz parte da programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil). E vai de encontro ao conceito #CulturaemCasa, da Secretaria, que visa estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Até 1948, os Jogos Olímpicos promoviam, além de atividades esportivas, competições artísticas ligadas, entre outras categorias, à literatura. E esta aproximação entre arte e esporte é a base desta oficina, que propõe o exercício da escrita poética a partir de práticas lúdicas e esportivas. A ideia é conhecer melhor as ações criativas do grupo Oulipo (formado por Raymond Queneau, Italo Calvino e Georges Perec, entre outros escritores), e participar de jogos verbais para desenvolver a imaginação e análise crítica. Em cada encontro, o foco estará em um tipo de escrita, com exercícios práticos, que podem resultar na publicação em blog sobre o tema.

O poeta, dramaturgo e ficcionista Marco Catalão comandará a oficina. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, ele é autor de “No cravo e na ferradura”, “O cânone acidental”, ”Agro negócio”, “Sob a face neutra” e “As asas do albatroz”. Entre 2015 e 2019, fez pós-doutorado em Teoria do Teatro pela USP com estágio na Université Sorbonne Nouvelle. Em 2018 e 2019, recebeu o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária.

A oficina é indicada para interessados em poesia e esporte, a partir de 16 anos e tem carga horária de 12 horas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link www.bvl.org.br/inscricao .

Importante lembrar que a BVL continua com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse as redes sociais.

Oficina Online Criação Literária – A Poesia do Jogo e o Jogo da Poesia

Com Marco Catalão.

Inscrições gratuitas em www.bvl.org.br/inscricao.

Dias 9, 16, 23 e 30 de maio, das 14h às 17h. Carga horária: 12 horas.

Atividade indicada para maiores de 16 anos.

Compartilhe!