HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesSXSW: Casa São Paulo terá workshops, palestras e eventos de networking

SXSW: Casa São Paulo terá workshops, palestras e eventos de networking


As ações, focadas em geração de negócios e atração de investimento estrangeiro, acontecem entre os dias 9 e 12 de março, em Austin, nos EUA

O Governo de SP estará representado pela Casa São Paulo, no South by Southwest (SXSW) deste ano. Localizada em frente ao hangar principal do evento e aberta ao público de 9 a 12 de março, tem por objetivo promover o Estado e atrair investimentos estrangeiros. Esta é uma ação inédita no maior evento de inovação do mundo, que ocorrerá entre os dias 8 e 16 de março, em Austin, nos Estados Unidos. 

“O nosso intuito com a Casa São Paulo, que funcionará como um centro de conexões para visitantes de todo o mundo, é posicionar o Estado como um centro de criatividade e inovação, e mostrar tudo o que temos de melhor na nossa Cultura”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton. 

A programação da Casa contará com quatro eixos temáticos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades do espaço, que oferecerá, também, palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e por marcas parceiras.

Essa será a primeira vez que um estado brasileiro terá um espaço próprio dentro do SXSW, que reúne as principais marcas e líderes globais em tecnologia, entretenimento, internet, música, cinema e jogos. Com aproximadamente mil metros quadrados, a Casa São Paulo terá capacidade para receber pelo menos 5 mil pessoas, além das mais de 300 mil pessoas que participarão do evento. A organização do espaço é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pela InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Gerando Falcões.

Confira detalhes:

9 de março – Tecnologia e Inovação

9h – 10h – Coffee Break

09h42 – 09h49 – Experiência de 7 minutos com Rohit Bhargava, fundador da Non-Obvious Company

10h – 11h – SPXP Ao Vivo: Transmissão com tradução simultânea de Amy Webb, consultora de lideranças e aponta tendências tecnológicas e científicas que podem ditar os rumos da humanidade, e um dos principais destaques na programação do SXSW

11h às 11h30  “How Embraer services and support drives digital to grow? “ com Alexandre Avila –  Vice presidente de Estratégia da Área de Service e Suporte da Embraer

12h30 – 13h – Adesampa Business Round, com pitches de grandes startups paulistas, como Mais1Code, com o representante Diogo Bezerra da Silva; PlaySTEM Academy, com o representante  Ubirajara Meneses de Lavor; Free Soul Food Comida Natural, com os representantes Janete da Costa e Pedro Nogueira da Luz; e mediação de Ary Scapin.

13h – 14hSPXP Live: Speaker Broadcast SXSW + São Paulo Insights 

Transmissão do Keynote Speaker do dia do SXSW na casa com tradução simultânea pra português e espanhol. 

14h – 14h30  “ Drinking AI – How technology is disrupting the harmful use of alcohol”, com Armando Jr., secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo; Rodrigo Moccia, diretor de Relações Institucionais na Ambev; e Tom Achoki, diretor Sênior de Estratégia e Impacto na Fundação AB InBev; além de Bettina Grajcer, sócia-fundadora da AUÍRI, como mediadora.

14h30 – 15h30 – “Tech Talk Brazil: Navigating AI Frontiers”, com Ana Carolina da Hora, cientista de computação, pesquisadora e fundadora do Instituo Da Hora, Flavio Pripas, que foi nomeado como uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios em 2012 pela Revista FastCompany; Ronaldo Lemos, respeitado acadêmico no campo da tecnologia, mídia e propriedade intelectual.

15h30 – 16h – “Accelerating AgTech Sustainability Progress Through Innovation”, um mergulho profundo nas melhores práticas sustentáveis de São Paulo no campo.

Com Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Aysu Bilgin, gerente executiva de Estratégia Global na BRF, Marcella Falcão, Head de corporações e investimentos da Cubo.network e mediação de Chris Pelajo, renomada jornalista brasileira.

