HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesTheatro São Pedro apresenta filme Metrópolis com trilha sonora ao vivo

Theatro São Pedro apresenta filme Metrópolis com trilha sonora ao vivo

Serão quatro sessões nos dias 29, 30 de junho e 1 e 2 de julho, com ingressos a preços populares

O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, apresenta um programa especial que une cinema e música. O clássico filme mudo Metrópolis (1927), de Fritz Lang, será exibido com trilha sonora, composta pelo alemão Gottfried Huppertz, executada por instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro. As sessões acontecem nos dias 29 e 30 de junho e 1 e 2 de julho.

O espetáculo conta com a regência de Marcelo Falcão, um dos fundadores e regente titular da Babylon Orchester Berlin, orquestra residente no lendário cinema Babylon, em Berlim. “A música do filme Metrópolis é simplesmente fantástica, de muita energia e com partes de muito virtuosismo. O compositor Gottfried Huppertz realizou um trabalho meticuloso. Ele inclusive acompanhou as gravações ao piano, enquanto os atores encenavam, e foi compondo a música enquanto o filme estava sendo rodado, algo raro de se acontecer hoje em dia”, conta o regente.

Metrópolis (1927), obra-prima do diretor austríaco Fritz Lang (1890- 1976), revolucionou o cinema e se tornou um marco da ficção-científica. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado um dos grandes expoentes do expressionismo alemão. Com roteiro baseado em um livro da alemã Thea von Harbou, a história se passa no ano de 2026 em uma cidade futurista Metrópolis. A população local encontra-se dividida entre a elite, que vive na superfície, e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizada por monstruosas máquinas que fazem a cidade funcionar a todo vapor. Durante a história, o personagem Freder, filho do governante, apaixona-se por Maria, uma trabalhadora que cuida de crianças.

Esta programação de Música de Câmara do Theatro, intitulada Cine São Pedro, visa preservar com frescor a relação do público com o cinema mudo, tendo a música como principal elemento de cena e promover o contato com a sétima arte em uma sala de concerto. O espetáculo também tem por objetivo resgatar a história centenária do São Pedro, inaugurado em 1917 que já foi também cinema.

TEMPORADA MÚSICA DE CÂMARA 2023 | THEATRO SÃO PEDRO

CINE SÃO PEDRO

METRÓPOLIS (Fritz Lang, 1927)
Música original de Gottfried Huppertz