HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesTrês novos membros eleitos para o Conselho Regional de Museologia da 4ª Região são do SISEM-SP

Três novos membros eleitos para o Conselho Regional de Museologia da 4ª Região são do SISEM-SP

Cerimônia de posse será em janeiro de 2018

O Conselho Regional de Museologia da 4ª Região (COREM 4R) – que compreende os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal – dentre seus novos conselheiros eleitos, contará com três profissionais atuantes no Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ligado à Secretaria da Cultura do Estado. A posse será em janeiro de 2018.

A direção da tesouraria do COREM 4R ficará com Ana Carolina Xavier Avila, integrante da equipe técnica de apoio ao SISEM-SP (ACAM Portinari). Ela também integrará a futura Comissão de Formação Profissional.

Cecília de Lourdes Machado, que integra o Conselho de Orientação do SISEM-SP, também assumirá posto nas Comissões de Formação Profissional e de Informação e Divulgação do COREM 4R.

Já Maurício Rafael, representante regional do SISEM-SP da Região Metropolitana de São Paulo, tomará posse para a Comissão de Informação e Divulgação do órgão e Comissão de Ética Profissional e Fiscalização do Exercício Profissional.

“A entrada de novos membros ao COREM 4R vem em um momento crucial, quando se faz imprescindível novas colaborações para a discussão cuidadosa sobre temas que há tempos requerem a atenção do Conselho como, por exemplo, as nuances na formação de profissionais de museus, englobando não apenas os museólogos, mas os especialistas em Museologia e técnicos em Museologia”, diz Ana Carollina Xaviar Ávila. “Além disso, a formação das comissões temporárias especiais (Diálogos Institucionais, Memórias COREM 4R e Formação em Museologia) será um avanço significativo à estruturação e atuação do COREM 4R ao longo dos próximos anos”, frisa.

O que é

Subordinado ao Conselho Federal de Museologia (COFEM), o COREM 4R efetua o registro dos museólogos; fiscaliza o exercício da profissão e julga infrações; apresenta sugestões ao COFEM; e faz o intermédio entre Governo e os museólogos de sua região. O COREM 4R é constituído por 6 membros efetivos e 6 suplentes, que se organizam na Diretoria e em Comissões – e não são remunerados.

RelatedPost

Compartilhe!