HomeA Secretaria Programa de IntegridadeSão Paulo Companhia de Dança lança websérie ‘Conheça o Artista’ com depoimentos dos bailarinos do corpo artístico

São Paulo Companhia de Dança lança websérie ‘Conheça o Artista’ com depoimentos dos bailarinos do corpo artístico

Público poderá conferir nas redes sociais da companhia de 1º a 11 de julho o mini documentário desenvolvido a partir do programa que estimula artistas da casa a experimentar outras áreas de atuação dentro da SPCD

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de são Paulo, dirigida por Inês Bogéa, lança nesta quinta-feira, 1º de julho, às 18h, a websérie Conheça o Artista, que explora sensações e emoções vivenciadas pelos bailarinos em seu cotidiano. 

O público poderá conferir os 11 depoimentos diretamente nas redes sociais da companhia. Temporada inicial integra o selo #SPCDdigital, criado para estimular o acesso à cultura da dança por meios digitais durante o momento de distanciamento social. 

O projeto foi realizado por bailarinos inscritos no Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDHFAD), criado pela diretora Inês Bogéa com o intuito de provocar o corpo artístico da SPCD a olhar para diferentes perspectivas de carreira dentro da Companhia, investigando novas áreas de atuação. Ao longo dos anos, essa iniciativa tem permitido a bailarinos ministrar aulas em oficinas da SPCD e criar coreografias para o palco e videodanças. Com a ampliação da atuação da Companhia nas redes sociais por conta do atual contexto da pandemia, este ano, pela primeira vez, o PDH gerou um produto audiovisual.

“Por meio do PDH, a São Paulo atesta o seu compromisso com o fomento à cadeia produtiva da dança ao estimular um contato mais direto dos bailarinos com atividades correlatas à sua atividade principal. Além de apresentar outras possibilidades de vivenciar a dança do outro lado da cena, essa experiência torna ainda mais potente a expressão artística deles”, afirma Inês Bogéa.

Assinam a produção dos episódios os participantes Ammanda Rosa, Ana Roberta Teixeira, Bruno Veloso, Daniel Reca, Letícia Forattini, Luciana Davi e Otávio Portela. Com orientação e apoio das equipes de Comunicação e Memória e a Direção da SPCD, eles desenvolveram todas as etapas do projeto desde a sua concepção, passando pela roteirização, captação de imagens, pesquisa de acervo, edição e estratégias de divulgação até chegar ao resultado que será apresentado a partir desta quinta-feira.  

Dança em palavras 

A cada dia será publicado nas redes sociais da Companhia um mini documentário sobre um bailarino diferente. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo de obras, eles revelam suas personalidades, seus desafios, seus diferenciais e como o repertório da SPCD os influencia e os transforma. Ao capturar momentos da trajetória de cada um, os depoimentos contribuem para o fortalecimento da memória da dança no Brasil, um dos eixos de atuação da Companhia, ao mesmo tempo em que visam inspirar e despertar uma identificação do público com esses artistas a partir de sua humanidade, enfatizando o vínculo emocional proporcionado pela arte. 

Conheça o Artista (ESTREIA)

Data: De 1º a 11/7

Horário: 18h 

Onde: Publicação nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Instagram e Facebook.

Compartilhe!