HomeA Secretaria Assessoria NewslettersRegião recebe cursos gratuitos no segundo semestre

Região recebe cursos gratuitos no segundo semestre

Cinco cidades da região de São José dos Campos recebem cursos gratuitos neste segundo semestre. As inscrições devem ser feitas no local e a seleção dos participantes será por ordem de inscrição.

Entre os dias 16 e 19 de julho, das 18h00 às 22h00, Aparecida recebe a oficina “Contando o Contado”, com a contadora de histórias Vanderléia Barboza apresentando técnicas, conceitos, competências e habilidades da contação de histórias, no Estação de Cultura (Rua Valério Francisco, s/nº). O curso tem 20 vagas e é indicado para artistas, educadores e interessados maiores de 18 anos.

Em Cosmópolis, terá início a “Oficina de Sapateado” com Janaína Fazzio, diretora geral do Grupo Oficina da Dança de Botucatu, no dia 28 de julho, com término no dia 1º de setembro. As aulas acontecem no CEU Jd. Andorinhas (Rua Benedito de Moraes Machado, 777) aos sábados, das 9h30 às 12h30, e são indicadas para maiores de 16 anos. O curso vai ensinar técnicas de percussão corporal e sapateado americano de forma lúdica e divertida, desenvolvendo o raciocínio, a coordenação motora, a atenção, o equilíbrio, a concentração, a noção espacial, a criatividade e o prazer.

São Bento do Sapucaí terá a “Oficina de Graffiti – no Olho da Rua” no dia 7 de julho, das 9h00 às 18h00, na Quadra Municipal de Esportes (Rua Octavio Castagnacci, s/nº). Ministrado por Carolina Teixeira, formada em Ciências Sociais pela FFLCH/USP, o curso vai estabelecer um primeiro contato dos participantes com o universo do graffiti e apresentará um panorama da diversidade de linguagens dessa arte popular no Brasil. Em seguida, será confeccionado o Blackbook – livro tradicional na cultura do graffiti – dos participantes e, então, trabalhadas as noções básicas e as vertentes à mão livre e estêncil. A oficina tem 20 vagas e é indicada para maiores de 16 anos.

São Sebastião recebe a oficina de teatro “Método TCH: Treinamento para um corpo híbrido” nos dias 7 e 8 de julho, das 10h00 às 17h00, na Fundação Cultural (Av. Dr. Altino Arantes, 174). Ministrado pela atriz e diretora artística Fabiana Monsalú, o curso vai ensinar o método que envolve a expansão e a dilatação corporal para novas possibilidades em cena. A oficina tem 30 vagas e é indicada para artistas maiores de 16 anos.

Já em Monteiro Lobato ocorre a “Poetizarte: oficina de artes visuais”, de 9 a 13 de julho, na segunda-feira das 13h00 às 18h00 e de terça a sexta-feira das 13h00 às 17h00, no Clube Poliesportivo de Monteiro Lobato (Av. Braz Ribeiro Prince, 101). Com a contadora de histórias Diana Gerbelli, o curso vai criar um espaço de diálogo e reflexão entre os adolescentes, por meio de diferentes expressões artísticas como a música, a fotografia, os filmes e documentários, a poesia e a literatura, as artes visuais e as novas mídias, desenvolvendo o senso crítico e estético com interpretações e criações próprias. A oficina tem 20 vagas e é indicada para maiores de 16 anos.

Oficina Contando o Contado – Aparecida

Data: 16 a 19 de julho

Local: Estação de Cultura – Rua Valério Francisco, s/nº

Horário: 18h00 às 22h00