HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesSP Escola de Teatro abre seleção para 64 vagas no curso técnico de teatro gratuito

SP Escola de Teatro abre seleção para 64 vagas no curso técnico de teatro gratuito

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo oferece oito linhas de estudo; inscrições vão até 3 de abril, pela internet

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do curso técnico gratuito da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). As turmas têm duração de dois anos e iniciam no segundo semestre deste ano.

O curso técnico da Escola de Teatro é dividido em oito linhas de estudo: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O prazo para se inscrever na seleção vai até 17h de 3 de abril, exclusivamente pelo site www.institutomais.org.br.

Podem concorrer candidatos de todos os estados brasileiros, maiores de 18 anos (completados até janeiro de 2020) e com ensino médio completo, além de estrangeiros com passaporte e situação legal no País. No Processo Seletivo, 20% das vagas de cada um dos cursos regulares são destinada a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.

A informações completas sobre o Processo Seletivo estão no edital, disponível no site do Instituto Mais.

Há 10 anos, a SP Escola de Teatro oferece formação gratuita e de qualidade a jovens artistas em diferentes áreas do teatro. Desde a primeira turma, em fevereiro de 2010, passam por ano na instituição 400 estudantes do curso profissionalizante.

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a Escola é referência na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia. As aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e à tarde

Confira a quantidade de vagas distribuídas por linha de estudo:

Atuação – 8

Cenografia e Figurino – 9

Direção – 4

Dramaturgia – 10

Humor – 8

Iluminação – 7

Sonoplastia – 5

Técnicas de Palco – 13

As inscrições no Processo Seletivo da SP Escola de Teatro custam R$ 60. No entanto, há possibilidade de redução de 50% da taxa para estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, desempregados e pessoas que recebem menos de dois salários mínimos, conforme o edital.

Pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral, além de doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela Escola em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo – ficam isentas do pagamento.

O período para solicitar redução ou isenção vai até 17h de 9 de março.

CALENDÁRIO

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos. O primeiro deles é composto por uma entrevista – que acontece de 25 de abril a 9 de maio, em locais e horários divulgados no dia 17 de abril – e uma redação, em 17 de maio.

As pessoas aprovadas nessa fase seguem para um segundo momento de avaliação, entre os dias 6 a 27 de junho, também em locais e horários a serem informados no edital de convocação. Esse segundo momento consiste em avaliações de habilidades artísticas, dentro de cada linha de estudo.

O resultado final será divulgado em 8 de julho, nas recepções da SP Escola de Teatro e nos sites www.spescoladeteatro.org.br e www.institutomais.org.br. As matrículas dos aprovados serão feitas em 13 e 14 de julho, pela internet.

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco

Sede Brás | Av. Rangel Pestana, 2401, Brás

Sede Roosevelt | Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação

Compartilhe!