HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesTheatro São Pedro apresenta concerto com obras de Clara Schumann e Fanny Hensel-Mendelssohn

Com direção musical de Ricardo Ballestero, direção cênica e iluminação de Alini Santini e participação da soprano Camila Titinger, concerto acontece no dia 30 de maio. Apresentação também será transmitida pela internet

O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, apresenta o espetáculo Além da Canção: Clara e Fanny, no domingo, dia 30 de maio, às 17h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

Com direção musical de Ricardo Ballestero, direção cênica e iluminação de Alini Santini, participação da soprano Camila Titinger e dos músicos da Orquestra do Theatro São Pedro Fabrício Rodrigues (violoncelo) e Hugo Leonardo (violino), o concerto integra a série intitulada Além da Canção que explora diferentes olhares e escutas a partir do repertório da canção. A série busca reimaginar o gênero de câmara na atualidade, articulando diálogos entre diferentes repertórios e performances, e reivindicando o protagonismo de compositoras e compositores ainda pouco interpretadas nas salas de concerto.

O programa Clara e Fanny foi concebido exclusivamente de canções e obras instrumentais dessas duas compositoras para as quais a música de câmara ocupava um lugar central em suas produções.

O espetáculo terá também transmissão gratuita pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro: youtube.com/TheatroSaoPedroTSP

Bilheteria

Não haverá venda de ingressos na bilheteria do Theatro São Pedro. Os ingressos para todos os espetáculos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site https://theatrosaopedro.byinti.com/

Além da Canção: Clara e Fanny

Ricardo Ballestero, direção musical e piano
Aline Santini, direção cênica e iluminação

Camila Titinger, soprano

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

Hugo Leonardo, violino

Fabrício Rodrigues, violoncelo

CLARA WIECK SCHUMANN
3 Romances para violino e piano, Op.22

1. Andante molto (D♭major)
    II. Allegretto: Mit zartem Vortrage (G minor)
    III. Leidenschaftlich schnell (B♭ major)

Das Veilchen

Er ist gekommen in Sturm und RegenOp.12, n.1

Die stille LotosblumeOp.13, n.6

Mein Stern

LiebeszauberOp.13, n.3

FANNY HENSEL-MENDELSSOHN

Trio para violino, violoncelo e piano, Op.11

Allegro molto vivace

Morgenständchen

Abendbild

Nacht ist wie stilles Meer

Nach Süden

Lied ohne Worte, Op.8, n.3 para piano solo

Data: 30 de maio, domingo, 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Theatro São Pedro

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro temuma das históriasmaisricas e surpreendentes da músicanacional. Inauguradoemumaépoca de florescimento cultural, o teatro se insere tanto natradição dos teatros de óperacriadosnavirada do século XIX para o XX quantonaproliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o únicoremanescente dessa épocaem que a culturaestavaespalhadapelasruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversasfases e reinvenções. Jáfoi cinema, teatro, e, semcorposestáveis, recebiacompanhiasitinerantes que montavamóperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatrofoipalco de resistênciapolítica e cultural, e recebeugrandesnomes da nossamúsica, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de terabrigado concertos da Osesp. Apóspassar por umarestauração, foireabertoem 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a óperapassou a ocuparlugar de destaquenaprogramação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essavocaçãofoireafirmada. Aolongo dos anos, suastemporadaslíricasapostaramnadiversidade, com títulosconhecidos do repertóriotradicional, obraspoucoexecutadas, além de óperas de compositoresbrasileiros, tornando o Theatro São Pedro umareferêncianacenalírica do país. Agora o Theatro São Pedro iniciauma nova fase, respeitandosuaprópriahistória e atentoaosnovosdesafios da arte, da cultura e da sociedade.