HomeAssessoria ReleasesTeatro Sérgio Cardoso recebe o maestro João Carlos Martins

Teatro Sérgio Cardoso recebe o maestro João Carlos Martins

Primeiro concerto presencial da Bachiana acontece no Teatro Sergio Cardoso, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, traz as sopranos Amanda Souza, Anna Beatriz Gomes e Jessica Leão, acompanhadas do maestro Heitor Fujinami

João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP, depois de sequência de lives durante este período de isolamento social vivido pelo mundo, aproximando-se de 1,5 milhões de visualizações, faz em 30 de novembro o primeiro concerto presencial João Carlos Martins e As Três Sopranos. Apresentação será no Teatro Sergio Cardoso, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, que fica localizado no bairro do Bixiga.  Seguindo todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde, concerto terá capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e o uso de máscara durante permanência no teatro. Para comemorar, Martins convidou as sopranos Amanda Souza, Anna Beatriz Gomes e Jessica Leão, que estarão sob regência do maestro Heitor Fujinami.

 

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o concerto começa com Anna Beatriz Gomes e a Ária da Boneca, abertura da última e mais popular obra de Jacques Offenbach, a ópera fantástica Os Contos de Hoffmann, cuja história gira em torno das decepções amorosas do poeta Hoffman por três musas: a boneca Olympia, a inocente Antônia e a cortesã Giulietta.

Wolfgang Amadeus Mozart, com o primeiro e o quarto movimentos da Sinfonia nº 40, Molto Allegro e Allegro Assai, e A Rainha da Noite, com Jéssica Leão interpretando a ária da ópera A Flauta Mágica, considerada uma das mais difíceis a ser cantada pelo seu agudo altíssimo, dá sequência à apresentação.

As Danças Húngaras de Johannes Brahms, escritas originariamente para duo de piano, são um grupo de 21 danças baseadas em temas húngaros, compostas em 1869. Três delas, a 1ª, 3ª e a 10ª, foram transcritas pelo compositor para orquestra em 1874. Martins traz a 1ª delas, conhecida através da cena na barbearia do filme O Grande Ditador, de Chaplin.

O mio babbino caro, considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini, composta especialmente para a voz feminina de soprano e imortalizada por Maria Callas, é a obra escolhida pelo maestro João Carlos Martins para a primeira a atuação da soprano Amanda Souza nesta noite.

Ao piano e sob a regência de Heitor Fujinami, João Carlos Martins – que voltou a tocar em 2020 com a ajuda das luvas extensoras criadas especialmente para ele pelo designer Ubiratan Bizarro – traz três clássicos. Começa com o chamado tango “número um” do músico e compositor argentino Ástor Piazzolla, Adiós Nonino, considerada uma de suas melhores e mais representativas composições. Segue com Yesterday, canção de Paul McCartney lançada no álbum Help em 1965, a mais regravada e tocada nas rádios da história da música, e fecha com Love of My Life, canção escrita por Freddie Mercury e parte do quarto álbum de estúdio da banda de rock britânica Queen, A Night at the Opera, lançado em 1975.

As três sopranos, Amanda Souza, Anna Beatriz Gomes e Jessica Leão, voltam ao palco para uma atuação conjunta em Con te partirò, composta por Francesco Sartori em 1995 para o então estreante Andrea Bocelli, lançada no álbum Romanza, que se tornou sua canção símbolo. Ainda juntas, fecham o concerto As Três Sopranos com Parla Piu Piano, de Nino Rota com letra de Larry Kusik e lançada em 1972, conhecido como o tema do filme O Poderoso Chefão.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

Desde o início da pandemia, o Teatro vem realizando diversas ações no espaço cênico veiculadas gratuitamente por meio da plataforma #CulturaEmCasa, atingindo tanto o público de São Paulo como de outros estados.  Algumas das ações desempenhadas ao longo do período de isolamento foram a gravação da série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, que comemora o aniversário do espaço com apresentações artísticas de músicos, atores, bailarinos e artistas circenses; as transmissões dos eventos +Orgulho, apresentação ao vivo da São Paulo Cia de Dança, #ViradaSPOnline de Salto, do Vale do Futuro, de Rio Grande da Serra e de Marília.

Sobre Amigxs da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Museu da Diversidade Sexual o Teatro Estadual de Araras.

MINISTÉRIO DO TURISMO E FUNDAÇÃO BACHIANA APRESENTAM:

Maestro João Carlos Martins e Bachiana SESI-SP em

João Carlos Martins e As Três Sopranos

 

Maestro João Carlos Martins

Maestro Heitor Fujinami

Solistas: Amanda Souza / Anna Beatriz Gomes / Jessica Leão

Serviço:

30/11/2020, às 20h

Teatro Sergio Cardoso

  1. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3882-8080

 

 

 

ENTRADA GRATUITA

O público poderá retirar os ingressos antecipadamente através da Sympla – limite de 2 ingressos por usuário. O Teatro Sérgio Cardoso seguirá todos os protocolos instituídos pelo ministério da saúde. Capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e o público deverá fazer o uso de máscara durante toda sua permanência no teatro,

Programa

  1. Offenbach

Ária da Boneca

Solista: Anna Beatriz Gomes

  1. A. Mozart

Sinfonia nº 40 – Molto Allegro

  1. A. Mozart

Sinfonia nº 40 – Allegro Assai

  1. A. Mozart

Ária A Rainha da Noite

Solista: Jessica Leão

  1. Brahms

Dança Húngara nº 1

  1. Puccini

O Mio Babbino Caro

Solista: Amanda Souza

  1. Piazzolla

Adios Nonino

João Carlos Martins ao piano

Regência: Maestro Heitor Fujinami

Paul McCartney

Yesterday

João Carlos Martins ao piano

Regência: Maestro Heitor Fujinami

Freddie Mercury

Love of my life

João Carlos Martins ao piano

Regência: Maestro Heitor Fujinami

  1. Sartori

Con te partiro

Solistas: Amanda Souza / Anna Beatriz Gomes / Jessica Leão

Nino Rota

Parla Piu Piano

Solistas: Amanda Souza / Anna Beatriz Gomes / Jessica Leão

Compartilhe!