Como posicionar o seu projeto para o mercado internacional? A discussão, essencial para os produtores do audiovisual brasileiro ampliarem o alcance de suas obras, foi tema do workshop “Estratégias de posicionamento em festivais e mercados internacionais” na tarde desta sexta-feira (4). Ministrada por Queralt Pons, agente de vendas internacionais na More Than Films, a aula integra a programação do São Paulo Audiovisual Hub, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
"Trabalhar internacionalmente pode ser mais complexo e caro, mas também potencializa as vendas dos filmes e fortalece nossas carreiras”, explicou Pons. Entre as dicas que ela apresentou, está em trabalhar o produto audiovisual não de maneira global, mas sim pensando em como a obra dialoga com determinados territórios. Ela também enfatizou o fato de que muitas das produções, quando chegam a estrear em um festival de prestígio, são realizadas no modelo de coprodução, com uso de fundos internacionais, e iniciam a desenvolver cedo essa internacionalização. "Projetos que têm resultados de exibições fortes, com boas estreias em festivais e lançamentos comerciais, geralmente começam a construir sua audiência já na fase de desenvolvimento”, explica.
Pons enfatizou a importância de festivais como Berlim e Cannes, que, além da janela de prestígio da exibição da competição principal, também possuem uma série de atividades paralelas de mercado que são essenciais para viabilizar projetos, sendo uma oportunidade para networking, financiamento, vendas e coproduções. "A maioria dos filmes que chegam a grandes festivais internacionais passou por laboratórios e mercados durante seu desenvolvimento e financiamento”, conta a agente de vendas espanhola. Para ela, os festivais buscam produtos inovadores e com qualidade artística; peças únicas de relevância cultural; e se há diálogo com a identidade do festival em questão.
O workshop transitou pelas peculiaridades de diversos festivais do mundo, posicionando como principais Sundance, Berlim, Cannes, Veneza e Toronto. Pons enfatizou também os principais festivais especializados, como Torino, presente no São Paulo Audiovisual Hub, e o Fantastic Fest. Acertar na escolha do festival para apresentar o seu filme ao mundo é de suma importância para o sucesso da carreira da obra. "Às vezes, investir em mercados menores e mais específicos pode ser mais estratégico do que tentar entrar nos grandes eventos logo de início”, aconselhou.
É importante ter clareza sobre sua obra. Para isso, Pons sugere uma série de etapas para analisá-la como um produto. Uma análise pela matriz SWOT, por exemplo, para ter clareza das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no contexto da produção. Uma análise do mercado, comparando com filmes que fizeram sucesso e fracassaram, e definir o público alvo são etapas necessárias antes de posicionar o filme no mercado. A partir daí, é necessário pesquisar agentes de venda, distribuidores, festivais, janelas alternativas de distribuição e apoios institucionais.
Pons também especificou a importância do seu trabalho como agente de vendas. "Sales agents são fundamentais na internacionalização”, pontua. “Nosso trabalho é encontrar distribuidores ao redor do mundo e construir estratégias com parceiros locais."
Missões Internacionais do Creative SP
O Creative SP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apoia a ida de empresas paulistas para festivais internacionais de renome.
Em 2025, o Creative SP levou para o Festival de Cinema de Berlim as seguintes empresas: 44 Toons, Bela Balela Produtora, Conspiração, Coração da Selva, Dezenove Som e Imagens, Lighthouse, RT Features, Supernova Cinema e Arquitetura, Ufo Filmes e Vitrine Filmes.
O Festival de Cannes também foi contemplado no escopo do Creative SP. As empresas selecionadas para a missão são: Dezenove Som e Imagem, Gullane Entretenimento, Klaxon Cultura Audiovisual, Lavra Filmes, LPB Content, MA Filmes, Nexus Cinema e Video, O2 Produções Artísticas, Pinguim Content e South. Entre os destaques, as empresas puderam participarem do Marché du Film (Mercado de Filmes), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para fazer negócios.
Mais do São Paulo Audiovisual Hub
O São Paulo Audiovisual Hub, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, acontece na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) até o dia 13, e conta com debates, palestras, mesas redondas, masterclasses e exibições, sendo realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), com apoio da Lei Paulo Gustavo. A participação é gratuita, basta realizar o credenciamento pelo site spaudiovisualhub.com.br.
O evento reúne mais de 200 profissionais do Brasil e de 25 países, entre representantes de festivais como Cannes, Berlim e Rotterdam, além de plataformas como Amazon Studios e agentes de vendas internacionais, distribuidoras, canais de televisão, consultores e instituições públicas do setor.
“O SP Audiovisual Hub é uma das muitas iniciativas da Secretaria para posicionar o estado de São Paulo como protagonista global da indústria audiovisual. Nosso compromisso é oferecer infraestrutura, formação, incentivo e articulação entre os diferentes elos da cadeia produtiva, gerando emprego, renda e projeção internacional. São Paulo tem talento, tem mercado e agora terá um hub à altura da sua potência criativa”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O São Paulo Audiovisual Hub tem em sua programação a exibição dos filmes restaurados, com recursos da Lei Paulo Gustavo, “A Mulher de Todos”, de Rogério Sganzerla (seguida de bate-papo com a atriz Helena Ignez) e “O Despertar da Besta (Ritual dos Sádicos)”, de José Mojica Marins (seguida de bate-papo com Marcelo Colaiacovo e Carlos Primati). Algumas atividades realizadas durante os 10 dias terão transmissão ao vivo (identificadas na programação completa abaixo) pelo canal do Youtube do CultSP Play www.youtube.com/@cultspplay .
Durante a programação também será realizada uma Mostra de Cinema Indígena, com 11 filmes dirigidos por cineastas indígenas de diferentes povos. Os participantes do evento também terão acesso a atividades com profissionais de instituições renomadas do setor, nacionais e internacionais, como Amazon, Torino Film Lab, Cine em Construcion, Talent Generator Factory, Kinoforum, Ventana Sur, Berlinale e muito mais.
Programação completa: https://spaudiovisualhub.com.br/