16h – 17h – Brazil’s Creative Economy: Dreaming our Collective Future, uma dinâmica exclusiva onde reuniremos a comunidade brasileira no SXSW com o objetivo de networking e troca de ideias. 

Com Vanessa Mathias e Luciana Bazanella da White Rabbit.

17h – 17h30 – “São Paulo House welcomes South by community” com um happy-hour. Presença de Arthur Lima, chefe da Casa Civil, representando o Governador Tarcísio de Freitas; Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Edu Lyra, empreendedor social e fundador da Gerando Falcões; Tracy Mann, responsável pela área de desenvolvimento de negócios internacionais para o Brasil no SXSW; Hugh Forrest, co-presidente e chefe de programação do SXSW; e Ana Sousa,  gestora de Comunicação Institucional e Estratégica ligada diretamente ao CEO da Fundação Itaú.

17h30 – 18h30 – “SPXP Music presents Samba Queens”, um tributo ao samba brasileiro com Grazzi Brasil e Jô Santana

18h30 – 19h – “SPXP Music presents Dj Cady”

19h – 20h – “SPXP Music presents Hodari”

20h – 21h – SPXP Closing – DJ Cady

10 de março – Favela Day

9h – 10h – Coffee Break

10h – 11h30 – “Internacional insights into the brazilian movie ‘Toll’ (Pedágio) and the artistic career of the brazilian actress Maeve Jinkings”

Com Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine; Maeve Jinkings, atriz brasileira; e Karen Castanho, fundadora da Biônica Filmes.

11h30 – 12h30 – “Gerando Falcões presents: Favela Day”

Com Edu Lyra, empreendedor social brasileiro e fundador da Gerando Falcões; Marilia Marton, secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; KondZilla, renomado diretor e produtor brasileiro; Armando Jr., secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo; e Renato Barreiros, coordenador das Fábricas de Cultura da Zona Leste.

12h30 – 13h – “Unlocking Opportunities: Navigating Brazil’s Entertainment Industry and Incentive Financing – Exploring the Film and Television Market”, uma análise valiosa do vibrante setor de entretenimento do Brasil, com destaque para os setores de cinema e televisão.

Com Fabio Cesnik, da CQS/FV Advogados; e Daniela Vieira, DFV Content Intelligence, Strategy & Consumer Experience.

13h – 14h – “SPXP Live: Speaker Broadcast SXSW + São Paulo Insights”

Transmissão do Keynote Speaker do dia do SXSW na casa com tradução simultânea pra português e espanhol. 

14h – 14h30 – “Creative SP Business Round”

Rodada de negócios, apresentada por Creative SP – programa líder global dedicado a promover a criatividade e a inovação do estado de São Paulo – com pitchs das empresas: Zeferina Produções, Biônica Filmes, ARKx, Lemme Content e Moonshot Pictures. 

14h30 – 15h30 – “What Is The Future Of Cities In The New Climate Context?”, um diálogo sobre como São Paulo e o Brasil estão explorando soluções inovadoras para reverter as mudanças climáticas e o que aprendemos com as favelas para orientar as decisões futuras da sociedade.

Com Virgínia Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Sabesp; Kdu dos Anjos, MC e fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha; Pedro Sutter, vice presidente de Governança e Compliance da CCR; e mediação de Eco Moliterno, diretor executivo de Criação da Accenture Interactive para a América Latina.

16h – 17h – “FAVELA-X and FAVELA 3D: The Social Race”.

Com Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões; Eliane Dias, da Boogie Naipe; Mayara Lyra, diretora administrativa e financeira da Gerando Falcões; e Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva do Instituto CCR e diretora de Responsabilidade Social.

18h – 19h – “SPXP Music presents Dj Léo Justi”.

19h – 20h – “SPXP Music presents Vulgo FK”.

20h – 21h – “SPXP Closing”.

