HomeAssessoria ReleasesRoteiro poético: Encontro Peripatético mostra como São Paulo inspirou o poeta Guilherme de Almeida

Roteiro poético: Encontro Peripatético mostra como São Paulo inspirou o poeta Guilherme de Almeida

Passeio cultural resgata memórias sobre a trajetória do poeta Guilherme de Almeida e mostra como a capital paulista inspirou seus textos

A Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, convida para o Encontro Peripatético no dia 20 de julho, sábado, a partir das 10h. Inspirado no texto “Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo”, escrito pelo poeta e modernista paulista Guilherme de Almeida em 1967, o passeio cultural gratuito começa com uma visita pelo próprio museu biográfico e literário. Em seguida, os visitantes serão acompanhados até a estação República do Metrô. Essa atividade pode receber até 25 pessoas e a inscrição está aberta por este link: https://bit.ly/2XrUk7S.

O trajeto será formado por passagens em locais entre as Praças da República e da Sé, frequentados e retratados nas crônicas de Guilherme. O passeio contará com a equipe do Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e o guia turístico Laercio Cardoso de Carvalho, especialista no acompanhamento de visitantes pelo centro da cidade de São Paulo.

O encerramento do Encontro ocorrerá no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão na rua Roberto Simonsen, n° 79.  Por lá, o público terá um cardápio elaborado em homenagem ao poeta. O custo da refeição, assim como o do transporte, é de responsabilidade de cada visitante.

O nome “peripatético” é baseado no conceito de Aristóteles, o de ensinar passeando. Assim, o Encontro realizado pela Casa Guilherme de Almeida busca integrar os visitantes não só ao próprio acervo, como também aos lugares da capital paulista que o poeta (e também jornalista, tradutor e advogado) vivenciou e se inspirou.

Vale lembrar que durante a visita pela Casa Guilherme de Almeida o público terá contato com o acervo pessoal do poeta, formado por coleção de obras de arte em maioria dadas por artistas do modernismo, como Anita Malfatti e Victor Brecheret, biblioteca diversificada, hemeroteca (recortes de jornais), arquivo fotográfico e documental, além de boa parte do mobiliário original.

SERVIÇO:

Encontro Peripatético – Roteiro de um poeta em São Paulo

Sábado, 20 de julho, das 10h às 15h

Com o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e o guia turístico Laercio Cardoso de Carvalho

Casa Guilherme de Almeida | Museu: Rua Macapá, 187, Perdizes – São Paulo

Casa Guilherme de Almeida | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943, Sumaré – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!