HomeAssessoria Releases#TheatroSãoPedroEmCasa reúne convidados como Livia Sabag, Ricardo Castro, Lina Mendes e Vinicius Atique

Programação online traz bate-papos e reflexões sobre gestão cultural, ópera, além de espetáculos musicais com participação de importantes nomes do setor

O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso e a oferta de conteúdos digitais lança o #TheatroSãoPedroEmCasa, uma plataforma de divulgação artística que reúne atividades como entrevistas, curiosidades, espetáculos musicais, lives

A programação vai contemplar a participação tanto de convidados que atuaram no Theatro São Pedro como também de personalidades de prestígio no setor cultural. Com programação totalmente gratuita, a iniciativa busca ainda reforçar a importância de fazer uso da música para conectar pessoas.

A série #FalandoDeÓpera tem sua estreia hoje, dia 12 de maio, e recebe a diretora cênica Livia Sabag. Uma das principais diretoras de ópera do Brasil, Livia Sabag já assinou diversas montagens no São Pedro além de ter sido responsável pela celebrada montagem de L’Italiana in Algeri, do compositor italiano Rossini, que foi ao palco do teatro em 2019.  A partir das 18h, ela conversa ao vivo no Facebook com Ricardo Appezzato, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura.

A série de conferências, palestras e bate-papos #TalksTheatroSãoPedro, tem sua estreia na quinta, dia 14, às 18h. Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, recebe Ricardo Castro, pianista, regente e diretor artístico do Neojibá, da Bahia.

Já na sexta, dia 15 de maio, às 17h, tem live com a soprano Lina Mendes e o barítono Vinicius Atique para apresentar o concerto da semana que vai ao ar às 18h.

A programação completa está disponível no site: https://theatrosaopedro.org.br/

#TheatroSãoPedroEmCasa

PROGRAMAÇÃO 12 a 15 de Maio

TERÇA-FEIRA – 12 de Maio

18h #FalandoDeÓpera
Ricardo Appezzato convida Livia Sabag (diretora cênica)

QUINTA-FEIRA – 14 de Maio

18h #TalksTheatroSãoPedro
Paulo Zuben convida Ricardo Castro, fundador e diretor artístico do Neojibá (Bahia)

SEXTA-FEIRA – 15 de Maio

17h#PréConcertoAoVivo
Ricardo Appezzato convida Linda Mendes (soprano) e Vinicius Atique (barítono)

18h Lançamento #ConcertoEmCasa

Orquestra do Theatro São Pedro| Essências

Stefan Geiger, regente

Lina Mendes, soprano

Vinicius Atique, barítono

Smetana | Dvorák | Mahler

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro completa 100 anos com uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora, o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.