HomeAssessoria ReleasesSISEM-SP realiza oficina de higienização de acervos em Atibaia

SISEM-SP realiza oficina de higienização de acervos em Atibaia

Museu Municipal João Batista Conti, em Atibaia, recebe, dias 6 e 7 de novembro, das 9h às 17h, a oficina “Organização e manutenção de áreas de guarda – Módulo II: higienização de acervos e confecção de embalagens para acondicionamento”. A realização é do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari e Prefeitura da Estância de Atibaia.

Ao todo, 20 vagas estão disponíveis, com inscrições abertas até dia 3 de novembro. Para candidatar-se a uma das vagas, é preciso acessar o site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br) e, no menu “Cadastro Estadual de Museus”, clicar em “Acesse Aqui”. Em seguida, crie ou entre em seu perfil e se inscreva na ação localizada na área “Ações com inscrições abertas”.

A oficina tem por objetivo fornecer noções sobre higienização de acervos, levando sempre em consideração as tipologias mais encontradas nas instituições e de acordo com a especificidade de cada uma delas.

Apresentar materiais para confecção de embalagens, bem como propor soluções de acondicionamento, exemplificando os modelos e cuidados a se adotar para a escolha de materiais e formatos também estão entre os objetivos da ação.

A atividade será pautada a partir das práticas do SISEM-SP e ACAM Portinari em conferência de acervos, atualização de inventários patrimoniais e requalificação de áreas de guarda, desenvolvidas entre 2010 e 2018. A oficina será ministrada pela assistente de ações técnicas da ACAM Portinari, a museóloga Ana Carolina Xavier Avila.

SERVIÇO

Oficina “Organização e manutenção de áreas de guarda – Módulo II: higienização de acervos e confecção de embalagens para acondicionamento”

Quando: dias 6 e 7 de novembro, das 9h às 17h (com intervalo para almoço)

Onde: Museu Municipal João Batista Conti