HomeAssessoria ReleasesTelas de Benedicto Calixto protagonizam nova exposição do Museu do Café

Telas de Benedicto Calixto protagonizam nova exposição do Museu do Café

As obras contempladas incluem “A Fundação da Vila de Santos”, “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”

Os três quadros de Benedicto Calixto que adornam o Salão do Pregão, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, são o tema da nova exposição temporária do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Intitulada “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, a mostra será inaugurada no dia 25 de abril, às 18h, com entrada gratuita.

A curadoria, dividida em três módulos, busca apresentar uma análise do conteúdo retratado nas obras – individual e enquanto conjunto –, o contexto histórico e cultural em que o autor estava inserido, suas referências, e a importância dessas telas para uma narrativa que era construída em São Paulo na década de 1920.

No primeiro momento, o público poderá entender as circunstâncias envolvendo a encomenda das telas pela Companhia Construtora de Santos, que visavam, muito além de decorar o ambiente, traçar uma linearidade no desenvolvimento da cidade, rumo ao progresso, e apresentar as bases da genealogia paulista. Ainda nessa parte, é possível ver referências utilizadas por Calixto durante seu processo artístico, incluindo fotos, mapas e documentos.

Já no segundo e terceiro módulos, os painéis serão explorados separadamente. Primeiro, as duas pinturas auxiliares, “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”, contendo paralelos do desenvolvimento de Santos, contarão com reproduções em tamanho real, examinando seus principais elementos. O grande tríptico “A Fundação da Villa de Santos” ganha formato especial, tornando-se um cenário interativo, reproduzindo paisagens, construções e personagens.

Os interessados poderão acompanhar a inauguração gratuitamente. Não é necessário realizar inscrição prévia, bastando comparecer ao Museu no horário estipulado.

Serviço:

 

Inauguração da exposição temporária “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”

Data: 25 de abril

Horário: 18h

Preço: Gratuito

Local: Museu do Café

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Compartilhe!