HomeAssessoria ReleasesSecretaria da Cultura do Estado e Consulado Geral da Lituânia realizam mostra de fotografias da cidade de Kaunas na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Secretaria da Cultura do Estado e Consulado Geral da Lituânia realizam mostra de fotografias da cidade de Kaunas na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Exposição celebra o Centenário da Restauração do Estado Lituano e fica em cartaz até 20 de janeiro

A arquitetura de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, no início do século XX é tema da nova exposição em cartaz na Biblioteca Parque Villa-Lobos, “Kaunas 1919-1939: Capital Inspirada pelo Movimento Moderno”, com curadoria de Gintaras Balčytis, arquiteto e diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas. Em cartaz a partir do dia 8 de dezembro, às 11h, a mostra é uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado, a Secretaria do Meio Ambiente e o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo.

Nos meandros da história do início do século XX, Kaunas inesperadamente ocupou um lugar importante no mapa da Europa e aproveitou a oportunidade para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras. Sua arquitetura lhe deu um novo rosto, que faz com que o lugar, até hoje, conserve uma aura inextinguível que não se deixou vencer nem pelo modo de vida unificado do sistema soviético, nem pela sua arquitetura sem rosto. De uma cidade isolada de província, transformou-se no centro do país.

Provavelmente o melhor que poderia ter acontecido a Kaunas no que se refere à arquitetura aconteceu no início do século XX. Nessa época surgiram personagens que serviram de exemplo a toda uma geração de arquitetos lituanos, e a atual escola de arquitetura lituana formou-se baseada nessa arquitetura. O estilo de vida da sociedade se reflete na arquitetura, e a arquitetura também afeta o pensamento das pessoas.

Kaunas conseguiu acumular um tesouro arquitetônico moderno num território compacto, que pode competir com a arquitetura moderna do século XX da Cidade Branca de Tel Aviv, de Budapeste, de Weimar ou de outras grandes cidades europeias. Fotografias que expõem essa riqueza arquitetônica estarão expostas na Biblioteca Parque Villa-Lobos até 20 de janeiro de 2019, com entrada gratuita.

Exposição Kaunas 1919-1939: Capital Inspirada pelo Movimento Moderno

Data: 8 de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019

Visitação: De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros

Entrada gratuita

https://bvl.org.br/

Compartilhe!