HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesTeatro Sérgio Cardoso oferece atividades gratuitas no Dia das Crianças

Teatro Sérgio Cardoso oferece atividades gratuitas no Dia das Crianças

“Rua de Brincar” terá música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos em frente ao teatro

No dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, o Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, oferece o evento “Rua de Brincar”, com uma programação inteiramente gratuita para toda a família curtir com a criançada. A celebração, que acontece em frente ao teatro a partir das 10h30, tem apoio da Prefeitura de São Paulo através de sua Secretaria de Cultura.

O trecho da Rua Rui Barbosa onde está localizado o Teatro Sérgio Cardoso (número 153) será fechado especialmente para o evento, para o oferecimento de mais de uma dezena de atividades, entre música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos.

A primeira atração será a contação de história “Feitos para voar”, do Grupo Três Marias e Um João, seguida pelas apresentações teatrais “Dois Baús”, da Cia do Elefante, e “Já Elvis?”, da Trupe Cia de Histórias. Depois é a vez do show musical Beatles Para Crianças e, na sequência, a atração circense Irmãos Becker com seu “Show dos Becker”. Para finalizar, mais uma contação de história: “Histórias Negras”, da Liruê Cia de Histórias. 

Além desses espetáculos, “Rua de Brincar” traz uma série de recreações, como uma oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos, pintura facial, pernaltas itinerantes e brinquedos infláveis: piscina de bolinhas, tobogãs, cama elástica e pula-pula. E, como não poderia faltar, terá ainda pipoca e algodão doce.

“O Teatro Sérgio Cardoso proporciona arte e diversão às crianças, garantindo o seu direito de brincar e ser feliz. O acesso a essas atividades desempenha um papel fundamental na formação de adultos com uma visão de mundo mais enriquecedora e na construção de uma sociedade mais harmoniosa”, afirma Glaucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte. 

Confira abaixo a programação completa de “Rua de Brincar”: 

10h30 – “Feitos para voar” – Grupo Três Marias e Um João

11h às 14h – Oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos

11h30 – “Dois Baús” – Cia do Elefante

12h30 – “Já Elvis?” – Trupe Cia de Histórias

14h – Beatles Para Crianças

15h30 – “Show dos Becker” – Irmãos Becker

16h30 – “Histórias Negras” – Liruê Cia de Histórias

Durante todo o evento – pintura facial, pernaltas itinerantes, piscina de bolinhas, tobogãs, cama elástica, pula-pula, pipoca, algodão doce e monitores.

Sobre as atrações:

“Feitos para voar” – Grupo Três Marias e um João

Narração com contos que falam sobre liberdade, transformação e sobre se aventurar nas alturas dos céus: “A Andorinha Mágica”, história contada pelos indígenas da tribo Kaxinawá, e “A Águia e a Galinha”, que conta a história de um camponês que pegou um filhote de águia e a criou junto com as galinhas no galinheiro.

Oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos

Nessa oficina as crianças soltam a imaginação e pintam, recortam, colam e produzem suas fantasias. A oficina fornece materiais como sainha de tule, capa de cetim, fitas, papéis, colas, tesouras e muitos adereços.

“Dois Baús” – Cia do Elefante

Com direção de Laís Trovarelli e Vinícius Albano, o espetáculo traz muita música, dança e números circenses.

“Já Elvis?” – Trupe Pé de Histórias

Nina briga com sua melhor amiga porque não consegue controlar o impulso de ser mandona, até que se depara com alguém ainda mais mandão que ela própria. Em seus sonhos, seu pai vira Elvis Presley e tudo o que Nina busca é ser como ele. Mas ela percebe que nem tudo brilha como as estrelas e que até o rei do rock passa por momentos difíceis. 

Beatles para Crianças

Fabio Freire e Gabriel Manetti, educadores e idealizadores do projeto, dominam completamente o repertório dos Beatles e a condução do espetáculo com a criançada, apresentando cada canção com sabor de novidade, com uma pegada atual e de olho no interesse das novas gerações, fazendo uso de instrumentos como ukulele, bandolim, washboard, tambor de língua e kazoo.

“Show dos Becker” – Irmãos Becker

Os artistas surpreendem com a criatividade de seus números contemporâneos de malabarismo e equilibrismo. Malabaristas cômicos encantam a plateia com a diversidade de materiais, como chapéus e diabolôs, e ainda dançam com facas.

 “Histórias Negras” – Liruê Cia de Histórias

Contação de histórias da companhia, cujo trabalho artístico e pedagógico é direcionado para a infância e juventude.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Compartilhe!