O Revelando SP encerrou o calendário de 2025 na Capital com números inéditos e consagrando-se como o maior encontro de tradições paulistas já realizado. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP, com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento levou mais de 380 mil pessoas ao Parque do Trote em apenas quatro dias. O público é mais de quatro vezes superior ao do ano passado, quando 90 mil visitantes acompanharam o festival em toda a sua duração.
A edição contou com 230 participantes vindos de 114 municípios, reunindo estandes de artesanato, culinária, manifestações artísticas e experiências imersivas no espaço Experimenta!, que ofereceu oficinas de oleiraria, grafismo indígena, dança cigana, cortejo de bonecões e a instalação Parque de Bambu. Em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Revelando SP apresentou também a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, com réplicas de obras do acervo que podem ser tocadas, legendas em braile, QR Codes com audiodescrição e oficinas de pintura de imagens em gesso, produção de amuletos do Frei Galvão e atividades de recorte e colorir.
Além dessas experiências, o público vivenciou uma imersão nas tradições do estado com catira, cururu, congadas, moçambiques, exposições e apresentações musicais que tiveram como destaques Almir Sater e Trio Parada Dura.
“O Revelando SP se consolidou como uma vitrine das raízes culturais do nosso estado, reunindo expressões que atravessam gerações e territórios. Esta edição histórica fortaleceu a economia criativa e promoveu um encontro único entre mestres da tradição e um público que respondeu de forma extraordinária. Foi, sem dúvida, a maior de todas as edições”, afirmou o secretário executivo da Cultura e Economia Criativa, Marcelo Assis.
O retorno ao Parque do Trote garantiu estrutura ampliada para acomodar os expositores e receber o público, formado em grande parte por famílias, que lotaram os estandes e impulsionaram as vendas. O tradicional Tachos do Olímpio, de Guarulhos, comercializou 800 quilos de torresmo à pururuca e arrecadou mais de R$ 87 mil. Já Bragança Paulista esgotou os ingredientes do famoso sanduíche de linguiça, com cerca de 4 mil unidades vendidas.
Na área de artesanato, a Cutelaria Molina, de São José dos Campos, vendeu todas as peças que levou, somando R$ 10 mil em faturamento, enquanto o ateliê Argila nas Mãos, de Barra do Chapéu, também encerrou a participação com estoque zerado. Expositores como o Nozinhos Mágicos, de Jaú, voltaram para casa com encomendas adicionais feitas durante o evento.
Ao longo de 2025, o Revelando SP passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos, Presidente Prudente e, agora, pela capital paulista, encerrando o circuito anual com sua edição mais grandiosa e representativa.
Sobre o Revelando SP
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, o Revelando SP, programa de salvaguarda da cultura tradicional paulista da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa gratuita que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro destaca os talentos locais, promovendo suas obras e facilitando a conexão com o público e investidores, e promove ainda a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda.