HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesTeatro Sérgio Cardoso recebe 1º Festival Mesquita’s de Ópera gratuito

Teatro Sérgio Cardoso recebe 1º Festival Mesquita’s de Ópera gratuito

Evento gratuito promove uma experiência única com árias, duetos e conjuntos operísticos

O Teatro Sérgio Cardoso recebe o concerto de encerramento do 1º Festival Mesquita’s de Ópera dia 29 de julho, sábado, às 11h. O evento gratuito tem por objetivo promover a cultura, a música e principalmente a ópera por meio de árias, duetos e conjuntos operísticos marcantes. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 10h no próprio dia do evento. O Teatro Sérgio Cardoso é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão da Associação Paulista Amigos da Arte.

O repertório de encerramento traz músicas dos principais representantes mundiais da música clássica, como Giuseppe Verdi, Puccini, Donizetti e Mozart, interpretados por Luiz Ottavio Faria, Cristiane Mesquita, Marcello Mesquita, Eli Lobato, Pedro Côrtes, Jéssica Acêdo, Adriana Bernardes, Sebastião Teixeira, Aylton Macedo, Vocal Lírico CoraLeste e, no piano, Renan Branco.

“A realização do concerto no Sérgio Cardoso reafirma o posicionamento do espaço como um local comprometido com eventos variados de promoção e valorização da cultura e artistas brasileiros”, afirma Glaucio Franca, diretor-geral da APAA [SUGESTÃO DE ASPAS].

“Sabemos que a ópera é muitas vezes vista como distante e é exatamente por isso que seguimos na caminhada pela democratização do acesso a este bem cultural. Nosso festival tem por objetivo principal o desenvolvimento e a preparação artística de cantores líricos, assim como o aperfeiçoamento de suas habilidades artísticas, musicais e cênicas”, diz Cristiane Mesquita, soprano e educadora de canto.

Sobre os realizadores

Cristiane Mesquita, soprano, cursou canto lírico com Helly-Anne Caram e violino no Conservatório Heitor Villa-Lobos. Cursou música com bacharelado em canto erudito pela Universidade Cruzeiro do Sul. É licenciada em música pela Unimes. Integrou o Coral do Estado de São Paulo. Atuou nas óperas “Madama Butterfly”, “Macbeth”, “Vanessa” e temporada da ópera “Gianni Schicchi” e “I Pagliacci” pela Cia Ópera São Paulo. Realizou também concerto de árias e duos românticos pela Abal em Casa d’Italia em Campinas, Hotel Toriba e uma série de Concertos Lírico-Sinfônicos junto à orquestra de Americana sob a regência de Álvaro Peterlevitz.

Participou das masterclasses da soprano Verônica Villarroel, onde se apresentou no Theatro São Pedro no recital de encerramento, interpretando a personagem Mimi da ópera “La Boheme”. Participou do Festival Música em Trancoso pela Mozarteum Brasileiro. Em 2022 cursou o Ópera Estúdio do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2023 foi finalista do concurso de canto internacional Fiorenza Cedolins. Atualmente tem produzido e se apresentado em recitais e concertos com a Mesquita’s Produções Coral & Orquestra, além de atuar como educadora de Canto na Fábrica de Cultura do Governo de Estado de São Paulo.

Marcello Mesquita, tenor, iniciou seus estudos de técnica vocal com Helly-Anne Caram. Cursou bacharelado em canto lírico pela Unicsul e licenciado em música pela Unimes. Participou dos masterclasses com Alicia Nafé, Roberto Serville, Giovanna Casolla, Verônica Villarroel e Kaludi Kaludov. Integrou o Coral do Estado de São Paulo sob a regência de José Ferraz, Nibaldo Araneda e Naomi Munakata. Também fez parte da instalação operística “O Trem Fantasma” no Sesc Belenzinho. Atuou nas óperas “Der Mond” de Carl Orff, Notaro e Lo Svegliato da ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Giovanni Paisiello, Marullo em “Rigoletto” de Verdi, Fiorello e Figaro em “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, Comissário Imperial e Príncipe Yamadori em “Madama Butterfly”, Cesare Angelotti em “Tosca”, e Gherardo em “Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini.

Junto ao Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, participou da montagem da Ópera “Lohengrin” de Richard Wagner. Em 2022 interpretou Canio na ópera “I Pagliacci” de Ruggero Leoncavallo, com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Sinfônica de Americana, com regência do maestro Álvaro Peterlevitz  na turnê A Caminho do Interior, em mais de 10 cidades pelo estado de São Paulo. Junto ao coro lírico do Theatro Municipal de São Paulo, atuou na ópera “Ainda” de Giuseppe Verdi, com regência do maestro Roberto Minczuk. Participou ainda de Concertos Natalinos pelo Banco do Brasil. Em 2014 fundou a Mesquita’s Produções Cora e Orquestra e, juntamente a Cristiane Mesquita, tem produzido e se apresentado em masterclasses, recitais e concertos.

Concerto de Encerramento do 1º Festival Mesquita’s de Ópera

Dia 29 de julho de 2023, sábado, 11h

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista

Ingressos: Gratuito – Distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início das sessões