HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesSão Paulo Companhia De Dança realiza oficina e apresentações gratuitas em Barueri

Nos dias 11, 12 e 17 de março, a Companhia prepara atividade na Praça das Artes e no Teatro Municipal de Barueri

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, segue seu roteiro pelo interior de São Paulo e chega em Barueri pela 6ª vez em sua história. Nos dias 11, 12 e 17 de março, a Companhia prepara programação que conta com atividades educativas e apresentações de seu repertório.

A agenda começa no dia 11, das 10h45 às 12h15, na Praça das Artes, com a oficina de dança “Repertório em Movimento”, onde os participantes aprendem trechos de obras do repertório da SPCD, que será ministrada por Bruno Veloso, professor-ensaiador da Companhia. As vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail nucleodedancabarueri@gmail.com. No assunto, deve constar o título Oficina Repertório em Movimento, e no corpo do e-mail o participante deve escrever seu nome completo, idade – a partir de 14 anos -, telefone, CPF e qual sua escola de dança, caso faça parte de alguma – requisito não obrigatório.

Já o palco do Teatro Municipal da cidade recebe dois programas diferentes. No dia 11, às 20h, e no dia 12, às 18h, serão três obras apresentadas, sendo a Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula – que também é bailarino da Companhia -, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico. Na sequência, é a vez do duo de Mamihlapinatapai (2012), criação de Jomar Mesquita, sob a canção ‘Te Amaré Y Después’, de Marina de La Riva. A obra utiliza elementos desconstruídos da dança de salão atrelados à dança contemporânea para criar uma peça, com movimentos que tratam da relação entre homens e mulheres. “Mamihlapinatapai” – palavra indígena originária da língua yaghan, de uma tribo da Terra do Fogo – é um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age. Encerra a noite Umbó (2021), de Leilane Teles. A obra se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre a vontade de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção da obra.

Já no dia 17 de março, às 20h, além de conferir novamente Mamihlapinatapai (2012), o público também assiste a coreografia de Lars Van Cauwenbergh de A Morte do Cisne (2019), inspirada na obra de Michel Fokine. O balé criado em 1907 por Fokine para Anna Pavlova é um solo emociante, que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809-1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida. O destaque da noite é a pré-estreia da mais nova obra da SPCD, do coreógrafo israelense Shahar Binyamini. “Eu quero fazer algo novo a fim de dizer algo sobre o nosso futuro. Minhas criações são sempre sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. Evoluímos constantemente e é isso que quero expressar fisicamente. Esta é a história que conto ao meu público.”, conta o coreógrafo.

As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados via Bilheteria Express ou na bilheteria no teatro com 1h de antecedência.

Serviço:

SPCD em Barueri

Data: 11 de março – 20h; 12 de março – 18h; 17 de março – 20h

Local: Teatro Municipal de Barueri

Ingressos: As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados via Bilheteria Express, pelo link ou na bilheteria no teatro com 1h de antecedência.