HomeAssessoria ReleasesTheatro São Pedro recebe programação gratuita de música popular no final de semana

Theatro São Pedro recebe programação gratuita de música popular no final de semana

Big Band do Guri e série Os Tons da Emesp levam apresentações gratuitas ao Theatro São Pedro com obras de mestres da música popular como Egberto Gismonti, João Gilberto, Tom Jobim, Ary Barroso e Milton Nascimento

O público que aprecia música popular pode conferir no final de semana, de 26 e 27 de outubro, uma programação totalmente gratuita e ainda aproveitar para visitar o centenário Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura.

A Big Band do Guri abre a programação no dia 26, sábado, às 11h, com um repertório que contempla clássicos de compositores brasileiros como Egberto Gismonti, João Gilberto, Milton Nascimento, Moacir Santos e Pixinguinha, entre outros. As compositoras estão representadas por Chiquinha Gonzaga e Rita Lee. Sob o comando de Paulo Tiné, o grupo interpreta ainda peças de Astor Piazzola e Thad Jones.

Já na manhã do domingo, 27, às 11h, é a vez da série Os Tons da Emesp que leva três grupos formados por alunas e alunos da Emesp Tom Jobim para o palco do Theatro São Pedro. O repertório engloba desde compositores brasileiros como Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Johnny Alf a norte-americanos como George Gershwin.

SERVIÇO:

Big Band Infanto-Juvenil do Guri

Paulo Tiné, regente convidado

Data: 26 de outubro, sábado

Horário: 11h

PROGRAMA

MILTON NASCIMENTO & FERNANDO BRANT

Maria, Maria

JOÃO GILBERTO

Bebel (arr. Paulo Tiné)

CAPIBA E EGDARG MORAES

Frevos canção: Madeira que Cupim não Rói, Carnaval Divinal e Chapéu de Sol Aberto

EGBERTO GISMONTI

Frevo (arr. Paulo Tiné)

EDGARD MORAES E NELSON FERREIRA

Medley de Frevos de Rua: Prova de Fogo, Saudade de Raul Moraes; Recife Antigoe Evocação Nº1

MILTON NASCIMENTO, LÔ BORGES & MÁRCIO BORGES

Clube da Esquina Nº2 (arr. Paulo Tiné)

RTA LEE E ROBERTO DE CARVALHO

Caso Sério

CHIQUINHA GONZAGA

O Gaúcho (arr. Pixinguinha)

PAULO TINÉ

Ave, Maria – Homenagem a Maria Schneider

MOACIR SANTOS

Nanã

HENRY MANCINI

Pink Panther

 

MOACIR SANTOS
Coisa nº2

 

PIXINGUINHA
Concerto de Bateria

 

THAD JONES
It Only Happens Every Time

 

ASTOR PIAZZOLLA
Libertango (arr. Paulo Tiné)

 

 

OS TONS DA EMESP 

Data: 27 de outubro, domingo

Horário: 11h

PROGRAMA

NENÊ

Guaíba

Circular

Banzon

TOM JOBIM 

Vivo Sonhando

Triste

ARY BARROSO

Faceira

JOHNNY ALF

Eu e a Brisa

TOM JOBIM/ VINICIUS DE MORAIS

Brigas Nunca Mais

GEORGE GERSHWIN

I got Rythmn

KURT WEILL

Mack the Knife

FRANK CHURCHILL

Someday My Prince Will Come

THELONIOUS MONK

Blue Monk

 

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Entrada gratuita 

EMESP Tom Jobim – 30 anos
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus mais de 90 cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemora 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.

Grupos Infantis e Juvenis do Guri
Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo. A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani & Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Sobre o Grupo Verzani & Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Sobre o Grupo Chiesi

Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com

Sobre o BNY Mellon

O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investment services em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!