HomeDESTAQUES ESPECIAISTaça das Favelas chega a São Paulo com cerimônia de abertura no Museu do Futebol

Taça das Favelas chega a São Paulo com cerimônia de abertura no Museu do Futebol

Competição de futebol de campo entre favelas reuniu jovens, lideranças comunitárias, autoridades, ex-jogadores e artistas

O Museu do Futebol sediou hoje, 31 de janeiro, a abertura da Taça das Favelas, maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA). O evento já faz parte do calendário esportivo de 12 estados brasileiros e passa a incluir São Paulo na agenda. A cerimônia de lançamento reuniu jovens apaixonados por futebol, lideranças comunitárias, autoridades, ex-jogadores, artistas e parceiros.

O palco de celebração da primeira edição paulista da competição foi o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, localizado dentro do estádio do Pacaembu, famoso e significativo ponto da cidade de São Paulo.

O secretário Sérgio Sá Leitão participou da abertura do evento e do tour que levou os participantes a uma visita especial pelo museu. “Futebol é cultura, é história, é cidadania e é parte da identidade do povo brasileiro. É fundamental valorizarmos e tornarmos o esporte acessível a todos, e a Taça das Favelas e o Museu do Futebol cumprem esses papéis com excelência”, ressaltou. O prefeito Bruno Covas, o rapper MV Bill e a jogadora de basquete Marta também prestigiaram o evento.

Os jogadores e treinadores do torneio vão participar do Congresso Técnico no dia 30 de março, para receber orientações sobre regulamento e arbitragem. No dia seguinte, terão um Workshop Social, e os jogos começam nos gramados paulistas no dia 6 de abril. As primeiras favelas campeãs da Taça das Favelas São Paulo, feminina e masculina, serão conhecidas na grande final, que acontece dia 1º de junho, com transmissão ao vivo do Sportv.

Compartilhe!