HomeAssessoria Cultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesTheatro São Pedro estreia O Senhor Bruschino, de Gioachino Rossini

Theatro São Pedro estreia O Senhor Bruschino, de Gioachino Rossini

Montagem inédita conta com direção musical de Cláudio Cruz, encenação e iluminação de Caetano Vilela, figurino e visagismo de Gabriel Villela e cenário de Duda Arruk. Estreia será dia 3 de dezembro e terá ensaio aberto e gratuito no dia 2, às 19h. Espetáculo será transmitido ao vivo no dia 09 de dezembro

O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, encerra a temporada lírica com a estreia em dezembro da ópera O Senhor Bruschino, de Gioachino Rossini (1792-1868) e libreto de Giuseppe Maria Foppa (1760-1845). A récita do dia 09 de dezembro, quinta-feira, será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro: youtube.com/TheatroSaoPedroTSP.

Com encenação e iluminação de Caetano Vilela, a montagem terá direção musical de Cláudio Cruz, que vai comandar a Orquestra do Theatro São Pedro, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo. O figurino é de Gabriel Villela que assina também o visagismo e a cenografia de Duda Arruk.

Saulo Javan interpreta Bruschino (pai) e Savio Sperandio é Gaudenzio. Completam o elenco Lina Mendes (Sofia), Daniel Umbelino, Florville (amante de Sofia). Fernanda Nagashima, Mariana (criada), Gustavo Lassen, Filiberto (hospedeiro), Fellipe Oliveira, delegado de polícia e Eduardo Gutiérrez, Bruschino (filho).

O Senhor Bruschino

Chamada de farsa lúdica em um ato, O Senhor Bruschino estreou em 27 de janeiro de 1813, em Veneza, e foi a última de cinco óperas cômicas que o compositor italiano escreveu para o Teatro de San Moisè. Quebrando com o estereótipo da ópera italiana, O Senhor Bruschino abandonou o disfarce e a argumentação e usou música e técnicas interessantes para descrever a realidade, em que as pessoas alternam entre a angústia e a alegria. A abertura causou escândalo na estreia, pois Rossini pede que os segundos violinos batam com o arco nas estantes de partitura. Na Itália, a ópera foi reapresentada apenas uma vez no século XIX. E, em 1857, conheceu algum sucesso numa adaptação de Jacques Offenbach no Théâtre des Bouffes Parisiens, em Paris.

Bilheteria

Os ingressos custam R$ 80 a R$ 10 (meia) e devem ser adquiridos exclusivamente pelo site: https://theatrosaopedro.byinti.com/

O SENHOR BRUSCHINO

DE GIOACHINO ROSSINI