HomeAssessoria ReleasesTheatro São Pedro apresenta filmes de Charlie Chaplin acompanhados por trilha sonora ao vivo

Os clássicos do cinema mudo O Boxeador e Os Amores de Carmen ganham exibição com trilha sonora ao vivo interpretada pelo Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro. Serão duas sessões do Cine São Pedro, nos dias 17 e 18 de agosto, com ingressos a preços populares

O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, apresenta, dentro da séria de Música de Câmara, um programa especial que une cinema e música. No dia 17 de agosto, às 20h, e no dia 18, às 17h, o Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro será responsável por musicar duas produções de um dos grandes nomes da sétima arte: os curtas O Boxeador e Os Amores de Carmen, de Charlie Chaplin. Os ingressos custam R$20 e R$ 10 (meia).

Os filmes serão exibidos com trilha sonora executada pelos músicos Fábio Simão, Fábio de Oliveira (trompetes), Isaque Elias (trompa), Maurício Martins, Marco Alex (trombones) e Rubens de Oliveira (bateria), que estarão no palco no Theatro São Pedro. Para acompanhar as histórias de Carlitos, eles interpretam obras escritas por Claude Debussy, George Bizet, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Jacques Offenbach, entre outros.

Em O Boxeador (The Champion, EUA, 1917), Carlitos enfrenta um lutador profissional de boxe. Já Os Amores de Carmen (Burlesque on Carmen, EUA, 1917) narra a história de uma cigana que tenta seduzir um oficial da guarda, a fim de que ele deixe passar um contrabando.

Esta programação de Música de Câmara do Theatro, intitulada Cine São Pedro, visa preservar com frescor a relação do público com o cinema mudo, tendo a música como principal elemento de cena e promover o contato com a sétima arte em uma sala de concerto. O espetáculo também tem por objetivo resgatar a história centenária do São Pedro, inaugurado em 1917 como cinema.

Filmes e repertório

O Boxeador (The Champion, EUA, 1917)

Passeando com seu buldogue, o vagabundo encontra uma ferradura do lado de fora de um ginásio. Com o objeto, ele decide testar sua sorte em um desafio de boxe, enfrentando como sparring um lutador profissional. O vagabundo esconde a ferradura na luva e consegue nocautear o lutador da academia. O treinador o coloca como o novo lutador e ele passa a treinar, acompanhado de um garrafão de cerveja, para uma nova e grande luta. A filha do treinador se interessa por ele e um trapaceiro tenta convencê-lo a perder o embate. Durante a equilibrada luta, o vagabundo recebe ajuda de seu fiel buldogue.

Direção e Roteiro: Charles Chaplin

Elenco:

Charles Chaplin| desafiante

Edna Purviance | filha do treinador

Ernest Van Pelt | Spike Dugan

Lloyd Bacon | segundo adversário

Leo White | apostador

Carl Stockdale | adversário

Billy Armstrong | adversário

Paddy McGuire | adversário

Bud Jamison | Bob Uppercut, o campeão

Ben Turpin | vendedor na plateia

Os Amores de Carmen (Burlesque on Carmen, EUA, 1917)

Uma cigana é encarregada de seduzir um oficial da guarda, a fim de que ele deixe passar um contrabando.

Direção e Roteiro: Charles Chaplin

Elenco:

Charles Chaplin | Darn Hosiery

Edna Purviance | Carmen

Jack Handerson | Lillas Pastia

Leo White | Morales, oficial da guarda

John Rand | Escamillo, o toureador

May White | Frasquita

Bud Jamison | soldado

Lawrence A. Bowes | cigano

Frank J. Coleman | soldado

Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro
Fábio Simão, trompete
Fábio de Oliveira, trompete e concepção
Isaque Elias, trompa

LEROY AMDERSON
Bugler-s Holiday

[30 min]

OS AMORES DE CARMEN (1916)

JAIME TEXIDOR DALMAU

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos: R$ 10,00 (meia) a R$ 20,00

Vendas: bilheteria e internet theatrosaopedro.byinti.com

Formas de pagamento: Dinheiro e Cartões de Débito e Crédito

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 636 lugares

Acessibilidade: Sim

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.