HomeA Secretaria Assessoria ReleasesSP Cultura no Metrô: últimas semanas de música, dança e visitas orientadas a obras de arte!

A parceria da Secretaria de Cultura do Estado e Metrô de São Paulo no Projeto SP Cultura no Metrô entra em suas últimas semanas e oferece apresentações musicais, dança, contação de histórias e visitas orientadas a obras de arte. Tudo gratuito e dentro das estações do Metrô!

Durante alguns dias da semana, às 10h, 12h e 17h, até o início de dezembro, música, dança e entretenimento…. aos sábados e domingos, até 16 de dezembro, visitas orientadas a obras de arte espalhadas pelas estações.

Desde o dia 28 de junho, quem passa por estações do Metrô da capital paulista se surpreende com a programação cultural especial que leva música, teatro e dança para estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, agitando o cotidiano da cidade mais populosa do Brasil com apresentações musicais

E, nos finais de semana, desde 29 de setembro, os usuários também podem optar por uma viagem cultural com as visitas orientadas a obras de arte espalhadas pelas estações, em quatro roteiros que compõem o programa Museu Subterrâneo  Levando cultura, transportando emoções.

O Metrô de São Paulo foi pioneiro em estimular diferentes tipos de projetos na área cultural. Tudo começou com a escultura “Garatuja”, do artista Marcelo Nitsche, que está na estação Sé desde 1978. Atualmente, o acervo do Metrô conta com 91 obras de arte dispostas em 37 estações do sistema. O programa Linha da Cultura, a partir de 1986, passou a disponibilizar gratuitamente espaços para manifestações artísticas das mais variadas formas – artes visuais, exposições fotográficas, performances, apresentações musicais e teatrais – nas estações.

Música e dança: é só chegar e aproveitar o espetáculo! Veja a programação das próximas duas semanas de novembro:

Dia 12 (segunda-feira)

10h: República – Pagode da Geral

12h às 14h: Paraíso – Músicos de Rua (Negro Bira, Repentistas Amigos de SP e Addelmo Santtana)

17h: Luz – Grupo de Câmara da Jazz Sinfônica

Dia 13 (terça-feira)

10h: São Judas – Waghner Sanco MPB

12h: Tatuapé – Big Band Jazz Sinfônica

17h: Ana Rosa – Quarteto de Cordas da Academia da OSESP

Dia 14 (quarta-feira)

10h: Brás – Rubem Carvalho MPB

12h: Mal. Deodoro – Quarteto do Conservatório de Tatuí

17h: Luz – Lia Paris MPB

Dia 21 (quarta-feira)

10h: Luz – Coral Santília

12h: Tatuapé – Quarteto de Metais da Academia OSESP

17h: Marechal Deodoro – Lia Paris MPB

Dia 22 (quinta-feira)

10h: Choro e Tango – Flautista

12h: Conservatório de Tatuí

17h: Luz – Grupo de Percussão do Projeto Guri de Jundiaí

Dia 23 (sexta-feira)

10h: São Judas – Cia. FB de Dança

12h às 14h: Tatuapé – Músicos de Rua (Banda União Rasta, Dois de Nós e Marcos Manrai e Banda)

17h: Paraíso – Olhares dos Sapatos (Cia Dança Sem Fronteiras)

(as programações da última semana de novembro e primeira de dezembro serão divulgadas oportunamente)

Visitas orientadas a obras de arte: quatro roteiros, a escolher – mas é preciso inscrição antecipada!

Semanalmente, são quatro roteiros diferentes, sendo dois no sábado e dois no domingo, com saída às 10h. As inscrições se iniciam sempre às 8h das segundas-feiras para as visitas do próximo final de semana e se encerram às 15h da sexta-feira ou quando já houver 15 inscritos.  Crianças abaixo de 14 anos somente poderão participar das visitas se estiverem inscritas e acompanhadas pelos pais ou responsáveis, também inscritos.

Para saber a data de cada roteiro e se inscrever, basta acessar https://www.cultura.sp.gov.br/spculturanometro/

Roteiro Ana Rosa, Brigadeiro, Clínicas e Sumaré

● Glauco Pinto de Moraes (Engates Laterais) – painel – óleo sobre tela

● Luiz Gonzaga Mello Gomes (A Sagração da Primavera) – painel escultórico –