HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesSISEM-SP abre inscrições para eleição de representantes regionais

SISEM-SP abre inscrições para eleição de representantes regionais

Ao todo, estão abertas 70 vagas; pleito ocorre dia 18 de julho, durante o 10EPM

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado (SEC), abre nesta sexta-feira, 15/06, as inscrições para concorrer à eleição das Representações Regionais do SISEM-SP para o biênio 2018-2020. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de julho.

Ao todo, serão eleitos 35 representantes titulares e outros 35 representantes suplentes. A novidade para esta eleição é a mudança na configuração das Regiões Administrativas e Metropolitanas. Algumas Representações Regionais ganharam subdivisões e número de representantes proporcionais à quantidade de instituições museológicas em cada uma delas.

A proposta de reestruturação, feita pelo Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP) durante o 15º Encontro de Representantes Regionais (15ERR), realizado nos dias 28 e 29 de maio, foi discutida e aceita por consenso, sendo aprovada pelo Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP), em reunião realizada no dia 7 de junho.

Criada em 2012, esta instância contava até então com 16 Representações Regionais. Agora, com a nova divisão, serão 23. Na época, a divisão administrativa do Estado contava com 15 Regiões Administrativas e apenas duas Regiões Metropolitanas. Hoje, temos 16 Regiões Administrativas e cinco Regiões Metropolitanas.

“Além disso, adotamos o critério de proporcionalidade, de modo que foi possível equilibrar a representatividade entre as regiões e otimizar a articulação nas regiões que concentram maior número de museus, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo, que sedia cerca de 110 museus, e agora, além da Capital, passa a contar com as Representações do Alto Tietê, ABCD e Sudoeste SP”, explica o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP), Davidson Kaseker.

O pleito está marcado para o dia 18 de julho, das 16h00 às 18h30, durante o primeiro dia de programação do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), no Memorial da América Latina.

A apuração dos votos será feita em 19 de julho, com a divulgação dos eleitos no dia seguinte, durante sessão plenária de encerramento do 10EPM, das 10h00 às 12h30. Todo pleito será acompanhado por uma Comissão Eleitoral composta por representantes da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), do GTC SISEM-SP e do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP).

A posse dos eleitos acontece após publicação da designação dos representantes regionais por meio de resolução do secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, no Diário Oficial do Estado.

Eleitos a cada dois anos, sempre durante o Encontro Paulista de Museus, os representantes regionais atuam, juntamente com o GTC SISEM-SP, no planejamento das ações e definição de prioridades para os museus em suas respectivas regiões. As funções de representante regional são consideradas como serviço público relevante.

“Os representantes regionais exercem um trabalho de via dupla: informam o GTC SISEM-SP sobre as demandas de suas regiões – e as articulam com as nossas resoluções e iniciativas. Por isso, são fundamentais para o arranjo organizacional do Sistema e para que consigamos chegar, de fato, a todo Estado”, conclui Kaseker.

Veja aqui a nova divisão de regiões do estado , o edital de convocação para eleições e demais documentos para a candidatura.

RelatedPost