HomeAssessoria ReleasesRede de Museus-Casas Literários comemora os 466 anos de São Paulo

Rede de Museus-Casas Literários comemora os 466 anos de São Paulo

Nas Casas Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Casa das Rosas, 25 de janeiro será um dia de cinema, música e poesia

Em 25 de janeiro de 1554, a cidade de São Paulo foi fundada. No mesmo dia, 466 anos depois, a Rede de Museus-Casas Literários celebra o seu aniversário. Cinema, música e poesia integrarão a programação das Casas Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Casa das Rosas, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis.

São Paulo tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, um dos temas caros ao cineasta Ugo Giorgetti. Em Uma noite em Sampa, um grupo de endinheirados do interior vem à capital para um espetáculo de teatro e acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece. O filme será exibido na Casa Guilherme de Almeida às 14h e será seguido de um debate com o diretor, Giorgetti, e Lívia Nonato, coordenadora de programação cultural da Rede de Museus-Casas Literários.

Já aCasa Mário de Andrade recebe o Grupo Boa Praça visita:o choro paulistano, às 16h. Na aula-show, o grupo de jovens instrumentistas da cidade de São Paulo apresenta repertório com músicas de compositores paulistas, entre os quais de Zequinha de Abreu, Adoniran Barbosa, Garoto, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro e Isaías Bueno.

A programação da Casa das Rosas comemorará o aniversário de São Paulo trazendo a poesia e a música do interior do estado a um dos corações da cidade, a Avenida Paulista. Iniciando com o Encontro Peripatético, às 10h, passeio que partirá da Casa das Rosas para visitar outras referências arquitetônicas na Avenida. A programação segue, às 15h, com Saci e outras histórias, em queo público entrará em contato com contos caipiras. Às 16h30, o Sarau Poesia e Viola apresentará as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi. A programação encerra às 18h30 com uma apresentação de samba rural paulista do grupo Samba de Bumbo.

SERVIÇO

25/01 – Sábado

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943

Uma noite em Sampa: exibição do filme e debate com o diretor Ugo Giorgetti

Com Ugo Giorgetti e Lívia Nonato

Das14h às 17h

50 vagas | Inscrição diretamente na recepção ou de forma online até 24/01: https://bit.ly/2tnTsDP

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546

Boa Praça visita: o choro paulistano

Com Grupo Boa Praça

Das 16h às 18h

40 vagas | Inscrição aberta até 25/01 diretamente na recepção do museu ou de forma online: https://bit.ly/2rekX20

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37

Encontro peripatético

Às 9h30 – concentração; Às 10h – início da atividade

Saci e outras histórias

Com Paulo Farah André e Renato Vidal

Às 15h

Sarau Poesia e Viola

Com Decio Zylbersztajn e convidados

Às 16h30

Samba de bumbo

Com João Mário Machado

Às 18h30

Para mais informações, acesse: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/aniversrio-de-so-paulo. Todas essas atividades da Casa das Rosas são gratuitas e sem necessidade de inscrição.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!