HomeAssessoria ReleasesSISEM-SP divulga programação do 10º Encontro Paulista de Museus

SISEM-SP divulga programação do 10º Encontro Paulista de Museus

Programa completo já está disponível no site do SISEM-SP

 

O Sistema  Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, disponibiliza em seu portal, no link  https://www.sisemsp.org.br/epm/programacao/, a programação completa do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), que ocorre de 18 a 20 de julho. O principal evento que reúne as instituições museológicas paulistas, uma realização do SISEM-SP em parceria com a ACAM Portinari, retorna ao Memorial da América Latina em três dias de programação com muitas novidades.

 

Um dos destaques é a entrega da medalha Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, que homenageia uma das principais personalidades da Museologia brasileira, no pensamento crítico e teórico do setor. A condecoração será entregue na manhã do primeiro dia do encontro a outro pilar da disciplina no Brasil: o professor Ulpiano Bezerra de Meneses – especialista em História Antiga e Social, Letras Clássicas e Arqueologia, organizador (1963-8) e diretor (1968-78) do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e diretor do Museu Paulista/USP (1989-1994).

Logo após, neste mesmo dia, outro destaque é a conferência internacional de Luigi Di Coratto, diretor da Fondazione Brescia Musei e em seguida o painel “Desafios éticos contemporâneos para museus” com a doutora Débora Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão, e Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP e um dos criadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Vários eventos paralelos também foram programados para esta data, entre eles o encontro das regionais do SISEM-SP para a eleição das novas representações de cada região, a reunião da Rede SIMUS – Sistema de Museus – e da Rede de Coleções e Museus Universitários.

No segundo dia do evento, estão programadas uma sessão ao vivo sobre “Democratização de processos museológicos: participação das comunidades e públicos” e cinco mesas de debates consecutivas com temas variados. A programação do dia será finalizada com a Reunião da Rede de Educadores de Museus de São Paulo (REM-SP) que contará com o lançamento do e-book “Rede de Redes – Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil”, da REM-SP em conjunto com o SISEM-SP e ACAM Portinari, bem como o lançamento da versão digital da publicação “Como gerir um museu”, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, o ICOM e a Unesco.

O último dia do EPM começa com sessão ao vivo sobre “Ações de fomento à participação”. Na sequência, será apresentado o “Balanço e as Perspectivas” do SISEM-SP e em seguida anunciado o resultado das eleições para o Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM) e também os nomes dos novos representantes regionais eleitos. O destaque desta manhã fica por conta da entrega dos certificados às instituições cadastradas no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). No período da tarde, acontece a programação integrada com Oficinas no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc-SP sobre “Museus em transformação – participações e autonarrativas” e “Processos participativos na elaboração de Planos Museológicos: potências e desafios”. Paralelamente, no auditório do IEB-USP, será realizado o seminário “O Legado de Waldisa Rússio: liderança, formação, ética profissional e pesquisa em museologia”.

Para conhecer a programação completa, acesse https://www.sisemsp.org.br/epm/programacao/. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.sisemsp.org.br.  As oficinas do CPF Sesc-SP terão suas inscrições disponibilizadas a partir de junho.

Compartilhe!