HomeCultura + Cultura + Notícias#SmashTheGlass debate o assédio sexual – Participe!

#SmashTheGlass debate o assédio sexual – Participe!

“Mulher é vítima de assédio em metrô de São Paulo”.

“Mulher sofre assédio sexual dentro de ônibus na Avenida Paulista”.

“Transporte público é local onde mulheres mais sofrem assédio”.

“Mulher é espancada pelo marido dentro de casa”.

Em 2017, situações alarmantes como essas chamaram a atenção da mídia e do público. Para debater o tema, um dos mais polêmicos da atualidade, o Governo do Canadá no Brasil e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do estado de São Paulo promovem a segunda edição do #SmashTheGlass.

O evento será realizado em 7/3, na Pinacoteca, das 14h às 18h. Interessados  devem fazer inscrição pelo link  https://goo.gl/Dm1A2T. O evento é livre e gratuito, mas as vagas são limitadas.

Este ano, o #SmashTheGlass vai discutir a violência e o assédio em espaços públicos e a necessidade de melhorar o atendimento de mulheres vítimas de todo tipo de assédio, assim como estabelecer medidas mais eficazes para combater o abuso sexual. Em dois painéis o público será convidado a refletir sobre as “Violências diárias” e os “Avanços e desafios na luta contra a violência”.

Do primeiro painel participam Kelly Campos, presidente do Comitê da Diversidade da OAB de Suzano e colaboradora do Ativismo de Sofá; Cristiane Pereira, coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), Marisa Sanematsu, diretora de conteúdo da Agência Patrícia Galvão e Maíra Zapater, Doutora em Direitos Humanos pela USP especialista em Direito Penal e Processual Penal. O painel terá ainda como moderadora a jornalista Sarah DiLorenzo da Associated Press. Compõem a segunda mesa,Tatiana Perrone, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) como moderadora e as palestrantes  Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Evelyne Coulombe, cônsul-geral do Canadá no Rio de Janeiro; Paula Sant´Anna Machado de Souza, coordenadora auxiliar do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública (NUDEM).

Compõem o segundo painel, Tatiana Perrone, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) como moderadora e as palestrantes  Samira Bueno, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Evelyne Coulombe, cônsul-geral do Canadá no Rio de Janeiro; Paula Sant´Anna Machado de Souza, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública (NUDEM).

O objetivo é dar visibilidade ao assunto a partir da realidade brasileira.  “O assédio  é muito banalizado e muitas mulheres ainda têm dificuldade de identificar o ato”, diz Ana Paula Fava, chefe da AEAI .  “Os desafios da mulher ainda são muitos e a intenção é sempre colocar algum aspecto dessa realidade em pauta. O estado de São Paulo investe em treinamento policial e conta com uma rede atual de 133 delegacias especializadas em crimes contra a mulher, mas avançar e discutir é  necessário”, concluiu.

Para o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue,  “é uma honra fazer parte dessa conversa tão importante para os avanços nos direitos das mulheres. Um dos principais compromissos do Canadá é combater a violência de gênero e ampliar a discussão sobre as causas, efeitos e maneiras de combater o abuso sexual. Quanto mais debatermos temas relevantes como este, mais poderemos direcionar nossos esforços conjuntos para melhorar a condição das mulheres na sociedade e conscientizar os homens da importância de combater a violência e o machismo cotidiano. Todos sofremos quando as mulheres sofrem violência.”

 #SmashTheGlass – 1ª edição

A primeira edição do  #SmashTheGlass, organizado pelo Governo do Canadá no Brasil e a Assessoria Internacional do governo paulista,  aconteceu  em 8 de março do ano passado, também na Pinacoteca, e reuniu cerca de 200 pessoas. Com a participação das vlogueiras Jout Jout e Ana Paula Xongani (Xongani Moda Afro), Nana Lima da ONG  Think Olga, Raquel Elita Preto (Preto Advogados), as canadenses Sylvie Faria (diretora da Mercuri Urval) e Alison Grant (ministra-conselheira da Embaixada do Canadá) e a então secretária-adjunta de Desenvolvimento Social do estado paulista Marina Bragante, foram discutidos os desafios e conquistas da mulher no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Por definição, Smash The Glass traduz um conceito de que as mulheres enfrentam uma barreira invisível, mas intransponível, para alcançarem os postos de comando em estruturas corporativas. Significa que, por mais capacitadas e qualificadas que estejam para uma determinada função (em sua maioria a de maior responsabilidade e maior salário), acabam sempre ocupando cargos inferiores aos dos conquistados pelos homens.

“O Mundo que Queremos”

O “SMASHTHEGLASS” é o primeiro evento da agenda anual “O Mundo que Queremos”, organizada pela AEAI este ano em comemoração a Declaração Universal de Direitos Humanos que completa 70 anos em 10 de dezembro deste ano.  O documento foi assinado em 1948 por unanimidade durante a Assembleia Geral da ONU em Paris.
“O Mundo que Queremos” dá sequência a uma série de eventos da AEAI que contempla os direitos humanos para ampliar a discussão dos temas. Organizados em parceria com consulados e embaixadas, este ano serão 7 eventos, a maioria realizada em museus do estado paulista.
Nos últimos dois anos, a Assessoria Internacional viabilizou o Feirão do Emprego para Refugiados e Imigrantes, o #SMASHTHEGLASS e o POW3R em defesa dos direitos da mulher, o festival de cultura LGBT Diversa Fest, o Beya Kaya que promoveu o debate e a cultura das questões indígenas, entre outros.

Programação

A programação de “O Mundo que Queremos” tem apoio da Secretaria estadual da Cultura e foi organizada para contemplar os principais artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sempre com entrada gratuita, cada ação vai envolver integrantes da sociedade civil, representantes do governo e empresas, comunidade acadêmica e lideranças estrangeiras para o debate de pautas globais e urgentes como o assédio sexual, as cotas raciais, a homofobia, a causa de refugiados e imigrantes, entre outras que tratam os artigos da declaração estabelecidos como direitos fundamentais e ainda violados pelo mundo afora.
Os encontros de “O Mundo que Queremos” serão realizados sempre próximas a datas comemorativas como 8 de março (Dia Internacional da Mulher),  13 de maio (Abolição da Escravatura no Brasil),  28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBT), 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas),  21 de setembro (Dia Internacional da Paz), 10 de outubro (Dia Internacional da Menina).

No dia 10 de dezembro, o último evento vai reunir todos os parceiros e demais convidados para uma grande festa reflexiva em celebração as 7 décadas da assinatura do documento.
Interessados em participar desta agenda anual – consulados, câmaras de comércio, fundações, organizações não governamentais e demais entidades – devem entrar em contato pelo e-mail aeai@sp.gov.br.

RelatedPost

Compartilhe!