HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasSexta edição da MITsp celebra a excelência do Teatro paulista e mundial

Sexta edição da MITsp celebra a excelência do Teatro paulista e mundial

Está aberta em São Paulo a 6ª edição da Mostra Internacional de Teatro – MITsp. Com a presença de autoridades, artistas nacionais e internacionais e gestores culturais, o evento deu início ontem (14), no auditório do Ibirapuera, a uma série de ações que vão ocupar diversos espaços da cidade com espetáculos, discussões, oficinas e seminários sobre o cenário teatral até o dia 24 de março.

Desde 2014, a MITsp reúne artistas nacionais e internacionais para discutir temas contemporâneos e apresentar produções teatrais guiadas pela experimentação de linguagens e postura crítica. Neste ano, serão quatro eixos: Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr – Plataforma Brasil.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão participou da abertura da Mostra e, em seu discurso, destacou o potencial do teatro em São Paulo e o atual principal desafio do setor cultural. “É muito especial termos aqui um grande evento como a MITsp, não apenas para celebrarmos, mas para vivermos a excelência criativa do teatro e da arte paulista, brasileira e mundial. São Paulo tem, hoje, um desafio: o de mostrar ao Brasil a importância da política pública da cultura, da arte e da economia criativa para o desenvolvimento da sociedade, dos indivíduos e do país”.

Além do Secretário, participaram da abertura o Secretário Municipal de Cultura Alê Youssef, o Diretor do Itaú Cultural Eduardo Saron, o Diretor Artístico da MITsp Antonio Araujo, o Diretor Regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda e o idealizador da mostra Guilherme Marques. “A cultura dos livros, da consciência do corpo, dos instrumentos musicais, da empatia e do convívio com a arte é a melhor forma de empoderamento”, disse Saron.

O primeiro dia de evento contou também com apresentação da montagem A Repetição. História(s) do Teatro, dirigida pelo suíço Milo Rau. O espetáculo teve grande repercussão no 72° Festival de Avignon, na França, e foi considerada uma das melhores montagens de 2018 pelo New York Times. A peça será reapresentada nos dias 15 e 16, às 21h. A MITsp segue com programação de discussões, espetáculos, oficinas e seminários até o dia 24 de março, em diversos locais pela cidade. Confira o calendário de ações em https://mitsp.org.