11 de março – Economia Criativa

9h – 10h – Coffee Break

10h – 11h – “GR: Game Reality. More Than Virtual, A Social Impact”, um mergulho na influência econômica e cultural dos jogos no Brasil e no mundo.

Com Rodrigo Terra, co-fundador da ARVORE Immersive Experiences; German Heller, um escritor, produtor, diretor, desenvolvedor de software e especialista em tecnologias emergentes como a realidade virtual (VR); Márcio, conhecido como Jamela, embaixador e professor no DiversiGames; e Bruna Pastorini, sócia e Chief Strategy Officer da DRUID Creative Gaming.

11h – 11h30 – “Spcine Business Round”, uma conversa com as iniciativas mais notáveis de São Paulo no campo do audiovisual e do empreendedorismo criativo.

Com Brenda Barbosa Chagas, da Haze Filmes; Lincoln Amorim Pires, da Monomito Filmes; e mediação de Musa Miranda.

11h30 – 12h30 – “Communicating With Purpose. Discussing the role of public communication in impacting people’s lives”, um painel em que exploraremos o impacto da comunicação pública por meio das iniciativas do Governo de São Paulo.

Com Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia; Alan Strozenberg, fundador e CEO da Agência Baila; Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli e Fernando Diniz CEO da Leo Burnett.

12h30 – 13h – “Spcine Business Round”, uma conversa com as iniciativas mais notáveis de São Paulo no campo do audiovisual e do empreendedorismo criativo.

Com Santi Miguelena Gonzalez, d’A Visionária Lab; Aline Zambrini Santos, da Zordon Analitcs e mediação de Ary Scapin e Barbara Trugillo. 

13h – 14h “SPXP Live: Speaker Broadcast SXSW+ São Paulo Insights” 

Transmissão do Keynote Speaker do dia do SXSW na casa com tradução simultânea pra português e espanhol. 

14h – 14h30 – “Expanding Borders: Rede Afirmativa Spcine in the Internationalization of the São Paulo Audiovisual Sector”, um debate sobre a importância de tornar a iniciativa da Rede Afirmativa global e seu impacto além das fronteiras do setor audiovisual na cidade de São Paulo.

Com Lyara Oliveira, presidente da Spcine; Mailson Soares, diretor/cinegrafista e CEO da Favela Made; e Santi González, pesquisador, produtor e documentarista e co-fundador da A Visionária Lab.

14h30 – 15h30 – “From Innovation to culture: unleashing the power of creative XR projects in the era of spatial computing”

Com Sérgio Galvão Roxo, especializado em comunicação, produção audiovisual, mídia imersiva (XR/VR), pesquisa acadêmica e intervenção social por meio de projetos artísticos; Lyara Oliveira, presidente da Spcine; Simone Kliass, cofundadora e conselheira da Associação Brasileira de Realidade Estendida (XRBR), presidente do comitê de XR, Games e Metaverso do IAB Brasil, e lead ambassador na Women in Voice; e Charlie Fink, que escreve a coluna semanal “Esta Semana em XR” para a Forbes.

15h30 – 16h – “CreativeSP @ Global Gathering” com convidados da UK House

CreativeSP, programa líder global dedicado a promover a criatividade e a inovação no estado de São Paulo, Brasil, está organizando este evento de networking, o CreativeSP Global Gathering, em parceria com a UK Business Trade. 30 minutos de networking entre mentes criativas e empreendedores de todo o mundo para explorar oportunidades, trocar ideias e catalisar parcerias no setor das indústrias criativas.

16h – 17h – “Paris 2024, Olympic Games at Globo: The Best Of Us”, um bate-papo sobre os bastidores da transmissão dos Jogos Olímpicos, os diversos recursos tecnológicos, as oportunidades de negócios e as histórias de superação.

Com Manzar Feres, diretora de Comercialização do Grupo Globo; Joana Thimoteo, jornalista; e as ex-jogadoras brasileiras de vôlei profissional Fernanda Garay Rodrigues e Fabiana “Fabi” Alvim de Oliveira.

