HomeAssessoria ReleasesSímbolo da cidade de Santos, edifício da antiga Bolsa Oficial de Café completará 99 anos

Programação gratuita terá início em 4/9, com feira Villarejo Art e apresentações musicais

O edifício da antiga Bolsa Oficial de Café foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, para integrar as comemorações do centenário da independência do Brasil. Desde então, o prédio, que levou três anos para ser construído, se tornou um cartão-postal da cidade de Santos. Primeiro, como o imponente local de negociação dos grãos mais cobiçados do mundo e, depois, como um espaço de cultura, conhecimento e enriquecimento histórico. Para celebrar os 99 anos desse patrimônio, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará uma série de atrações gratuitas, entre os dias 4 e 7 de setembro, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

O primeiro dia de evento (4) será repleto de programações, incluindo uma edição especial da feira Villarejo Art, realizada em parceria com o projeto Feito em Santos, do Departamento de Economia Criativa da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos. A ação, que visa destacar o artesanato criativo e regional, acontecerá no boulervard da Rua XV de Novembro e na Rua Frei Gaspar, lateral ao prédio do Museu, das 11h às 19h. Na mesma data, a música integrará a agenda com a performance do duo Kika Willcox e Theo Cancello, às 13h, trazendo reportório de MPB, Jazz e Bossa Nova, na varanda do edifício. Já às 16h, o destaque ficará por conta da orquestra de violas “Amigos Violeiros”, que vem da cidade de São Carlos para encantar quem estiver aproveitando o evento.

O cronograma de ações segue com duas atrações educativas. No domingo (5), será promovida a visita temática sobre o edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, às 10h, focada na história da construção. A criançada terá uma atividade especial, podendo acompanhar a contação de histórias, que aborda personagens e lendas do café, na segunda-feira (6), também às 10h. Os interessados deverão fazer a inscrição por meio deste link.

Para encerrar as comemorações, em 7 de setembro, o Museu do Café concederá entrada gratuita para visitação nos espaços expositivos, que reúnem o Salão do Pregão, com obras de Benedicto Calixto, a exposição de longa duração e as mostras temporárias “Mundo em rede: telecomunicações e o café” e “O Feminino no Café, 1870-1930”. Complementando o último dia de programações, o barista da casa realizará uma degustação de bebidas especiais, às 14h, e o quarteto de cordas “Martins Fontes”, da Prefeitura Municipal de Santos, oferecerá um espetáculo musical, às 16h, no Salão do Pregão.

As celebrações têm o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e do projeto Feito em Santos.

LINHA DE CAMISETAS MUSEU DO CAFÉ & JUICY DELI

O Museu do Café e o Juicy Deli, do Juicy Santos, formalizaram uma importante parceria para levar ao público uma linha de camisetas exclusivas e temáticas. Será possível encontrar três estampas na feira Villarejo Art e na lojinha do MC.

Serviço

Feira Villarejo Art, em parceria com o Feito em Santos, do Departamento de Economia Criativa da Seectur

Local: Boulervard da Rua XV de Novembro e na Rua Frei Gaspar

Apresentação do duo Kika Willcox e Theo Cancello

Local: Museu do Café

Apresentação da orquestra de violas “Amigos Violeiros”

Visita temática sobre o edifício da antiga Bolsa Oficial de Café

Data: 5/9

Local: Museu do Café

Inscrições por meio do link.

Contação de histórias

Data: 6/9

Local: Museu do Café

Inscrições por meio do link.

Degustação de cafés especiais

Data: 7/9

Local: Museu do Café

Apresentação do quarteto de cordas “Martins Fontes”