Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado visa ampliar o acesso a conteúdos culturais e criativos de qualidade; Plataforma inédita disponibiliza espetáculos, concertos, shows, peças, visitas virtuais a museus, aulas e palestras, ao vivo e por demanda.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado lança nesta segunda-feira (20) a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br, os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.

“Vamos disponibilizar conteúdo cultural, artístico e criativo de grande qualidade para todos os públicos, totalmente gratuito e com geração de renda para os profissionais do setor”, explica o Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

A plataforma reúne conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre  as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso. Terá ainda conteúdos de outras instituições culturais e de produtores independentes.

“É uma expansão do trabalho da Secretaria. Temos mais de 50 instituições culturais vinculadas, entre museus, centros culturais, corpos artísticos, salas de espetáculos, oficinas culturais, fábricas de cultura e outras, e todas produzem conteúdos de grande interesse, que decidimos disponibilizar pela internet. A ideia é democratizar o acesso e ampliar o alcance de tudo o que fazemos”, destaca o Secretário.

Ele revela que o projeto já existia, mas foi acelerado no contexto da pandemia, remanejando os recursos de difusão presencial – impedidas de acontecerem – para a difusão virtual. “As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade”, diz o Secretário.

Renda

Além do espaço para conteúdos próprios, a plataforma fará o licenciamento de projetos de produtores culturais de todo o Estado. ”A ideia é que ela seja também um instrumento de geração de renda para artistas, técnicos, produtores e profissionais da cultura de forma geral”, explica o Secretário. Ele assinala que o setor foi o primeiro a ser afetado pela pandemia do coronavírus e que cerca de 650 mil profissionais no Estado estão hoje sem renda.

Os vídeos são selecionados por uma equipe de curadores da Organização Social gestora do projeto, a Amigos da Arte. “Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e diverso. É difusão cultural para todos e acesso 100% gratuito”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. “Vamos disponibilizar conteúdos que não estão presentes em outras plataformas.”

Lives

Parte deste projeto acontecerá ao vivo. Para marcar o lançamento da plataforma, estão programadas 120 lives – 60 com artistas e 60 com aulas e oficinas. A partir de terça-feira (21), às 21h30, vai ao ar o Festival #CulturaEmCasa, em que artistas farão apresentações ao vivo no site. Erasmo Carlos e Eva Wilma são alguns dos nomes confirmados. Confira a programação abaixo.

Durante as performances, os espectadores serão convidados a participar de uma campanha de arrecadação do Fundo Social de São Paulo destinada aos artistas dos 70 circos de lona itinerantes do Estado, um dos elos mais frágeis do setor cultural.

A partir de 27 de abril, tem início o Intensivão #CulturaEmCasa. Todos os dias, ao meio-dia, profissionais compartilham seu conhecimento e expertise em aulas sobre os diversos ofícios nos campos da cultura e da criatividade.

Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos. Além do conteúdo audiovisual, a plataforma conta com 4 mil livros gratuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon.

Futuro

A Secretaria adianta que a plataforma de streaming e VOD estará, em breve, disponível em app para celular, tablet, TV e computador. “Estamos também desenvolvendo parcerias com outras plataformas e veículos de mídia para ampliar o alcance. Nossa ideia é que o #CulturaEmCasa se torne um programa contínuo, permanente, para além desse período difícil de pandemia. Estamos incorporando esta plataforma como uma das instituições culturais do Estado”, diz o Secretário.

Serviço:

Confira a programação da primeiras lives

21/04 às 21h30 Casseta & Planeta

22/04 às 21h30 Rincon Sapiência

23/04 às 21h30 ARAP, com Elias Andreato

24/04 às 21h30 Anelis Assumpção + Curumim

25/04 às 21h30 Marcelo Jeneci

26/04 às 21h30 Eva Wilma

27/04 às 21h30 Céu

28/04 às 21h30 Casseta & Planeta

29/04 às 21h30 Leci Brandão

30/04 às 21h30 Aílton Graça

01/05 às 21h30 Tulipa

02/05 às 21h30 Erasmo Carlos

03/05 às 21h30 Karol Conka

Site:

www.culturaemcasa.sp.gov.br

www.culturaemcasa.com.br

Redes:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instagram.com/culturaemcasasp/

#FiqueemCasa e aproveite!

Música

Jovens se apresentando em um concerto

Museus

Fachada de um dos museus da Secretaria

Museu Catavento

Série #PorDentrodoCatavento

Gerador de Van de Graaff

Série Catavento em Casa

Como lavar bem as Mãos?

Como fazer um terrário?

Museu da Imigração

Acervo Digital: 250 mil imagens digitalizadas revelam a história da imigração em São Paulo e no Brasil 

Ebook ‘Acervo Digital do Museu da Imigração’

Exposição virtual “O Caminho das Coisas”

Exposição virtual “Viagem, sonho e destino”

Lugares e recomeços: série de entrevistas com descendentes e imigrantes de comunidades

Bart Vande Walle

Bruna Kao

Melanito Biyouha

Demis Cristhian Villarroel Gamboa

Fanny Gavranich

Lisa Um

Talal Altinawi

Bantu Tabasisa

Vijay Bavaskar

Materiais educativos sobre as exposições atuais e anteriores do museu

Imagens dos espaços do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás no passado e no presente

Playlist “#PorDentrodoCPPR”:
Vídeos com informações sobre desenvolvimento de exposições, pesquisa de documentos de família, coleção de história oral, entre outros assuntos

Reencontre seu passado
Depoimentos de visitantes que pesquisaram informações no Acervo Digital do Museu e encontraram informações dos seus antepassados nessa plataforma

Ricardo

Cibele

Rida

Museu Casa de Portinari

Poéticas da Memória
Depoimentos de pessoas que fizeram parte do convívio da família Portinari e de seu mais ilustre membro, moradores de Brodowski que guardam memórias da formação da cidade, seus costumes, tradições, problemas sociais, fauna, flora entre outros 

Exposições disponíveis na plataforma Google Arts and Culture 

Jogos educativos online 

Exposições virtuais

Conhecendo Museus: Museu Casa de Portinari

Exposição Digital “Brodowski em 100 clicks”

Exposição Virtual “Novos Talentos”

Exposição Virtual “O Carnaval na Paleta de Portinari”

Caminhos da Roça: Série À Mesa com Portinari

Salada

Macarrão à caprese

Papaia da Sorte

Lombo assado recheado

Casa Guilherme de Almeida 

Visita virtual ao museu

Teatro e Óperas

Atores se apresentando

Bibliotecas e leitura

Menina sentada e concentrada em sua leitura

Memorial da América Latina

Biblioteca Latino-Americana online

Dança

Menina sentada e concentrada em sua leitura

Entrevistas

Uma apresentadora e seu entrevistado vistos através do visor de uma câmera

+ Cultura

Banda se apresentando em um palco para grande platéia