HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesÚltimos concertos do ano da Osesp têm Rachmaninov, Piazzolla e estreia mundial de obra encomendada a Paula Costa Lima

Programa traz as ‘Danças Sinfônicas’ de Rachmaninov, o ‘Milongón Festivo’ de Piazzolla e première de encomenda feita ao baiano Costa Lima; performance de sexta-feira (10/dez) será transmitida ao vivo no canal da Orquestra no YouTube
A Temporada 2021 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp chega à sua reta final na Sala São Paulo entre quinta-feira (09/dez) e sábado (11/dez), com os concertos que nossa Orquestra apresenta sob o comando de seu Diretor Musical e Regente Titular, o suíço Thierry Fischer. A apresentação de sexta-feira (10/dez), às 20h, será transmitida ao vivo direto da Sala, no YouTube da Osesp .
Diverso, o programa dessas três noites apresenta as nostálgicas Danças Sinfônicas, de Sergei Rachmaninov, escritas já no fim da vida do compositor russo, quando ele morava nos Estados Unidos; o emocionante Milongón Festivo, de Astor Piazzolla – compositor argentino cujo centenário é celebrado em 2021 e que ao longo deste ano foi homenageado pela Osesp em várias ocasiões -; e a abertura inédita Ojí – Chegança e Ímpeto, uma encomenda da Orquestra ao compositor baiano Paulo Costa Lima que ganha sua estreia mundial no programa desta semana. Ojí é inspirada na cena da tempestade da Sinfonia Pastoral de Ludwig van Beethoven.
No domingo (12/dez), ainda sob a batuta de Fischer, a Osesp apresenta o mesmo repertório na Grande Sala do complexo cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em sua primeira performance fora do estado de São Paulo desde o início da pandemia.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OsespCriada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como seu Diretor Musical e Regente Titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.
Thierry FischerDiretor Musical e Regente Titular da Osesp, Thierry Fischer é também Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Utah e Regente Convidado Honorário da Filarmônica de Nagoya. Iniciou sua carreira como Primeira Flauta da Filarmônica de Hamburgo e da Ópera de Zurique. Sua carreira como regente começou após os 30 anos, quando substituiu um colega doente e na sequência regeu alguns poucos concertos com a Orquestra de Câmara da Europa, onde era Primeira Flauta sob regência de Claudio Abbado. Já comandou orquestras como a Royal Philharmonic, a Filarmônica de Londres, as Sinfônicas da BBC, de Boston e Cincinnatti e a Orchestre de la Suisse Romande. Também esteve à frente de grupos camerísticos como a Orquestra de Câmara da Europa, a London Sinfonietta e o Ensemble Intercontemporain.
Este Concerto Digital conta com o patrocínio da B3, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal.
TEMPORADA OSESP: FISCHER
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOTHIERRY RISCHER REGENTEPaulo Costa LIMA | Ojí – Chegança e Ímpeto [Encomenda Osesp | Estreia Mundial]
Sergei RACHMANINOV | Danças Sinfônicas, Op. 45
Astor PIAZZOLLA | Milongón Festivo
SERVIÇO
09 de dezembro, quinta-feira, às 20h10 de dezembro, sexta-feira, às 20h – Concerto Digital11 de dezembro, sábado, às 16h30Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16Taxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 7 anosIngressos: Entre R$ 50,00 e R$ 100,00Bilheteria (INTI): neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.