HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Sem categoriaSeminário sobre 130 anos da abolição da escravidão. Inscreva-se!

Seminário sobre 130 anos da abolição da escravidão. Inscreva-se!

Evento faz parte da agenda de direitos humanos “O Mundo que Queremos”; o evento é gratuito e interessados devem se inscrever.

Último país a abolir a escravatura no mundo e uma das maiores populações negras fora da África, o Brasil mantém ainda hoje uma cultura segregacionista. Entre outros tantos indicadores socioeconômicos, estudos registram que os negros recebem 28% abaixo da média salarial praticada no país. A cada 23 minutos, um jovem negro morre no Brasil (dados da ONU). A taxa de analfabetismo é 11,2% entre os pretos e 5% entre os brancos. Dados da Unesco indicam que jovens negras têm 2,19 vezes mais chances de serem mortas que brancas na mesma faixa etária. O nível de qualidade de vida dos negros está uma década atrasada em relação ao dos brancos, mostra PNUD (Programa para o Desenvolvimento da ONU) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Às vésperas dos 130 anos da lei que aboliu a escravidão no país, em 13 de maio de 1888, o Museu Afro Brasil e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do estado de São Paulo e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU promovem o seminário “Abolição 130 anos depois:  a Lei e o exercício da lei”. O evento acontece no dia 10 de maio, a partir das 19h, no Museu Afro Brasil. A ideia é fazer um bate papo com estudantes da rede pública estadual e demais inscritos a respeito de assuntos polêmicos como as cotas raciais, o racismo e a violência ainda praticada contra a população negra.

Para falar sobre o tema, foram convidados para palestrantes Lívia Sant´Ana Vaz,  promotora do Ministério Público do Estado da  Bahia (MP-BA) desde 2004, o músico Rincon Sapiência, principal nome do rap brasileiro da atualidade,  e o espanhol Jaime Nadal, representante do UNPFA (Fundo de População das Nações Unidas) no Brasil.

“São vários os fatores para que o racismo ainda seja uma realidade no país. O não cumprimento da lei 10.639 que faz com que seja obrigatório o ensino da história afro-brasileira nas escolas, por exemplo, é um deles”, explica Andrey Brito, coordenador de Cooperação Internacional da AEAI.

Logo após o seminário, o Museu Afro Brasil realiza a pré-estreia da exposição “Isso é coisa de Preto”, com curadoria de Emanoel Araújo, diretor do museu.

O evento é livre e gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer inscrição pelo link: https://goo.gl/forms/t5XTiHZNd5CFzqdf1

O Mundo que Queremos

O seminário “Abolição 130 anos depois” faz parte da agenda de direitos humanos da AEAI em parceria com o Pacto Global chamada “O Mundo que Queremos”.  A agenda tem por objetivo promover a implementação dos ODS na área de direitos humanos.

A agenda é formada por 7 ações que abordam temas da Declaração que completa 70 anos no próximo 10 de dezembro.

O próximo evento de “O Mundo que Queremos” acontece em junho e vai tratar a pauta da diversidade sexual.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é um equipamento da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo. Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo recupera e ressignifica por meio de obras, documentos e objetos, a presença da população negro-africana e afro-brasileira e repõe no nível nacional uma releitura do próprio país.

 

Abolição 130 anos depois: a Lei e o exercício da lei

Local: Museu Afro Brasil

Horário: 19h

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10

Parque do Ibirapuera – Acesso pelo portão 03

RelatedPost

Compartilhe!