HomeAssessoria ReleasesSPCD anuncia programação online de 18 a 29 de maio

SPCD anuncia programação online de 18 a 29 de maio

Entre as novidades, está o lançamento do programa de Oficinas de Capacitação Técnica abertas e gratuitas

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, revela as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 18 a 29 de maio. 

A partir do dia 22/05, às 18h, o público vai poder conferir na íntegraa obra GEN, primeira criação de Cassi Abranches para a Companhia, para a qual coreografou posteriormente as coreografias Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Agora (2019). Na obra de 2014, Cassi parte de memórias corporais e dos impulsos da trilha composta por Marcelo Jeneci e Zé Nigro para construir uma cena contemporânea. O trabalho marca a saída de Cassi dos palcos, enquanto bailarina, para se aprofundar na criação de coreografias forte e marcantes.

A obra será disponibilizada também com opção de audiodescrição, em um projeto de acessibilidade realizado pela Mais Diferenças. Este é um modo de a SPCD oferecer às pessoas com deficiência visual um contato mais aprofundado com a experiência da dança também no ambiente virtual.

O espetáculo ficará disponível gratuitamente, em suas duas versões, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras. 

A estreia de GEN será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da Companhia a partir do dia 20/05.

Esta quinzena contempla ainda uma live com Joca Antunes, bailarino da SPCD. No dia 27/05, às 19h, ele comenta trechos de O Sonho de Dom Quixote (2015), um clássico moderno assinado por Márcia Haydée para a Companhia a partir do original de Marius Petipa (1818-1910), de 1869,  inspirado em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nesta obra, Joca interpreta o personagem principal, que ajuda um casal de namorados a viver o amor enquanto sonha com aventuras e sua amada Dulcinéia. Durante a live, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, o bailarino interage com o público virtual e responde a perguntas.

Atendendo à demanda por conteúdos de aperfeiçoamento técnico em torno de diferentes aspectos da criação e divulgação da dança, a SPCD apresenta dois novos projetos. 

No primeiro, batizado de Aulas Abertas, o público poderá entrar em contato com a rotina de condicionamento dos bailarinos durante esse tempo de isolamento social.

Adaptadas ao contexto atual e às limitações do espaço doméstico, as aulas serão transmitidas quinzenalmente, sempre às terças e quintas, ao vivo, no perfil da companhia no Instagram. No dia 26/05, às 10h, o professor Lars Van Cauwenbergh ministra uma aula de balé clássico. No dia 28/05, às 14h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir uma aula de dança contemporânea. Essa é uma forma de transpor para o ambiente virtual uma das atividades presentes no cotidiano da SPCD, que é o compartilhamento da sala de ensaio com bailarinos e estudantes de dança interessados em conhecer o dia a dia dos trabalhos da Companhia.

O segundo projeto são as Oficinas de Capacitação Técnica, voltadas aos interessados em desbravar as múltiplas atividades que envolvem a construção de um espetáculo de dança. A primeira oficina terá como tema Produção Audiovisual em Dança: Registros de Espetáculos. Ela acontece no dia 29/05, às 15h30, em formato digital, pela plataforma Zoom. A condução será do Coordenador de Memória da Companhia, Charles Lima, e a mediação será da Coordenadora de Comunicação e Educativo, Amanda Queirós.

Nesta atividade, os inscritos irão descobrir como aperfeiçoar os registros de criações em dança. Partindo do acervo audiovisual da SPCD, a oficina vai discutir possibilidades estéticas para esse tipo de conteúdo, abordando diferenças técnicas desde a captação de imagens com câmeras profissionais até smartphones e também dando orientações de como obter melhores ângulos ou planos para cada tipo de registro, entre outros assuntos. A inscrição é gratuita e já pode ser feita no site da Companhia: www.spcd.com.br/inscricoes.php.

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Maria Pia Finócchio e Nora Esteves.

A campanha #SPCDdigital pode ser conferida em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19) para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares enquanto dialogam com a arte.

#SPCDdigital – Cronograma de 18 a 29 de maio

Data: 18/05 (segunda-feira)

Conteúdo: Figuras da Dança–Maria Pia Finócchio

O que é: Documentário sobre a atual presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (Sinddança)

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook

Data: 20/05 (quarta-feira) 

Conteúdo: Por Dentro da Dança –GEN

O que é: Vídeo com entrevista da coreógrafa Cassi Abranches e bailarinos sobre a criação da obra

Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 22/05 (sexta-feira), às 18h

Conteúdo: Obra à la Carte – GEN

O que é: Transmissão da primeira obra criada por Cassi Abranches para a SPCD

Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube

Data: 25/05 (segunda-feira)

Conteúdo: Figuras da Dança – Nora Esteves

O que é: Documentário sobre uma das principais bailarinas da história do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook

Data: 26/05 (terça-feira), às 10h

Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico 

O que é: O professor Lars Van Cauwenbergh ministra uma aula pública de balé clássico para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 27/05 (quarta-feira), às 19h

Conteúdo: Obra comentada – O Sonho de Dom Quixote, por Joca Antunes

O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram onde o bailarino comenta um trecho da obra e conta curiosidades e bastidores do balé. Na sequência, o público poderá bater um papo com ele.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 28/05 (terça-feira), às 14h

Conteúdo: Aula Aberta – Dança Contemporânea 

O que é: O professor Milton Coatti ministra uma aula pública de dança contemporânea para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD.  

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 29/05 (sexta-feira), às 15h30

Conteúdo: Oficina de Capacitação TécnicaProdução Audiovisual em Dança: Registros de Espetáculo

O que é: Ministrada por Charles Lima, Coordenador de Memória da SPCD, a oficina apresenta técnicas para o aperfeiçoamento de registros de criações em dança em diferentes suportes. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente pelo site da SPCD www.spcd.com.br/inscricoes.php.
Disponibilização: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos)

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São PauloCompanhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Este release está disponível para download no site da SPCD em www.spcd.com.br em Comunicação | Releases.

Compartilhe!