HomeNewslettersVem aí o 10º Encontro Paulista de Museus

Vem aí o 10º Encontro Paulista de Museus

A edição comemorativa de 10 anos do Encontro Paulista de Museus (10EPM) acontecerá entre os dias 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Com o tema Gestão e Governança, o 10EPM contará com presença anual de mais de mil participantes, convidados nacionais e internacionais de reconhecida importância no setor. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e em parceria com a organização social de cultura ACAM Portinari.

Em seu 10º ano, o encontro consolida-se como espaço de qualificação àqueles que trabalham, pesquisam e vivenciam o dia a dia dos museus. “O EPM configura-se como um verdadeiro disseminador de ideias e propostas e é hoje uma referência na área de museus que se estende além das fronteiras do Estado”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

Edição comemorativa e programação paralela

Além da simbólica marca de 10 anos, o 10EPM estabelece o retorno do evento à sua tradicional casa, agora plenamente restaurada: o Memorial da América Latina – que havia sediado todas as edições do encontro até o incêndio, em 2013. Outro marco é que o EPM volta a ser realizado em três dias, tempo considerado ideal para abranger as conferências e mesas de debates, bem como toda programação paralela do encontro.

Esta, aliás, já possui atividades confirmadas, tais como as eleições de novas representações regionais do SISEM-SP; oficinas ministradas em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC; e o seminário, no auditório do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), sobre a contribuição da professora Waldisa Rússio Camargo Guarnieri à museologia brasileira.

Outra ação mais uma vez presente no EPM são os Painéis Digitais: apresentações em formato digital a serem exibidas em monitores de TV instalados no local do evento e que, este ano, concentram-se nos temas “democratização de processos museológicos” e “ações de fomento à participação”.

Mantenha-se informado sobre o assunto: site do SISEM-SP ou página do Encontro no Facebook

RelatedPost

Compartilhe!