HomeDESTAQUES ESPECIAIS Sem categoriaSão Paulo se despede de cine drive-in

São Paulo se despede de cine drive-in

Iniciativa do Memorial da América Latina e do Petra Belas Artes, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, recebeu mais de 40 mil pessoas em pouco mais de 4 meses

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa concluiu o projeto do cine drive in, uma parceria entre o Memorial da América Latina e o Petra Belas Artes, com a marca de 41.952 pessoas, 203 sessões, 130 filmes, a principal mostra de documentário da América Latina, É Tudo Verdade, e a 44ª Mostra Internacional de Cinema.

Inaugurada em 16 de junho, o projeto durou pouco mais de 4 meses.“O Cine Drive foi uma experiência muito bem sucedida e marcou a retomada dos eventos culturais no nosso espaço”, afirmou Jorge Damião, presidente da Fundação Memorial da América Latina. “O projeto, previsto para acontecer até julho, foi prorrogado até novembro, devido ao sucesso de público, que teve muitas das sessões com 100% dos ingressos vendidos.”

A programação do drive-in contou com opções para todos os gostos. Depois da estreia com a obra de Francis Ford Coppola, Apocalipse Now – Final Cut, foram exibidos filmes românticos, como As Pontes de Madison, clássicos, como Cinema Paradiso e Casablanca, o drama-suspense  De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubric, além de obras de terror, comédia, documentários e até inéditos, como os brasileiros Macabro, de Marcos Prado, Três Verões, de Sandra Kogut, e o palestino Tel Aviv em Chamas, de Sameh Zoabi. O público infantil se divertiu com Laços, da Turma da Mônica, e a animação A Noiva Cadáver, de Tim Burton.

Na despedida, no último dia 4 de novembro,  a telona de 15 metros do Memorial exibiu o brasileiro ‘O Livro dos Prazeres’, uma adaptação para os dias atuais do livro homônimo de Clarice Lispector, com direção de Julio Taubkin e Pedro Arantes.

Cinema seguro

Sob orientação da área de saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado de São Paulo, o Belas Artes Drive-in seguiu protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estiveram a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes por carro, compra via internet e exigência do uso de máscaras.

Para possibilitar o distanciamento, o acesso ao áudio dos filmes se utilizava  do rádio do carro, sintonizado via FM – o método de transmissão foi um dos diferenciais do projeto. A posição dos carros em fila também foi organizada pela equipe do evento, que posicionava veículos maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizavam álcool gel e eram higienizados a cada uso. A equipe ficou responsável pela organização dos espaços para que não houvesse nenhum tipo de aglomeração.

Compartilhe!