Secretaria de Cultura e Economia Criativa se reúne com entidades culturais para debater ProAC Editais 2021
Em 13 reuniões com a unidade de fomento e economia criativa, cerca de 500 representantes de segmentos como Literatura, Cidadania Cultural e Artes Visuais expuseram ideias e sugestões para a formulação do programa deste ano
Entre os dias 15 e 18 de março, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa se reuniu com cerca de 500 representantes de entidades do setor cultural e artístico de todas as regiões do Estado de São Paulo para receber sugestões e discutir diretrizes do ProAC Expresso Editais, que farão parte das minutas dos editais de 2021.
Em 13 encontros virtuais, atores, escritores, produtores, bailarinos, diretores, maestros, músicos e especialistas puderam expor suas ideias e contribuições para a coordenação da UFEC da Secretaria, em 20 horas de compartilhamento e troca de informações e experiências sobre o Programa de Ação Cultural do Governo nos seguintes temas: Artes Visuais; Museus; Literatura; Música; Teatro; Público Infanto-juvenil; Dança; Circo; Cidadania Cultural; Espaços Culturais; Audiovisual; Ações Culturais e Eventos.
“Os encontros foram consultivos e se estenderam a todas as áreas da cultura e economia criativa, estabelecendo diálogo com o setor e criando um ambiente de escuta e troca, a exemplo do que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa faz com as consultas públicas”, diz Natália Cunha, coordenadora da Unidade de Fomento e Economia Criativa da Secretaria.
Indicação de especialistas
Além disso, uma consulta pública está aberta para a indicação de especialistas em cada segmento cultural para atuarem no ProAC Expresso Editais 2021. O prazo termina em 29/03. As designações podem ser feitas por entidades de todas as regiões do Estado de São Paulo a pessoas jurídicas sem fins lucrativos que realizem atividades ou representem segmentos da área cultural e artística. As inscrições serão recebidas por meio do link:
Cada entidade poderá indicar até dois especialistas por segmento conforme listagem a seguir:
1) Artes Visuais
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
2) Museus
3) Literatura
- a) Ficção
- b) Não-Ficção
- c) Poesia
- d) Incentivo à Leitura
- e) Histórias em Quadrinhos
4) Música
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
5) Teatro
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
6) Público Infanto-Juvenil
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
7) Dança
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
8) Circo
- a) Produção
- b) Circulação
- c) Licenciamento
9) Cidadania Cultural
- a) Cultura Negra
- b) Hip Hop
- c) Cultura Popular, Caiçara, Indígena e Quilombola
- d) Cultura Urbana
- e) Cultura LGBTQI+
10) Espaços Culturais
11) Audiovisual
- a) Produção
- b) Desenvolvimento
- c) Finalização
- d) Distribuição
- e) Licenciamento
- f) Curtas
- g) Games
- h) AR /VR
12) Ações Culturais Locais no Interior ou em Comunidades
13) Eventos Culturais
14) Projetos Relacionados ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 22