HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesProjeto Pepitas do Ribeira, beneficiado pelo ProAC, terá lançamento com exibições abertas ao público

As exibições dos filmes ocorrerão entre os dias 17 e 19 de maio, nas cidades de Registro, Iguape e Apiaí, respectivamente

Entre os dias 17 e 19 de maio serão exibidos 16 curtas-metragens da série documental “Pepitas do Ribeira”, que revelam a riqueza e a diversidade de empreendimentos criativos de excelência do Vale do Ribeira. Esse é mais um projeto contemplado pelo ProAC Expresso Direto, programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O público poderá conhecer personagens que representam o potencial da economia criativa na região, de setores como artesanato, gastronomia, artes e turismo. Serão três exibições abertas ao público, em Registro, Iguape e Apiaí, respectivamente.

O projeto é idealizado pela Garimpo de Soluções. Foram quatro meses para a produção dos filmes, aproximadamente 3 mil quilômetros rodados e 20 horas de filmagens pela região, para documentar a trajetória dessas pessoas que acreditaram nas oportunidades da região.

O Projeto conta com a criação da Coop Audiovisual, produção da ROCA Produções Culturais e gestão digital e de marca da Agência Criativos, bem como o apoio do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira e do Sebrae – Regional Vale do Ribeira. Os eventos de lançamento têm o apoio dos Departamentos de Cultura, Turismo e Eventos, das Prefeituras Municipais de Registro, Iguape e Apiaí; da Paróquia São Francisco Xavier, de Registro; e da Paróquia Santo Antônio, de Apiaí. Acompanhe as informações sobre o Pepitas do Ribeira nas redes sociais, pelos perfis do Facebook e Instagram.

Fomento à cultura

Esse investimento integrou o conjunto de programas de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo de 2021, coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que teve como objetivo de injetar recursos no setor cultural e criativo para mitigar o impacto da pandemia do coronavírus e criar condições para a retomada de todas as atividades.

Em 2021, os programas de fomento do Governo de São Paulo beneficiaram 378 municípios, com um total de 8.667 projetos selecionados, entre 47.166 inscritos, sendo 1.024 com indutores. Um valor médio de R$ 23,6 mil por projeto, sendo 58,7% deles do interior, produzindo um impacto econômico de R$ 306,7 milhões. Foram realizadas, também, 2.531 atividades de difusão.

Série Documental “Pepitas do Ribeira”

17/05 (terça-feira), às 20h30 – Catedral de São Francisco Xavier – Registro

18/05 (quarta-feira), às 20h30 – Espaço Canto do Morro – Iguape

19/05 (quinta-feira), às 20h30 – Igreja Matriz de Santo Antônio de Minas – Apiaí