17h – 19h – “SPXP Music presents Dj Nyack”.

19h – 20h – “SPXP Music presents Jota.Pê”.

20h – 21h – “SPXP Closing – Dj Nyack”.

12 de março – Artes e Festivais

9h – 10h – Coffee Break

10h – 11h “Beyond Likes: The Business of Influence in the Digital Age”, este painel investiga a transformação dos influenciadores em verdadeiros criadores de conteúdos, remodelando a narrativa das histórias digitais a nível global. 

Com Alan Rochlin, diretor de negócios e gerente geral na MAP Brasil; Christian Rôças, chief of Creative Curation da WYcreative; Ana Paula Passarelli, diretora de Operações da BRUNCH; e mediação de Leandro Valiati, acadêmico e pesquisador brasileiro, especializado em economia criativa e políticas culturais.

11h – 11h30 “Driving the future: leadership and innovation | São Paulo and Toyota’s bets for a sustainable journey”, painel que analisa a mobilidade e sustentabilidade, dois conceitos que andam de mãos dadas quando o assunto é descarbonização, e também como a tecnologia e a inovação são aliadas nesse processo, por meio de uma análise paralela da mobilidade de São Paulo.

Com Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Eduardo Camignotto, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Toyota do Brasil; e moderação de Luiz Gustavo Pacete, editor de tecnologia e inovação da Forbes Brasil. 

11h30 – 12h30 – “Festival Trends 2024: From Climate Emergency to AI”, painel que reúne produtores dos maiores eventos globais de música do mundo para falar sobre o futuro da indústria, a batida de São Paulo e a relevância do Brasil, e os desafios contínuos em um mundo que está sempre evoluindo. 

Com Adriana Barbosa, empreendedora social brasileira e fundadora da Feira Preta; Ant Forbes, gerente de produção da embaixada britânica da música no festival SXSW; Cairê Aoas, co-fundador associado na FabLab Hub, Fábrica de Bares e Diverti Eventos e mediação de Fernanda Paiva, especialista em cultural branding, estratégia e inovação criativa para marcas e projetos.

13h – 14h – “SPXP Live: Speaker Broadcast SXSW + São Paulo Insights”.

Transmissão do Keynote Speaker do dia do SXSW na casa com tradução simultânea pra português e espanhol. 

14h30 – 15h30 – “Sertanejo: The Power of Brazilian and international Country Music”, neste painel, será traçado paralelos entre o country americano e o sertanejo brasileiro, ambos rompendo fronteiras artísticas e de público.

Com Gui Marconi, sócio fundador na Coala Music e Grupo Diverti Eventos; Cris Leuzinger, executiva de marketing e comunicação na Som Livre;  Damon Whiteside, diretor executivo na Academia de Música Country; e Luíza Martins, cantora e compositora brasileira de música sertaneja.

15h30 – 16h – “Book Release 100 Mulheres: Uma sobe e puxa a outra”, lançamento do livro que vai acontecer no palco externo da casa em que as autoras vão falar sobre o livro, sua comunidade e suas experiências.

16h – 17h “Brazilian Women in Music Business Redefining Leadership”, painel que discutirá a influência cada vez mais significativa do poder feminino no mundo dos negócios e da música.

Cris Garcia Falcão, responsável pela Estratégia de Artistas e Gravadoras para a América Latina no Virgin Music Group; Sandra Jimenez, diretora e Chefe de Música, LATAM no YouTube; Flávia César, diretora de Licenciamento Estratégico, Comercial, Cinematográfico e de Sincronização da Warner Music; e mediação de Claudia Assef, editora do music non stop web, sócia do Women’s Music Event, autora do livro “Todo DJ Já Sambou”.

17h – 19h – “SPXP Music presents Tamenpi”

19h – 20h – “SPXP Music presents Luiza Martins”

20h – 21h – “SPXP Closing – Dj Sarah Story”

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Compartilhe!